PSP alerta para burlas relacionadas com investimentos em criptomoedas

A Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou hoje para as burlas relacionadas com os investimentos em criptomoedas, que têm vindo a apresentar um crescimento significativo no universo da criminalidade.

© Facebook aspppsp

Em comunicado, a PSP justifica que este aumento é exponenciado por alguma falta de literacia financeira e técnica por parte das vítimas.

Este tipo de criminalidade tem como pilar fundamental o ciberespaço, sendo o investimento em criptomoeda divulgado e efetivamente concretizado através de meios informáticos, indica.

“A criptomoeda é uma moeda digital, sendo que entre as mais conhecidas estão a Bitcoin, a Ethereum, a Litecoin, a Monero, a Solana, que podem ser compradas por meio de uma ‘exchange’, uma aplicação, um ‘site’ ou em caixas ATM”, refere.

A PSP chama a atenção para casos em que os burlões usam a imagem de figuras públicas, como por exemplo jogadores de futebol, cantores, atores ou apresentadores de televisão, ou de envio de ‘links’ fraudulentos através de mensagem escrita, e-mail ou das aplicações WhatsApp ou Telegram.

De acordo com a PSP, o burlão promete elevada rentabilidade num curto espaço de tempo, retornos garantidos com um “risco zero”, exige pagamentos antecipados, efetuados em criptomoeda, promete dinheiro grátis sem contrapartidas, disponibiliza ajuda gratuita para um excelente investimento sem ser solicitado, não dá detalhes ou explicações pormenorizadas sobre o investimento e apela à urgência do investimento.

“Após aceitar o investimento, a vítima de burla é iludida com uma página digital em que visualiza os seus investimentos, contudo, na realidade não tem qualquer acesso à manutenção da sua carteira digital, perdendo todo o valor financeiro digital investido”, destaca a PSP.

Assim, a PSP alerta para a importância do investimento na prevenção e no combate a este fenómeno, sensibilizando as pessoas para os riscos associados a estas burlas.

A polícia aconselha a quem pense fazer algum tipo de investimento desta natureza a fazer uma pesquisa, a informar-se sobre quais as empresas devidamente licenciadas;, a visitar/entrar apenas em páginas oficiais devidamente credenciadas e desconfiar de investimentos que garantam elevados lucros, grandes retornos a “risco zero”.

Recomenda igualmente as pessoas a fazer questões pertinentes sobre o investimento, valores, prazos, formas e métodos de gestão da carteira digital, a desconfiar de contactos inusitados e não solicitados com informações de “investimento de sonho”, a nunca clicar em ‘links’ de um texto, e-mail ou mensagem remetidos por contacto pessoal ou empresa que desconhece e a desconfiar de investimentos em que se apela ao seu caráter urgente.

É ainda pedido, que as pessoas denunciem todos os crimes de que se tenha conhecimento, quer na condição de vítima ou testemunha.

Últimas do País

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) revelou hoje atrasos na saída de ambulâncias aos pedidos de socorro da população, sobretudo na Área Metropolitana de Lisboa, alguns superiores a uma hora.
O Sistema de Segurança Interna (SSI) admite que o sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários poderá ser suspenso durante o Natal para evitar filas nos aeroportos, uma medida que já foi autorizada pela Comissão Europeia.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 432 botijas de óxido nitroso, também conhecido como “droga do riso”, nas portagens de Paderne da Autoestrada n.º 2 (A2), em Albufeira, no Algarve, e que estavam a ser transportadas para Espanha.
O filho do primeiro-ministro, Hugo Montenegro, foi vítima de um furto no passado dia 29 de setembro, na área da Foz, no Porto.
A Comissão Técnica Independente (CTI) para a refundação do INEM propõe a criação de uma central única de atendimento juntando CODU e SNS24, e a abertura do transporte não emergente de doentes ao setor privado, revela hoje o jornal Público.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para um "agravamento considerável" da agitação marítima nos Açores a partir da madrugada de domingo e até às 18h00 de segunda, com ondas de 12 metros.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Inverno devido ao aumento da procura dos serviços e à necessidade de reforçar a resposta.
A depressão Davide vai afetar a partir de hoje a costa ocidental de Portugal continental com agitação marítima forte, em particular a norte do Cabo da Roca, tendo já sido emitidos avisos, segundo o IPMA.
A decisão do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, de remover completamente quaisquer elementos natalícios das fotografias escolares deste ano está a gerar forte contestação entre muitos encarregados de educação, que consideram a medida desproporcionada, injustificada e prejudicial para a tradição celebrada pela maioria das famílias.
Os Técnicos de Emergência Pré-hospitalar decidiram hoje que vão aderir à greve geral agendada para 11 de dezembro, disse à Lusa fonte sindical.