APAV apoia mais de 9 mil crianças e jovens vítimas de crimes em três anos

O número de crianças e jovens ajudadas pela Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) aumentou 31,9% nos últimos três anos, ultrapassando as 9 mil vítimas, o que representa oito crianças e jovens por dia.

©D.R.

Durante o mês de abril assinala-se o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e a APAV alerta que “qualquer criança ou jovem pode ser vítima de crime e violência”.

A associação de apoio à vítima dá conta de que apoiou 2.595 crianças e jovens vítimas de crimes em 2022, número que aumentou para 3.066 em 2023 e chegou às 3.424 em 2024, totalizando 9.085 vítimas.

Destacam que entre 2022 e 2024 há um aumento de 31,9% de crianças e jovens apoiados e que as mais de 9 mil vítimas no decurso dos três anos representam 252 vítimas por mês, 58 por semana e oito por dia.

“Destas 9.085 vítimas menores, 60% eram do sexo feminino e a média de idades é de 11 a 17 anos. Em 38,3% dos casos, a vítima era filho ou filha da pessoa agressora”, refere a APAV.

Em mais de metade dos casos (51,1%), o crime aconteceu na residência comum da vítima e agressor, e a maior parte das vítimas eram portuguesas (78,8%).

Em 62,2% dos casos foi feita denúncia.

A APAV acrescenta que chegaram ao conhecimento da associação 16.493 crimes e outras formas de violência contra crianças e jovens, destacando-se entre os comportamentos violentos a violência doméstica (62,3%), conteúdo de abuso sexual de menores (12,1%) e o abuso sexual de crianças (10,9%).

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) deteve três homens suspeitos de terem assaltado, à mão armada, um distribuidor de gás na Amadora.
Escolas encerradas com alguns professores e funcionários no interior e pais e alunos do lado de fora das grades foi um cenário repetido hoje em vários estabelecimentos de ensino lisboetas, dia de greve nacional.
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou ontem, quinta-feira, a detenção, em Loures, de uma mulher de 32 anos procurada pelas autoridades alemãs no âmbito de um mandado de detenção europeu.
A Polícia Judiciária deteve, na Figueira da Foz, um homem de 37 anos com dupla nacionalidade luso-francesa, condenado em França a três anos de prisão por crimes de burla.
A presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse hoje que a greve destes profissionais está a afetar toda a atividade programada nos hospitais e centros de saúde, responsabilizando o Governo, que tem sido "totalmente intransigente" nas negociações.
A fundação britânica que atribui os prémios Booker e Booker Internacional vai criar uma versão do prémio para obras de literatura infantil, anunciou hoje aquela entidade.
Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e Açores vão atrasar os relógios uma hora na madrugada de domingo, numa altura em que a União Europeia reacende o debate sobre a mudança da hora.
A antiga eurodeputada socialista Ana Gomes foi constituída arguida num processo-crime instaurado pela Solverde, depois de declarações suas sobre o sistema de regulação dos casinos em Portugal.
Dez distritos de Portugal continental vão estar no sábado sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Quase um milhão de pessoas esperavam por uma primeira consulta nos hospitais públicos no final de junho, mais de metade para além dos tempos máximos de resposta previstos, adiantou hoje a Entidade Reguladora da Saúde (ERS).