PSP alerta para burlas relacionadas com investimentos em criptomoedas

A Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou hoje para as burlas relacionadas com os investimentos em criptomoedas, que têm vindo a apresentar um crescimento significativo no universo da criminalidade.

© Facebook aspppsp

Em comunicado, a PSP justifica que este aumento é exponenciado por alguma falta de literacia financeira e técnica por parte das vítimas.

Este tipo de criminalidade tem como pilar fundamental o ciberespaço, sendo o investimento em criptomoeda divulgado e efetivamente concretizado através de meios informáticos, indica.

“A criptomoeda é uma moeda digital, sendo que entre as mais conhecidas estão a Bitcoin, a Ethereum, a Litecoin, a Monero, a Solana, que podem ser compradas por meio de uma ‘exchange’, uma aplicação, um ‘site’ ou em caixas ATM”, refere.

A PSP chama a atenção para casos em que os burlões usam a imagem de figuras públicas, como por exemplo jogadores de futebol, cantores, atores ou apresentadores de televisão, ou de envio de ‘links’ fraudulentos através de mensagem escrita, e-mail ou das aplicações WhatsApp ou Telegram.

De acordo com a PSP, o burlão promete elevada rentabilidade num curto espaço de tempo, retornos garantidos com um “risco zero”, exige pagamentos antecipados, efetuados em criptomoeda, promete dinheiro grátis sem contrapartidas, disponibiliza ajuda gratuita para um excelente investimento sem ser solicitado, não dá detalhes ou explicações pormenorizadas sobre o investimento e apela à urgência do investimento.

“Após aceitar o investimento, a vítima de burla é iludida com uma página digital em que visualiza os seus investimentos, contudo, na realidade não tem qualquer acesso à manutenção da sua carteira digital, perdendo todo o valor financeiro digital investido”, destaca a PSP.

Assim, a PSP alerta para a importância do investimento na prevenção e no combate a este fenómeno, sensibilizando as pessoas para os riscos associados a estas burlas.

A polícia aconselha a quem pense fazer algum tipo de investimento desta natureza a fazer uma pesquisa, a informar-se sobre quais as empresas devidamente licenciadas;, a visitar/entrar apenas em páginas oficiais devidamente credenciadas e desconfiar de investimentos que garantam elevados lucros, grandes retornos a “risco zero”.

Recomenda igualmente as pessoas a fazer questões pertinentes sobre o investimento, valores, prazos, formas e métodos de gestão da carteira digital, a desconfiar de contactos inusitados e não solicitados com informações de “investimento de sonho”, a nunca clicar em ‘links’ de um texto, e-mail ou mensagem remetidos por contacto pessoal ou empresa que desconhece e a desconfiar de investimentos em que se apela ao seu caráter urgente.

É ainda pedido, que as pessoas denunciem todos os crimes de que se tenha conhecimento, quer na condição de vítima ou testemunha.

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu cerca de 25 quilos de cocaína "com elevado grau de pureza" no porto de Leixões, em Matosinhos, distrito do Porto, em contentores refrigerados provenientes do Uruguai, foi hoje anunciado.
A Universidade de Coimbra (UC) recebeu mais de dois mil alunos em mobilidade académica no ano letivo de 2024/2025, maioritariamente provenientes de Itália, Espanha e Brasil, revelou hoje o vice-reitor João Nuno Calvão da Silva.
A Fenprof enviou hoje uma carta aberta ao ministro acusando-o de desvalorizar o direito à manifestação, numa escola perante alunos “a quem deveria ser transmitido o valor da democracia e dos direitos que a sustentam”.
O número de jovens que saiu de uma casa de acolhimento para um estabelecimento prisional duplicou entre 2023 e 2024, com seis casos, revela o relatório de Caracterização Anual da Situação de Acolhimento das Crianças e Jovens (CASA) 2024.
O ex-fuzileiro Cláudio Coimbra, condenado por matar um PSP à porta de uma discoteca em Lisboa em 2022, foi hoje absolvido da acusação de tentar agredir um GNR também na noite lisboeta.
A GNR está a realizar hoje uma operação de fiscalização dirigida a trabalhadores agrícolas e ao seu transporte no concelho de Odemira, distrito de Beja, revelou fonte da força de segurança.
O número de inquéritos abertos pelo Ministério Público (MP) por suspeitas de criminalidade económico-financeira aumentou 69,6% entre 2023 e 2024, enquanto os inquéritos por cibercrime e violência conjugal diminuíram.
Um homem morreu hoje, após ter sido baleado no pescoço, em Rio Tinto, no concelho de Gondomar, revelaram à Lusa fontes da PSP e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje 64 suspeitos de pertencerem a um grupo transnacional organizado que terá conseguido ganhos de cerca de 14 milhões de euros através da prática de ‘phishing’.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje uma operação de fiscalização com especial enfoque nas fronteiras terrestres e junto dos operadores vitivinícolas para reprimir a entrada e circulação irregular de vinho no mercado português.