INEM adjudica concurso de helicópteros médicos à Gulf Med por cerca de 77,4 milhões

O concurso público internacional para contratação do serviço de helicópteros de emergência médica do INEM foi adjudicado à empresa Gulf Med Aviation Services Limited por cerca de 77,4 milhões de euros, anunciou hoje o Instituto Nacional de Emergência Médica.

©D.R.

Segundo o INEM, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) adjudicaram na quarta-feira a proposta apresentada por esta empresa, com o preço total de 77.475.160,00 euros, acrescidos de IVA à taxa legal em vigor, para aquisição de serviços de disponibilização, locação, manutenção, gestão da aeronavegabilidade e operação de meios aéreos pelo instituto.

“Através deste procedimento, o INEM procura assegurar a assistência médica de emergência por via aérea até 2030, através de uma frota permanente de quatro aeronaves a operar em regime de 24 horas”, refere em comunicado.

Acrescenta que a frota de quatro helicópteros médios é exclusivamente dedicada a missões de emergência médica, compatíveis com o transporte de incubadora, que vão funcionar em permanência.

Conduzido pelos SPMS, o procedimento contou com o apoio permanente da Força Aérea Portuguesa, e avança agora para a fase de habilitação com vista à assinatura do contrato, condicionado a Fiscalização Prévia por parte do Tribunal de Contas.

O Governo aprovou uma resolução do Conselho de Ministros que autorizou a realização de despesa até 97,4 milhões de euros para a contratação de quatro helicópteros para o INEM, para o período compreendido entre julho de 2025 e junho de 2030.

Últimas do País

A idade mínima para entrar na carreira de guarda prisional diminuiu para os 18 anos e a máxima aumentou para os 35, indicou o Ministério da Justiça, avançando que vão ser pagas as horas extraordinárias na totalidade a estes profissionais.
Uma infestação de ratos no Tribunal de Vila Franca de Xira está a forçar funcionários a abandonar algumas das salas instaladas em contentores, depois de terem sido encontrados vários animais mortos e um cheiro intenso que tornou impossível permanecer no local.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia anunciou hoje uma concentração junto à residência do primeiro-ministro no dia da greve geral e plenários nos aeroportos a 18 de dezembro, admitindo mais protestos em janeiro caso o Governo "nada altere".
A PSP de Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, deteve um jovem de 16 anos que se encontrava na posse de droga e de um sabre.
Mais de duas dezenas de cidadãos estrangeiros estavam a viver num imóvel sobrelotado no coração da cidade de Beja, revelou esta terça-feira a PSP.
O processo relativo à morte do estudante Manuel de Oliveira Gonçalves, conhecido por “Manu”, será apreciado em tribunal a partir de 26 de janeiro, no Tribunal Judicial de Braga. Estão já agendadas sessões adicionais para 4 e 18 de fevereiro e 4 de março.
Cerca de 70 mil dos 414 mil utentes da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria não têm médico de família atribuído e a "situação mais expressiva acontece nos concelhos de Leiria e Ourém", revelou esta entidade.
A Polícia Judiciária (PJ), através da diretoria do Norte, deteve oito indivíduos no âmbito da operação denominada Puro Verde, por suspeitas de práticas de corrupção relacionadas com a produção de vinho verde.
Todos os acessos ao maciço central da Serra da Estrela, que tinham sido fechados pelas 17h00 de terça-feira devido à queda de neve, já estão desimpedidos, disse a Proteção Civil.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu hoje ao Hospital de São João, no Porto, onde foi operado a uma hérnia, o tratamento recebido, e enalteceu o Serviço Nacional de Saúde (SNS).