Prisão na Alemanha para dois afegãos que planeavam atentado na Suécia

Dois cidadãos afegãos, simpatizantes da ideologia do movimento 'jihadista' Estado Islâmico (EI), foram hoje condenados a penas de prisão na Alemanha por terem planeado um atentado perto do parlamento sueco, após queimas do Corão no país escandinavo.

© DR

Ibrahim M. G., de 30 anos, e Ramin N., de 24 anos, que tinham tentado, sem êxito, comprar armas na República Checa para preparar o atentado, foram condenados pelo tribunal da Turíngia, em Iena (leste), a cinco anos e meio e a quatro anos e dois meses de prisão, respetivamente.

“Partilhavam a sua (do EI) visão do mundo e aprovavam a sua abordagem violenta”, considerou o tribunal.

Em agosto de 2023, Ibrahim M. G. tornou-se membro do braço afegão do grupo Estado Islâmico em Khorasan (EI-K), conhecido pela sua extrema brutalidade. Fez uma confissão completa durante o julgamento.

“Em reação aos atos de queima do Corão na Suécia, os dois arguidos decidiram matar a tiro, próximo do parlamento sueco, deputados e quaisquer pessoas que tentassem impedir o seu ataque”, indicou o tribunal.

“Para executar o seu plano, tinham feito pesquisas na Internet sobre o local do atentado planeado em Estocolmo, bem como de informações sobre como viajar para a Suécia e como adquirir armas de fogo”, acrescentou o tribunal.

A 09 de setembro de 2023, deslocaram-se a Eger, uma cidade checa na fronteira alemã, para comprar armas no mercado negro, mas não conseguiram.

Foram detidos em Gera, no leste da Alemanha, em março de 2024, no âmbito de uma operação conjunta da Alemanha e da Suécia.

“Ambos os arguidos tinham conhecimento das atrocidades cometidas pelo EI-K, um grupo terrorista particularmente perigoso, e aprovavam-nas”, acrescentou o tribunal.

A Alemanha foi palco de vários atentados islamitas nos últimos anos, o mais mortífero dos quais foi o ataque com um camião em Berlim, em dezembro de 2016, que matou 12 pessoas.

Uma série de queimas de exemplares do Corão em 2023 na Suécia — um país que condenou tais ações, dando ao mesmo tempo ênfase à prevalência da liberdade de expressão e de reunião no seu território — provocou reações muito fortes no mundo muçulmano.

A 16 de outubro de 2023, dois suecos que tinham ido apoiar a sua equipa nacional de futebol foram mortos em Bruxelas por um tunisino radicalizado em situação ilegal na Bélgica, um atentado reivindicado pelo EI.

Últimas do Mundo

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou para o aumento das infeções sexualmente transmissíveis entre jovens, particularmente a gonorreia, e defendeu que a educação sobre esta matéria em contexto escolar é crucial.
A Polícia Judiciária (PJ) está a colaborar com a investigação norte-americana ao homicídio do físico português Nuno Loureiro, estando em contacto com as autoridades e “a prestar todo o suporte necessário às investigações em curso”.
Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.
Um avião da companhia aérea britânica Jet2, que voava entre Londres e Fuertventura, nas ilhas Canárias, declarou hoje emergência e aterrou em segurança no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
A polícia australiana apresentou hoje 59 acusações contra Naveed Akram, de 24 anos, incluindo 15 por homicídio e uma por terrorismo, pelo suposto envolvimento no ataque contra uma celebração judaica ocorrido no domingo numa praia perto de Sydney.
A Comissão Europeia abandonou hoje a meta de ter em 2035 só carros elétricos ou a hidrogénio, fixando-a agora nos 90%, respondendo às preocupações do setor.
A mulher do ex-presidente da Guiné-Bissau foi constituída arguida por suspeita de contrabando e branqueamento, no caso em que um homem próximo de Sissoco Embaló foi detido em Lisboa, confirmou hoje à Lusa fonte ligada à investigação.
O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou no parlamento que o físico português Nuno Loureiro, diretor de um laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi hoje assassinado a tiro em Boston.
Depois de ter perdido a primeira volta, José Antonio Kast protagonizou uma reviravolta eleitoral e foi eleito Presidente do Chile, impondo uma derrota clara à candidata comunista Jeannette Jara no segundo turno das presidenciais.