Prisão na Alemanha para dois afegãos que planeavam atentado na Suécia

Dois cidadãos afegãos, simpatizantes da ideologia do movimento 'jihadista' Estado Islâmico (EI), foram hoje condenados a penas de prisão na Alemanha por terem planeado um atentado perto do parlamento sueco, após queimas do Corão no país escandinavo.

© DR

Ibrahim M. G., de 30 anos, e Ramin N., de 24 anos, que tinham tentado, sem êxito, comprar armas na República Checa para preparar o atentado, foram condenados pelo tribunal da Turíngia, em Iena (leste), a cinco anos e meio e a quatro anos e dois meses de prisão, respetivamente.

“Partilhavam a sua (do EI) visão do mundo e aprovavam a sua abordagem violenta”, considerou o tribunal.

Em agosto de 2023, Ibrahim M. G. tornou-se membro do braço afegão do grupo Estado Islâmico em Khorasan (EI-K), conhecido pela sua extrema brutalidade. Fez uma confissão completa durante o julgamento.

“Em reação aos atos de queima do Corão na Suécia, os dois arguidos decidiram matar a tiro, próximo do parlamento sueco, deputados e quaisquer pessoas que tentassem impedir o seu ataque”, indicou o tribunal.

“Para executar o seu plano, tinham feito pesquisas na Internet sobre o local do atentado planeado em Estocolmo, bem como de informações sobre como viajar para a Suécia e como adquirir armas de fogo”, acrescentou o tribunal.

A 09 de setembro de 2023, deslocaram-se a Eger, uma cidade checa na fronteira alemã, para comprar armas no mercado negro, mas não conseguiram.

Foram detidos em Gera, no leste da Alemanha, em março de 2024, no âmbito de uma operação conjunta da Alemanha e da Suécia.

“Ambos os arguidos tinham conhecimento das atrocidades cometidas pelo EI-K, um grupo terrorista particularmente perigoso, e aprovavam-nas”, acrescentou o tribunal.

A Alemanha foi palco de vários atentados islamitas nos últimos anos, o mais mortífero dos quais foi o ataque com um camião em Berlim, em dezembro de 2016, que matou 12 pessoas.

Uma série de queimas de exemplares do Corão em 2023 na Suécia — um país que condenou tais ações, dando ao mesmo tempo ênfase à prevalência da liberdade de expressão e de reunião no seu território — provocou reações muito fortes no mundo muçulmano.

A 16 de outubro de 2023, dois suecos que tinham ido apoiar a sua equipa nacional de futebol foram mortos em Bruxelas por um tunisino radicalizado em situação ilegal na Bélgica, um atentado reivindicado pelo EI.

Últimas do Mundo

Um navio de guerra norte-americano entrou no canal do Panamá em direção às Caraíbas, testemunhou a agência France-Presse, numa altura em que os planos de destacamento militar de Washington naquela região está a provocar a reação venezuelana.
O número de fogos preocupantes em Espanha desceu de 12 para nove nas últimas 24 horas, mas "o final" da onda de incêndios deste verão no país "está já muito próximo", disse hoje a Proteção Civil.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, denunciou que mísseis russos atingiram hoje a delegação da União Europeia (UE) em Kyiv, na Ucrânia.
O Governo de Espanha declarou hoje zonas de catástrofe as áreas afetadas por 113 grandes incêndios no país nos últimos dois meses, 15 dos quais continuam ativos, disse o ministro da Administração Interna, Fernando Grande-Marlaska.
Mais de dois mil milhões de pessoas ainda não têm acesso a água potável em condições de segurança, alertou hoje a ONU num relatório que expressa preocupação com o progresso insuficiente na cobertura universal do fornecimento de água.
O primeiro-ministro israelita saudou hoje a decisão do Governo libanês, que aceitou a proposta norte-americana sobre o desarmamento do Hezbollah, e admitiu retirar as forças de Israel do sul do Líbano.
Espanha continua com 14 fogos preocupantes que mantêm desalojadas mais de 700 pessoas e confinadas outras mil, após semanas de "terríveis incêndios" cujo combate é neste momento favorável, mas lento, disse hoje a Proteção Civil espanhola.
A SpaceX, empresa de Elon Musk, cancelou no domingo um voo de teste do foguetão Starship, naquele que foi mais um revés para o multimilionário após uma série de testes marcados por explosões.
Dois guerrilheiros detidos após um ataque com um camião-bomba no sudoeste da Colômbia, que causou seis mortos e mais de 60 feridos na quinta-feira, estão a ser processados por homicídio, anunciou este sábado o Ministério Público colombiano.
A administração norte-americana felicitou hoje o povo da Ucrânia pelo 34.º aniversário da independência e manifestou confiança em negociações de paz com a Rússia que permitam uma paz duradoura.