PSP apreende mais de 20 toneladas de produtos explosivos numa semana

A PSP apreendeu na semana passada mais de 20 toneladas de precursores de produtos explosivos no âmbito de 229 operações "exclusivas e específicas" de controlo e fiscalização do fabrico, licenciamento, armazenamento e comercialização, foi hoje anunciado.

© Facebook aspppsp

Em comunicado, a PSP avança que esta operação realizada entre 17 e 21 de fevereiro insere-se nas ações de fiscalização que a Polícia de Segurança Pública realiza regularmente, tendo apreendido, entre 2022 e 2025, um total de 446.370,2 quilogramas de precursores de produtos explosivos – substâncias químicas que sozinhas ou em combinação com outras possa ser usada para o fabrico de explosivos de maneira ilegal, sendo algumas delas usadas na agricultura.

Segundo a PSP, a operação realizada na semana passada em todo o país teve como objetivo controlar e fiscalizar o fabrico, armazenamento, comercialização, utilização e transporte de armas, munições, produtos explosivos, matérias perigosas e precursores de explosivos.

Esta ação realizou-se junto de operadores económicos que disponibilizam precursores de explosivos e a utilizadores profissionais “por forma a prevenir ilícitos criminais associados a esta atividade”, indica aquela polícia.

Estas 229 ações de fiscalização resultaram em 37 autos de notícia por contraordenação, dos quais 18 por falta ou irregularidade de registos das transações e aquisições ou fabricos efetuados, 16 por armazenagem irregular, três por incumprimento das normas técnicas definidas para o exercício da atividade e duas por disponibilização de precursores de produtos explosivos objeto de restrições a particulares.

Nos dados a que a agência Lusa teve acesso, em 2022 foram realizadas 106 operações de fiscalização e passados seis autos de contraordenação, sendo apreendidos 62.000 quilos de nitrato de amónio, enquanto em 2023 se efetuaram 174 fiscalizações e 30 contraordenações e apreendidos 350 mil quilos de nitrato de amónio.

Diferente foi o ano de 2024, com 179 fiscalizações e 25 contraordenações, mas apreendidos 10.875 quilos de nitrato de potássio e 2.950 de permanganato de potássio, não havendo registos de nitrato de amónio.

No total, entre 2022 e 2025 a PSP efetuou 688 ações de fiscalização e passou 98 autos de contraordenação e apreendeu 446.370,2 quilos de precursores de explosivos, entre os quais 10.875 quilos de nitrato de potássio, 432.545,2 de nitrato de amónio e 2.950 de permanganato de potássio.

Com esta operação, a PSP associa-se, uma vez mais, ao Dia Europeu em Memória das Vítimas do Terrorismo (instituído pela União Europeia), assinalado anualmente no dia 11 de março na sequência dos atentados terroristas feitos com explosivos na estação de Atocha, em Madrid, a 11 de março de 2004, que provocaram 193 mortos e cerca de 2000 feridos.

A PSP sublinha que “com este tipo de atividade operacional visa contribuir para a redução da ameaça que os precursores de explosivos representam na União Europeia, reforçando o sistema de controlo da atividade de comercialização e utilização de precursores de explosivos, cujas substâncias ou preparações podem ser utilizadas indevidamente para o fabrico ilícito de explosivos”, usados já por várias vezes em atentados terroristas.

Últimas do País

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram hoje para o "agravamento considerável" das condições meteorológicas e da agitação marítima no arquipélago dos Açores, entre as madrugadas de terça-feira e de quinta-feira.
O supercomputador MareNostrum 5, instalado em Espanha e um dos mais potentes da Europa, terá maior capacidade de armazenamento e aplicações de inteligência artificial, num investimento de 129 milhões de euros com participação portuguesa, foi hoje divulgado.
Em Santarém, Rio Maior e Entroncamento, os estrangeiros já representam cerca de 20% da população e são hoje o principal motor do crescimento demográfico.
Cerca de 370 ocorrências relacionadas com o mau tempo foram registadas hoje em Portugal continental, até às 15:00, devido à passagem da depressão Joseph, afetando sobretudo Lisboa e Vale do Tejo e a região Centro, revelou a Proteção Civil.
A PSP está a investigar um episódio ocorrido na Alta de Lisboa, onde indivíduos efetuaram disparos para o ar durante uma festa com música e churrasco, na presença de crianças. O vídeo já está nas mãos das autoridades.
O mau tempo e os caudais elevados do Tejo mantêm hoje 26 vias de comunicação afetadas em vários concelhos do distrito de Santarém, num cenário que deverá prolongar‑se nos próximos dias, segundo a Proteção Civil.
O homem, de 28 anos, acusado de esfaquear mortalmente um jovem junto ao Bar Académico da Universidade do Minho em abril de 2025, em Braga, não vai prestar declarações durante o julgamento, indicou hoje o seu advogado.
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) recebeu no ano passado 3.480 queixas de assédio moral e sexual, mas aplicou apenas 20 contraordenações, segundo dados da Autoridade, citados hoje pelo jornal Público.
O Hospital Santa Maria reforçou a resposta neonatal com a nova Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, aumentando para 28 o número de vagas, das quais 10 de cuidados intensivos, melhorando a resposta aos recém-nascidos mais críticos, foi hoje anunciada.
A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) alertou hoje para os danos económicos graves causados ​​pelo vírus da língua azul que afetam as explorações pecuárias da região e que colocam a sua sustentabilidade em risco.