Meta lança ‘chatbot’ de IA nas suas plataformas em 41 países europeus

A Meta anunciou hoje a incorporação do seu 'chatbot' de inteligência artificial (IA) nas suas plataformas em 41 países europeus a partir desta semana, apesar dos "complexos sistemas regulatórios" da União Europeia.

© D.R.

“Demorámos mais tempo do que gostaríamos para colocar a nossa tecnologia de IA nas mãos dos europeus, uma vez que continuamos a navegar no seu complexo sistema regulamentar, mas estamos satisfeitos por termos chegado até aqui”, anunciou a empresa de Mark Zuckerberg em comunicado.

“Nas próximas semanas, vamos dar o primeiro passo para disponibilizar a funcionalidade de ‘chat’ Meta AI em seis línguas europeias, com o objetivo de alcançar a paridade com os EUA e, com o tempo, expandir os nossos serviços”, acrescenta o documento.

O ‘chatbot’ a que os europeus terão acesso será capaz de responder a perguntas específicas utilizando informações da ‘Web’, sendo que IA chegará primeiro ao WhatsApp e depois estará também disponível para utilização no Messenger e nas “mensagens diretas” do Instagram.

No entanto, os utilizadores não poderão utilizar a ferramenta para gerar ou editar imagens, ou para fazer perguntas sobre uma fotografia, funcionalidades que estão disponíveis noutros países.

A Meta AI foi lançada nos EUA em 2023 e a empresa planeava lançar rapidamente na Europa, mas o seu roteiro foi frustrado depois de o organismo de vigilância da privacidade da Irlanda ter pedido à Meta para adiar o treino em conteúdos publicados por utilizadores do Facebook e do Instagram.

A empresa de Zuckerberg também suspendeu o lançamento do seu modelo de IA multimodal Llama na União Europeia devido a questões regulamentares.

Últimas do Mundo

O número de pessoas desaparecidas em todo o mundo aumentou 70% em cinco anos, indicou hoje o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), com base nos seus registos.
Alojados pela Cruz Vermelha em hotéis locais, vários imigrantes africanos envolveram-se em confrontos com residentes. A decisão de alojamento, apoiada pelo Partido dos Socialistas da Catalunha (PSC), gerou protestos e expôs a tensão crescente na região catalã.
Os preços mundiais do café situaram-se em outubro 30,3% acima do mesmo mês de 2024, subindo apenas 0,5% face a setembro, num mês de muitas oscilações devido às negociações tarifárias e problemas de produção e logística.
Um sismo de magnitude 6,2 atingiu hoje a mesma zona da costa nordeste do Japão, que tinha sido atingida por um forte tremor no domingo, desencadeando novo alerta de tsunami de menor gravidade.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) levantou o alerta de tsunami devido ao sismo de magnitude 6,9 que abalou hoje o nordeste do Japão, embora mantenha as advertências regulares de novos tremores.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) levantou o alerta de tsunami devido ao sismo de magnitude 6,9 que abalou hoje o nordeste do Japão, embora mantenha as advertências regulares de novos tremores.
As autoridades das Filipinas retiraram mais de 100 mil residentes das suas habitações no leste e norte do país, antes da chegada, prevista para hoje, do supertufão Fung-wong.
Pelo menos cinco pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas por um tornado que devastou parte de um município no sul do Brasil, no estado do Paraná, informaram as autoridades locais.
As operações de socorro foram suspensas em Cebu, a província filipina mais atingida pelo tufão Kalmaegi, devido à aproximação de uma nova e poderosa tempestade, anunciaram hoje as autoridades locais.
Os Estados Unidos preparam-se para lançar no domingo dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.