Nuno Domingos é o novo presidente do sindicato dos inspetores da PJ

Nuno Domingos é o novo presidente da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (ASFIC/PJ), eleito para o mandato 2025-2028, numa eleição com uma única lista candidata.

© Facebook da PJ

O inspetor da PJ, que passou por diversas áreas e unidades de investigação criminal, tem entre os seus objetivos uma luta já com alguns anos desta estrutura sindical: a regulamentação de mais de uma dezena de portarias relativas ao funcionamento interno da PJ.

Citado em comunicado, o novo presidente da ASFIC/PJ eleito pela esmagadora maioria dos votantes afirmou querer ver “promulgadas as 14 portarias que estão por regulamentar”, mas aponta que “os ciclos políticos cada vez mais curtos” obrigam a prudência, apelando à colaboração da Direção Nacional da PJ neste objetivo.

Nuno Domingos já tinha ligação à estrutura sindical dos inspetores da PJ, da qual era até agora o presidente da Direção Regional da Grande Lisboa e Ilhas, órgão à frente do qual cumpriu dois mandatos, entre 2013-2016 e 2022-2025.

Presidiu ainda ao Conselho Fiscal e Disciplinar da Associação entre 2019 e 2020.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, entrou na PJ em 1999, onde passou por várias unidades de investigação, como fraudes e corrupção, tráfico de estupefacientes, banditismo e cibercrime.

Entre 2019 e 2022 exerceu funções em regime de mobilidade no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

Nuno Domingos sucede a Carla Pinto na liderança da ASFIC/PJ.

A votação da nova direção da estrutura sindical decorreu hoje no XII Congresso Nacional Extraordinário da ASFIC/PJ, realizado no edifício sede da PJ, em Lisboa.

Últimas do País

Sete distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à interferência marítima, indicou hoje ao início da tarde o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O bombeiro suspeito de violência doméstica em Machico, na Madeira, detido em agosto e sujeito inicialmente à medida de coação de prisão preventiva, foi perdoado pela vítima e o processo foi suspenso.
A Polícia Judiciária (PJ) detectou hoje no Porto o advogado Paulo Topa, confirmou à Lusa fonte da polícia, tendo a diligência ocorrida no âmbito de uma investigação por desvio de fundos.
A SOS Amianto - Associação Portuguesa de Proteção Contra o Amianto alertou hoje que Portugal falhou o prazo para a transposição da diretiva europeia que obriga à redução do limite de exposição dos trabalhadores ao amianto.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve no sábado em Lisboa um homem de 38 anos que era alvo de um Mandado de Detenção Europeu pela prática de Furtos Qualificados e Burlas Informáticas, anunciou hoje a PSP.
Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à queda de neve e à interferência marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis distritos de Portugal Continental estão hoje em aviso laranja e quatro em aviso amarelo para a queda de neve até domingo de manhã, podendo condicionar e interditar estradas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Uma antiga fábrica que estava em obras para ser transformada em residência universitária ardeu hoje em Braga, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Ave.
As empresas de chocolate nacionais enfrentam o otimismo do período natalício, “um dos mais relevantes” para as vendas, não evitando baixar preços porque o valor do cacau continua no dobro da média de 2023.
A maioria dos desfibrilhadores disponíveis nas viaturas dos Sapadores de Lisboa tem componentes cujo prazo de validade está ultrapassado, mas o Regimento deu orientações para que os bombeiros continuem a utilizá-los, denunciou hoje um sindicato.