PSP alerta para burlas relacionadas com investimentos em criptomoedas

A Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou hoje para as burlas relacionadas com os investimentos em criptomoedas, que têm vindo a apresentar um crescimento significativo no universo da criminalidade.

© Facebook aspppsp

Em comunicado, a PSP justifica que este aumento é exponenciado por alguma falta de literacia financeira e técnica por parte das vítimas.

Este tipo de criminalidade tem como pilar fundamental o ciberespaço, sendo o investimento em criptomoeda divulgado e efetivamente concretizado através de meios informáticos, indica.

“A criptomoeda é uma moeda digital, sendo que entre as mais conhecidas estão a Bitcoin, a Ethereum, a Litecoin, a Monero, a Solana, que podem ser compradas por meio de uma ‘exchange’, uma aplicação, um ‘site’ ou em caixas ATM”, refere.

A PSP chama a atenção para casos em que os burlões usam a imagem de figuras públicas, como por exemplo jogadores de futebol, cantores, atores ou apresentadores de televisão, ou de envio de ‘links’ fraudulentos através de mensagem escrita, e-mail ou das aplicações WhatsApp ou Telegram.

De acordo com a PSP, o burlão promete elevada rentabilidade num curto espaço de tempo, retornos garantidos com um “risco zero”, exige pagamentos antecipados, efetuados em criptomoeda, promete dinheiro grátis sem contrapartidas, disponibiliza ajuda gratuita para um excelente investimento sem ser solicitado, não dá detalhes ou explicações pormenorizadas sobre o investimento e apela à urgência do investimento.

“Após aceitar o investimento, a vítima de burla é iludida com uma página digital em que visualiza os seus investimentos, contudo, na realidade não tem qualquer acesso à manutenção da sua carteira digital, perdendo todo o valor financeiro digital investido”, destaca a PSP.

Assim, a PSP alerta para a importância do investimento na prevenção e no combate a este fenómeno, sensibilizando as pessoas para os riscos associados a estas burlas.

A polícia aconselha a quem pense fazer algum tipo de investimento desta natureza a fazer uma pesquisa, a informar-se sobre quais as empresas devidamente licenciadas;, a visitar/entrar apenas em páginas oficiais devidamente credenciadas e desconfiar de investimentos que garantam elevados lucros, grandes retornos a “risco zero”.

Recomenda igualmente as pessoas a fazer questões pertinentes sobre o investimento, valores, prazos, formas e métodos de gestão da carteira digital, a desconfiar de contactos inusitados e não solicitados com informações de “investimento de sonho”, a nunca clicar em ‘links’ de um texto, e-mail ou mensagem remetidos por contacto pessoal ou empresa que desconhece e a desconfiar de investimentos em que se apela ao seu caráter urgente.

É ainda pedido, que as pessoas denunciem todos os crimes de que se tenha conhecimento, quer na condição de vítima ou testemunha.

Últimas do País

A bilhética integrada com Cartão de Cidadão, que visa simplificar e unificar o acesso aos transportes públicos, permitindo utilizar diversos modos de transporte com uma só identificação, estará concluída na segunda metade de 2027.
As seguradoras contabilizaram um montante total de 31 milhões de euros em danos provocados pela Depressão Cláudia, que atingiu Portugal em novembro, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS).
Cerca de 1,7 milhões de pessoas continuam a viver em Portugal abaixo do limiar da pobreza, das quais cerca de 300 mil são crianças, apesar de o risco de pobreza ter descido, em 2024, para o valor mais baixo dos últimos 20 anos.
Nova presidente, novo vice-presidente e ordenados reforçados. O Governo reclassificou o Metro de Lisboa para a categoria A e alinhou os salários da administração com os da CP e com o do primeiro-ministro.
A empresa municipal Carris vai reforçar as carreiras de autocarros na noite da passagem de ano em Lisboa, que se celebrará no Terreiro do Paço, enquanto o metro encerrará no horário habitual, às 01h00, revelou hoje a câmara.
O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE) admitiu hoje que “não há hipóteses” de alteração dos boletins para as eleições presidenciais e indicou que eventualmente votos em candidaturas rejeitadas serão considerados nulos.
A festa de passagem de ano no Terreiro do Paço, em Lisboa, vai ter um dispositivo de segurança “muito robusto”, com revistas nos seis pontos de entrada do recinto, que abre às 19h30 de quarta-feira, revelou hoje a PSP.
A urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital São João, no Porto, vai ser alargada e terá uma ligação direta a novas áreas de pré-parto e quartos individuais, num projeto de 1,5 milhões de euros, indicou hoje a ULS.
Portugal continental será afetado, até quarta-feira, por uma massa de ar polar que vai fazer descer ligeiramente a temperatura, mas as máximas durante a passagem de ano deverão manter-se, com céu limpo, na generalidade do território, segundo o IPMA.
O mau tempo nos Açores causou hoje 19 ocorrências nas ilhas de São Miguel, Terceira, Pico e Flores, relacionadas, sobretudo, com obstruções de vias, quedas de estruturas e de árvores, derrocadas e inundações na via pública.