Centro europeu alerta para aumento de 10% de casos de tuberculose infantil

O número de casos de tuberculose em menores de 15 anos aumentou 10% na região europeia em 2023, em comparação com o ano anterior, alertou hoje o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).

©D.R.

Em comunicado, o ECDC e a delegação europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS) salientaram o “aumento preocupante” da tuberculose em idade pediátrica, que representou 4,3% do total de casos da doença registados nos países da União Europeia e do Espaço Económico Europeu (UE/EEE) em 2023.

“O aumento da tuberculose entre as crianças mostra que a transmissão na região europeia ainda está em curso, sendo necessárias medidas imediatas de saúde pública para controlar e reduzir a crescente carga” da doença, adiantaram as duas entidades.

As conclusões do relatório de vigilância de 2025 destaca a carga crescente da doença em populações mais jovens, verificando-se um aumento de mais 650 casos entre 2022 e 2023.

O ECDC e a OMS manifestaram ainda uma “grande preocupação” pelo facto de em uma em cada cinco crianças não existir informação sobre se o seu tratamento foi concluído, uma incerteza que pode resultar no aparecimento de tuberculose resistente aos medicamentos e novas transmissões.

Os dados mais recentes do relatório de 2025 indicam também que, embora a região europeia esteja a recuperar do impacto da crise da covid-19, os efeitos da pandemia continuam a fazer-se sentir nos testes, prevenção, diagnóstico e tratamento da tuberculose.

Na região europeia da OMS – que abrange a Europa e a Ásia Central – foram notificados mais de 172 mil novos e recorrentes casos de tuberculose em 2023, enquanto na UE/EEE foram diagnosticadas quase 37.000 pessoas com a doença, um aumento em relação às 35.000 notificadas no ano anterior.

As duas organizações realçaram ser preocupante que a tuberculose multirresistente continue a ser um desafio significativo na região europeia da OMS, com taxas de sucesso do tratamento para os doentes “muito aquém das expectativas”.

Portugal registou 1.584 casos de tuberculose em 2023, mantendo a taxa de notificação nos 14,9 casos por 100 mil habitantes, com as regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Norte a apresentarem as maiores incidências.

Os dados, que constam do relatório de vigilância e monitorização da tuberculose em Portugal da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado no Dia Mundial da Tuberculose, indicam que dos 1.584 casos de tuberculose notificados, 1.461 foram novos casos e 123 retratamentos.

A tuberculose é uma doença infecciosa que se transmite maioritariamente por via inalatória, ou seja, pela inalação de gotículas expelidas pela pessoa doente quando tosse, fala ou espirra.

Últimas do País

Felicidade Vital, deputada do CHEGA, acusa o Governo de promover um verdadeiro retrocesso nos direitos das mulheres através do novo pacote laboral. A deputada alerta que o diploma fragiliza vínculos, alarga horários e facilita despedimentos num mercado onde “as mulheres já concentram os salários mais baixos e os contratos mais instáveis”, classificando a reforma como um ataque direto à maternidade, à conciliação entre vida profissional e familiar e à autonomia feminina.
A Linha SNS 24 atendeu desde o início de dezembro cerca de 307 mil chamadas, um aumento de 17% face ao mesmo período do ano passado, e o tempo médio de espera foi de 10 minutos.
A estrutura de missão da Agência para a Integração, Migração e Asilo (AIMA), criada para regularizar processos em atraso, termina no final do ano com um saldo positivo de 62 milhões de euros.
O Observatório das Migrações (OM) está a concluir um repositório de dados sobre imigrantes em Portugal, para tentar harmonizar a informação estatística com os mesmos critérios, de vários serviços públicos, algo que hoje não sucede.
O taxista acusado de atropelar mortalmente um jovem universitário numa passadeira em Lisboa, em setembro de 2024, foi esta quinta-feira condenado a 14 anos e nove meses de prisão.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através das suas Unidades Regionais, realizou, nas últimas semanas uma operação nacional de fiscalização direcionada à comercialização de brinquedos.
O Governo vai conceder tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos próximos dias 24, 26 e 31 de dezembro, mais um dia do que o habitual, refere um despacho assinado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.
A Polícia Judiciária deteve no Algarve um homem de 37 anos processado pelas autoridades brasileiras por suspeitas de crimes de abuso sexual de crianças e pornografia de menores, foi hoje anunciado.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) realiza esta quinta-feira um plenário de protesto no aeroporto de Lisboa devido à ausência de resposta do Governo em resolver os problemas dos polícias que estão nas fronteiras aéreas.
O Ministério do Ambiente e Energia foi hoje alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária, na sequência das anteriormente efetuadas na empresa Transtejo, por suspeita de fraude na obtenção de subsídios, segundo fonte ligada ao processo.