Presidente dos EUA anuncia criação de reserva estratégica de criptomoedas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje a criação oficial de uma reserva estratégica de criptomoedas que incluirá a Bitcoin, Solana e XRP, entre outras.

© D.R.

“Uma reserva de criptomoedas dos EUA elevará esta indústria chave após os ataques corruptos da administração de [Joe] Biden”, disse o presidente republicano numa mensagem na sua rede social Truth.

Trump explicou que assinou uma ordem executiva sobre ativos digitais para um grupo de trabalho avançar na criação de uma reserva estratégica de criptomoedas.

De acordo com o próprio Trump, esse grupo inclui a bitcoin, éter, XRP, token SOL de Solana e ADA.

“Vou garantir que a América seja a capital mundial da criptomoeda. Estamos a tornar a América novamente grande!” declarou.

Após o anúncio, o valor da XRP subiu 33%, enquanto o token vinculado a Solana subiu 22% e a criptomoeda de Cardano disparou mais de 60%, informou a CNBC, canal dedicado a notícias de negócios.

Bitcoin e ether ganharam 9% e 11%, respetivamente, acrescentou o meio de comunicação dos EUA.

Trump vai organizar a primeira cimeira sobre criptomoedas organizada por um presidente dos EUA na próxima sexta-feira, na Casa Branca.

Últimas do Mundo

A polícia catalã deteve em Barcelona um alegado médico que fornecia substâncias estupefacientes por via intravenosa num apartamento no bairro de Barceloneta, depois de um 'cliente' ter sofrido uma intoxicação.
O número de mortos no Vietname em uma semana de chuvas torrenciais que afetam o país subiu hoje para 90, contra 55 vítimas mortais registadas na véspera, enquanto 12 pessoas continuam desaparecidas, informaram as autoridades.
A ausência de avanços no abandono dos combustíveis fósseis, o aumento do financiamento à adaptação e a criação de um mecanismo para a transição justa marcaram a COP30 que terminou sábado em Belém.
A proprietária do Daily Mail, DMGT, assinou um acordo com o grupo Redbird IMI para adquirir o jornal britânico Telegraph por 500 milhões de libras esterlinas (cerca de 569 milhões de euros), anunciou hoje a editora em comunicado.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro foi hoje preso preventivamente a pedido do Supremo Tribunal Federal, segundo a imprensa local.
A União Europeia admite que a conferência da ONU sobre alterações climáticas termine “sem acordo” por considerar que a proposta hoje apresentada pela presidência brasileira da COP30 é inaceitável.
A Comissão Europeia exigiu hoje ao Governo de Portugal que aplique corretamente uma diretiva que diz respeito aos requisitos mínimos de energia nos produtos que são colocados à venda.
Um número indeterminado de alunos foi raptado de uma escola católica no centro da Nigéria, anunciou hoje um responsável local, assinalando o segundo rapto deste tipo no país numa semana.
Sheikh Hasina, outrora a mulher mais poderosa do Bangladesh, cai agora como carrasco nacional: um tribunal condenou-a à morte por orquestrar a carnificina que matou 1.400 manifestantes e feriu 25 mil.
A violência contra cristãos disparou em 2024, com mais de 2.200 ataques que vão de igrejas incendiadas a fiéis assassinados, revelando uma Europa cada vez mais vulnerável ao extremismo e ao ódio religioso. Alemanha, França, Espanha e Reino Unido lideram a lista negra da cristianofobia.