Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos assume hoje o segundo mandato

O atual bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Hélder Mota Filipe, toma hoje posse para um segundo mandato, depois da lista que encabeçou ter vencido as eleições, que decorreram por voto eletrónico entre 01 e 08 de fevereiro.

© LUSA/ANTÓNIO COTRIM

Contados os 5.800 votos, a Lista A, a única e liderada por Hélder Mota Filipe, venceu com mais de 80% dos votos expressos para a direção nacional.

A afluência às urnas foi de 28,9%.

A Lista A venceu igualmente com mais de 80% as eleições para os conselhos jurisdicional, nacional e de supervisão.

Alargar os serviços prestados nas farmácias a situações de pouca gravidade, como algumas infeções urinárias, era uma das propostas da lista única de Mota Filipe, que em declarações à agência Lusa, na véspera das eleições, disse que este alargamento pode ajudar a aliviar a pressão nas urgências hospitalares e nos cuidados de saúde primários.

“É uma tendência dos países desenvolvidos alargar os serviços prestados por farmacêuticos, obviamente, dentro da área de competência”, afirmou Hélder Mota Filipe, sublinhando: “Muitas destas situações podem ser resolvidas pelo farmacêutico comunitário (…), com protocolos predefinidos, sempre em condições de qualidade e segurança”.

Nas propostas da lista estavam também as competências em Saúde Pública, Investigação Clínica, Medicina Farmacêutica e Gestão em Saúde, abrindo a possibilidade de criar outras, como os Cuidados Paliativos.

“Hoje vivemos uma transformação imensa no arsenal terapêutico (…) que leva à necessidade de ter farmacêuticos diferenciados para melhor poderem acompanhar a jornada do doente e melhor darem aporte nas equipas multidisciplinares de saúde”, disse na altura o responsável.

Últimas do País

As autoridades detiveram cinco pessoas e apreenderam armas e 1,5 toneladas de cocaína numa operação policial em Faro, Setúbal, Aveiro e Guarda, desmantelando uma organização criminosa transnacional, foi hoje divulgada.
O Plano Nacional de Emergência de Proteção Civil, ativado a 01 de fevereiro, foi hoje desativado tendo em conta o desagravamento dos cenários de risco meteorológico e hidrológico, anunciou a Proteção Civil.
A situação das cheias no rio Tejo evolui de forma lenta mas gradual no Médio Tejo e na zona da Lezíria, mantendo-se o alerta amarelo ativo e várias estradas submersas.
O sul do país tem água armazenada que dá para “dois a três anos”, com todas as barragens “literalmente cheias”, afirmou o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), admitindo que se podem bater recordes nacionais nas albufeiras.
Cerca de 4.500 clientes da E-Redes nas localidades afetadas pela depressão Kristin, que passou pelo continente em 28 de janeiro, continuavam às 07:00 de hoje sem energia elétrica, segundo a empresa.
A ASAE instaurou dois processos-crime por venda de telhas acima do valor afixado nos concelhos da Batalha (Leiria) e Coimbra, indicou ontem a autoridade, que tem realizado várias ações de fiscalização nas zonas afetadas pelas tempestadas.
Seis distritos do litoral norte e centro estão atualmente sob aviso amarelo, devido à previsão de agitação marítima, disse esta sexta-feira, 20 de fevereiro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Pelo menos 157 escolas estiveram encerradas na sequência das tempestades que atingiram Portugal nas últimas semanas, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Missão Escola Pública em que 81 agrupamentos relatam ter sido afetos pelo mau tempo.
O rebentamento do dique dos Casais, em Coimbra, provocou prejuízos de mais de dois milhões de euros nas instalações de uma empresa centenária de produção de plantas ornamentais, cuja reabertura será difícil este ano.
A GNR apreendeu, no concelho de Setúbal, uma embarcação de alta velocidade suspeita de estar ligada ao tráfico de droga internacional por via marítima, anunciou hoje a corporação.