Centro europeu alerta para aumento de 10% de casos de tuberculose infantil

O número de casos de tuberculose em menores de 15 anos aumentou 10% na região europeia em 2023, em comparação com o ano anterior, alertou hoje o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).

©D.R.

Em comunicado, o ECDC e a delegação europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS) salientaram o “aumento preocupante” da tuberculose em idade pediátrica, que representou 4,3% do total de casos da doença registados nos países da União Europeia e do Espaço Económico Europeu (UE/EEE) em 2023.

“O aumento da tuberculose entre as crianças mostra que a transmissão na região europeia ainda está em curso, sendo necessárias medidas imediatas de saúde pública para controlar e reduzir a crescente carga” da doença, adiantaram as duas entidades.

As conclusões do relatório de vigilância de 2025 destaca a carga crescente da doença em populações mais jovens, verificando-se um aumento de mais 650 casos entre 2022 e 2023.

O ECDC e a OMS manifestaram ainda uma “grande preocupação” pelo facto de em uma em cada cinco crianças não existir informação sobre se o seu tratamento foi concluído, uma incerteza que pode resultar no aparecimento de tuberculose resistente aos medicamentos e novas transmissões.

Os dados mais recentes do relatório de 2025 indicam também que, embora a região europeia esteja a recuperar do impacto da crise da covid-19, os efeitos da pandemia continuam a fazer-se sentir nos testes, prevenção, diagnóstico e tratamento da tuberculose.

Na região europeia da OMS – que abrange a Europa e a Ásia Central – foram notificados mais de 172 mil novos e recorrentes casos de tuberculose em 2023, enquanto na UE/EEE foram diagnosticadas quase 37.000 pessoas com a doença, um aumento em relação às 35.000 notificadas no ano anterior.

As duas organizações realçaram ser preocupante que a tuberculose multirresistente continue a ser um desafio significativo na região europeia da OMS, com taxas de sucesso do tratamento para os doentes “muito aquém das expectativas”.

Portugal registou 1.584 casos de tuberculose em 2023, mantendo a taxa de notificação nos 14,9 casos por 100 mil habitantes, com as regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Norte a apresentarem as maiores incidências.

Os dados, que constam do relatório de vigilância e monitorização da tuberculose em Portugal da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado no Dia Mundial da Tuberculose, indicam que dos 1.584 casos de tuberculose notificados, 1.461 foram novos casos e 123 retratamentos.

A tuberculose é uma doença infecciosa que se transmite maioritariamente por via inalatória, ou seja, pela inalação de gotículas expelidas pela pessoa doente quando tosse, fala ou espirra.

Últimas do País

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Álvaro Almeida, estimou hoje que há cerca de 2.800 internamentos indevidos nos hospitais, quer devido a situações sociais, quer a falta de camas nos cuidados continuados.
O quinto dia de greve dos guardas prisionais, convocada pela Associação Sindical dos Profissionais do Corpo da Guarda Prisional (ASPCGP), está a ter uma adesão que ronda os 80%, adiantou hoje a estrutura representativa.
Os trabalhadores das empresas de distribuição cumprem hoje um dia de greve, reivindicando aumentos salariais e valorização profissional, e voltam a parar no final do ano.
Dois agentes da PSP acabaram no hospital após serem atacados durante uma ocorrência num supermercado. Agressores fugiram e estão a monte.
Um homem é suspeito de ter matado hoje uma criança de 13 anos, morrendo de seguida numa explosão alegadamente provocada por si numa habitação em Casais, Tomar, num caso de suposta violência doméstica, informou a GNR.
O tribunal arbitral decretou hoje serviços mínimos a assegurar durante a greve dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, marcada para 31 de dezembro e 1 de janeiro, nos aeroportos nacionais.
O Ministério da Administração Interna (MAI) disse hoje que foi registada uma diminuição das filas e do tempo de espera no aeroporto de Lisboa e que todos os postos têm agentes da PSP em permanência.
Quatro urgências de Ginecologia e Obstetrícia estarão fechadas na quarta-feira, número que sobe para cinco no Dia de Natal e seis na sexta-feira, dia de tolerância de ponto na administração pública, segundo o Portal do SNS.
Em 2026, será possível observar em Portugal em agosto um eclipse solar total, um fenómeno raro, que embora parcial em grande parte do país “terá bastante importância”, disse hoje o astrónomo Rui Jorge Agostinho.
Autoridade da Concorrência (AdC) está a investigar um alegado abuso de posição dominante no mercado nacional dos portais de anúncios imobiliários online, “envolvendo o principal grupo empresarial a operar neste segmento em Portugal”, indicou esta terça-feira em comunicado.