Cerca de um terço dos polícias da PSP têm entre 50 e 59 anos

Cerca de metade do efetivo da PSP ultrapassa os 40 anos e um terço tem entre 50 e 59 anos, indica o balanço social desta polícia de 2024, destacando que continuam a sair mais polícias do que a entrar.

© Facebook/PSP

Segundo o balanço social da PSP de 2024, o efetivo policial da Polícia de Segurança Pública a 31 de dezembro do ano passado era de 20.687, sendo cerca de 85% agentes, 10% chefes e 4,18% oficiais, e 10.272 tinha mais de 40 anos.

O documento, disponível na página eletrónica da PSP, avança que é no escalão etário dos 55 aos 59 anos que existe uma maior incidência de efetivos com 18,88% (4.012), seguido dos 45-49 anos com 17,15% (3.643) e na faixa etária dos 50-54 anos com 16,16 % (3.433).

O balanço social da PSP precisa também que no ano passado saíram desta força de segurança 830 polícias e apenas entraram 704, dos quais 502 foram admitidos através de novos recrutamentos de agentes e oficiais.

O relatório dá conta de que a maioria dos polícias saiu da PSP em 2024 para a aposentação.

De acordo com o documento, em média 18 polícias faltaram por dia ao trabalho e mais de metade das ausências foi por questões de doença, sendo cerca de um quarto devido a acidentes de serviço ou doença profissional.

Em relação às penas disciplinares aplicadas em 2024, a PSP revela que 14 polícias foram demitidos, 22 foram suspensos de funções, 99 foram multados e 19 foram alvo de repreensões escritas.

A polícia, que não menciona os motivos das penas disciplinares, salienta que foram decididos 1.162 processos, dos quais 1.009 foram arquivados

“Do ano 2023 para o ano 2024, transitaram 710 processos disciplinares. Durante o ano 2024, foram instaurados 1.233 novos processos disciplinares e decididos 1162, tendo transitado 707 para o ano seguinte”, refere ainda PSP.

Últimas do País

O concelho de Soure voltou hoje a registar inundações devido à subida do caudal dos rios e a localidade de Sobral ficou parcialmente isolada, disse o presidente da Câmara.
Um total de 46 mil clientes da E-Redes, em Portugal continental, continua sem abastecimento de energia elétrica devido aos danos provocados pelo mau tempo na rede de distribuição, desde 28 de janeiro, informou hoje a empresa.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou hoje que são esperados, na quarta-feira, chuva e vento por vezes fortes devido à depressão Nils, que não irá afetar diretamente Portugal continental.
O número de estradas interditas ou condicionadas no distrito de Aveiro aumentou para mais do dobro desde o início da manhã, passando de 28 para 65, devido às condições meteorológicas adversas e ao aumento do caudal das linhas de água.
A PSP realiza até domingo uma operação de fiscalização intensiva de veículos pesados, controlando os períodos de repouso e de condução, e o funcionamento correto do aparelho de controlo (tacógrafo), além das condições técnicas dos veículos.
A circulação ferroviária regista esta terça-feira "alguns condicionamentos" nas linhas do Norte, de Sintra, do Douro, do Oeste, de Cascais e do Sul, na sequência do mau tempo, informou a Infraestruturas de Portugal (IP), num ponto de situação às 13h00.
A PSP deteve uma mulher estrangeira no aeroporto de Lisboa na passada sexta-feira por suspeitas de auxílio ilegal à imigração, quando tentava fazer entrar em território nacional outra mulher, com passaporte falso e afirmando ser sua filha.
Em Mesão Frio, a chuva intensa está a provocar "prejuízos significativos" nas vinhas inseridas no Douro, que poderão afetar o rendimento dos viticultores, mas há também estradas afetadas por derrocadas um pouco por todo o concelho.
Perante milhares de árvores derrubadas e o risco acrescido de incêndios, o CHEGA apresentou no Parlamento um projeto de resolução que pressiona o Governo a avançar urgentemente com um plano de recuperação e reflorestação das zonas mais afetadas.
A Proteção Civil registou 13.388 ocorrências relacionadas com as tempestades entre o dia 01 de fevereiro e as 12:00 de hoje em Portugal continental, informou o comandante nacional.