APAV apoia mais de 9 mil crianças e jovens vítimas de crimes em três anos

O número de crianças e jovens ajudadas pela Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) aumentou 31,9% nos últimos três anos, ultrapassando as 9 mil vítimas, o que representa oito crianças e jovens por dia.

©D.R.

Durante o mês de abril assinala-se o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e a APAV alerta que “qualquer criança ou jovem pode ser vítima de crime e violência”.

A associação de apoio à vítima dá conta de que apoiou 2.595 crianças e jovens vítimas de crimes em 2022, número que aumentou para 3.066 em 2023 e chegou às 3.424 em 2024, totalizando 9.085 vítimas.

Destacam que entre 2022 e 2024 há um aumento de 31,9% de crianças e jovens apoiados e que as mais de 9 mil vítimas no decurso dos três anos representam 252 vítimas por mês, 58 por semana e oito por dia.

“Destas 9.085 vítimas menores, 60% eram do sexo feminino e a média de idades é de 11 a 17 anos. Em 38,3% dos casos, a vítima era filho ou filha da pessoa agressora”, refere a APAV.

Em mais de metade dos casos (51,1%), o crime aconteceu na residência comum da vítima e agressor, e a maior parte das vítimas eram portuguesas (78,8%).

Em 62,2% dos casos foi feita denúncia.

A APAV acrescenta que chegaram ao conhecimento da associação 16.493 crimes e outras formas de violência contra crianças e jovens, destacando-se entre os comportamentos violentos a violência doméstica (62,3%), conteúdo de abuso sexual de menores (12,1%) e o abuso sexual de crianças (10,9%).

Últimas do País

A empresa distribuidora VASP vai deixar de assegurar, a partir de 2 de janeiro de 2026, a entrega diária de jornais em oito distritos do país: Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança.
Uma ourivesaria em São João da Talha, no concelho de Loures, foi alvo de um assalto à mão armada na manhã desta quinta-feira. A informação foi confirmada ao Notícias ao Minuto por fonte oficial da PSP, que recebeu o alerta por volta das 10h50.
O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Gaia/Espinho, Luís da Cruz Matos, disse hoje estar a “avaliar tudo o que se passou” no caso de uma mãe que retirou o bebé do internamento.
A Associação Nacional de Unidades de Diagnóstico por Imagem (ANAUDI) alertou hoje para o "risco de colapso" da rede convencionada de imagiologia, responsável por milhões de exames de beneficiários do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Uma nova ofensiva do conhecido Gang dos Rolex voltou a causar alarme na capital.Um homem foi assaltado em plena rua de Campolide, esta terça-feira à tarde, por dois motards que lhe apontaram uma arma e lhe retiraram um relógio avaliado em cerca de sete mil euros.
A poucos dias da greve geral marcada para 11 de dezembro, o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEP) avisa que pode somar-se à paralisação caso não receba esclarecimentos urgentes da ministra da Saúde sobre o incumprimento do acordo firmado em agosto.
As pesquisas feitas no Google mais frequentemente em Portugal durante 2025 foram dominadas por temas como o Mundial de Clubes, o apagão, Papa Leão XIV e a tragédia do Elevador da Glória.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve na zona de Lisboa um homem de 51 anos, procurado pelas autoridades judiciárias de Moçambique por suspeita dos crimes de associação criminosa, branqueamento, falsificação de documento e abuso de confiança, foi hoje anunciado.
A PSP realizou uma Operação Especial de Prevenção Criminal no Martim Moniz, em Lisboa, tendo identificado um cidadão em situação irregular em Portugal, dois com droga para consumo e três com diligências judiciais pendentes.
A idade mínima para entrar na carreira de guarda prisional diminuiu para os 18 anos e a máxima aumentou para os 35, indicou o Ministério da Justiça, avançando que vão ser pagas as horas extraordinárias na totalidade a estes profissionais.