Adesão à greve dos técnicos auxiliares de saúde perto de 80% no São João

A greve de 24 horas dos técnicos auxiliares de saúde regista hoje uma adesão de entre 75% e 80% no Hospital de São João, no Porto, e os serviços mais afetados são os blocos operatórios, disse fonte sindical.

© D.R.

“Todos os serviços são afetados, mas os efeitos mais visíveis para as pessoas serão os blocos operatórios” sobretudo, no que se refere à cirurgia programada, disse à Lusa o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte.

No Hospital de São João, “as consultas externas não são muito afetadas devido aos meios tecnológicos que aqui existem, mas a nível nacional a adesão neste serviço deverá ser muito significativa”, disse Orlando Gonçalves.

Este protesto, que decorre a nível nacional, foi convocado pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais para exigir a transição para a carreira de todos os trabalhadores que exercem funções de técnicos auxiliares de saúde, aumentos salariais e reconhecimento da penosidade e risco da profissão, entre outras reivindicações.

“Com esta greve, pretendemos que, de facto, o Governo respeite esta carreira e que faça aquilo que devia ter feito já há um ano”, disse o dirigente sindical.

Orlando Gonçalves explicou que, quando começaram as negociações, ainda com o anterior governo, “ia ser exigido um curso de técnico auxiliar de saúde (TAS), para as novas admissões, e os trabalhadores que já estavam em funções iam transitar pela sua experiência profissional”.

No entanto, “quase já no final das negociações, deixou de ser exigido o 12.º ano e o curso de TAS. No fundo não é exigido nada, não há formação nenhuma, ficou estabelecido que os hospitais quando admitiam trabalhadores lhes davam formação, mas só a parte que achassem necessária. Na prática, não dão nenhuma, porque não têm tempo para isso e têm falta de pessoal”.

Luciana Alves, técnica auxiliar de saúde no Hospital de São João, disse à Lusa que está em greve porque “mais uma vez, ao fim de 15 anos, os trabalhadores têm reconhecimento zero” ao nível remuneratório e de evolução da carreira.

“Neste momento, estamos com [um salário] de cerca de 870 euros. Por exemplo, no meu caso, que estou aqui há 20 anos, levo o mesmo salário de um colega que entra agora”, lamentou Luciana Alves.

Questionado pela Lusa, Orlando Gonçalves disse que “não há nada decidido” em relação a eventuais novas formas de protesto, uma vez que há, neste momento, uma indefinição política.

“Agora temos a situação que temos com o Governo, obviamente que antes de decidir o que quer que seja, os trabalhadores têm de ver como é que fica a situação política no país, se o Governo se mantém (…). De qualquer maneira, fica o aviso, seja quem for que venha a ganhar as próximas eleições, estes trabalhadores são fundamentais no Serviço Nacional de Saúde, portanto não podem ser constantemente esquecidos”, acrescentou.

Últimas do País

O Governo já procedeu aos primeiros pagamentos de apoios às zonas afetadas pela depressão Kristin, contabilizando cerca de 12.000 pedidos, dos quais 5.000 para reconstruir habitações e 3.500 de empresas, revelou hoje o primeiro-ministro.
A Polícia Judiciária realizou buscas na terça-feira nas instalações da Ordem dos Médicos (OM) em Lisboa, que entregou toda a documentação solicitada, confirmou hoje a instituição.
O rio Tejo registou uma subida considerável durante a noite, mantendo-se o alerta vermelho e a vigilância de pessoas e bens, com a chuva persistente a provocar muitos aluimentos de terras, indicou a Proteção Civil do Médio Tejo.
O Ministério Público (MP) e a Polícia Judiciária Militar estão a realizar esta quarta-feira, 11 de fevereiro, buscas em instalações da Força Aérea e da Marinha, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Lisboa.
Mais de um milhão de utentes do SNS aguardavam uma consulta de especialidade e cerca de 264 mil esperavam por uma cirurgia no final de 2025, números que representaram um aumento das listas de espera face a 2024.
Licenciado em Enfermagem e ex-assessor governamental, o novo responsável da EMER 2030 assume funções com estatuto equiparado a direção intermédia.
A taxa de abandono precoce da educação e formação na Madeira aumentou ligeiramente em 2025, fixando-se em 9%, mais 0,4 pontos percentuais do que no ano anterior, anunciou hoje a Direção Regional de Estatística (DREM).
Um total de 39 mil clientes das redes eletrónicas continuou às 08:00 de hoje, sem abastecimento de energia elétrica em Portugal continental, devido a avarias, a maioria deles em zonas afetadas pela depressão, anunciou a empresa.
A chuva persistente das últimas horas está a aumentar o caudal dos rios na região Oeste, levanto a Proteção Civil a apelar à população para se afastar de zonas ribeirinhas devido ao elevado risco de cheias.
A vice-presidente da Câmara de Pombal, Isabel Marto, admitiu hoje que quase todas as casas no município têm danos devido à depressão Kristin, que há 15 dias atingiu gravemente este concelho do distrito de Leiria.