Nove distritos sob aviso laranja

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja a partir das 18:00 de hoje, devido à previsão de agitação marítima, segundo o IPMA.

© D.R.

O aviso laranja nestes distritos estará em vigor até às 06:00 de domingo, de acordo com informação disponível no ‘site’ oficial do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos da Guarda e de Castelo Branco também estão sob aviso laranja, mas devido à previsão da queda de neve. Nestes dois distritos, o aviso entrou em vigor às 21:00 de sexta-feira e irá manter-se até às 06:00 de domingo.

A previsão de queda de neve abrange mais sete distritos: Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Porto e Aveiro.

Estes distritos estão todos sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve, mas também precipitação, no caso de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu e Vila Real. Junta-se ainda a previsão de ventos fortes em Viana do Castelo, Braga e Porto.

Os avisos amarelos estão em vigor desde as 00:00 de hoje. Onde está prevista neve, o aviso termina às 12:00, no caso da previsão de vento forte e precipitação o aviso permanece em vigor até às 21:00.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje, em Portugal Continental, períodos de chuva ou aguaceiros, mais intensos e frequentes no Norte e Centro, bem como a queda de neve acima de 1.000 metros de altitude.

O vento soprará por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas.

Para hoje, prevê-se também uma descida da temperatura, com a mínima a variar entre os dois graus centígrados na Guarda e os 13 graus em Sagres e as máximas a variarem entre os sete graus na Guarda e os 19 em Faro.

Últimas do País

A reduzida autonomia dos Centros de Investigação Clínica e a falta de tempo nos planos curriculares das faculdades de medicina para integrar competências tecnológicas são os maiores desafios à inovação na saúde, conclui um relatório hoje divulgado.
A Comissão de Combate a Fraude no Serviço Nacional de Saúde será presidida por um magistrado e terá elementos permanentes da Polícia Judiciária, da Inspeção Geral da Saúde e das Finanças e do Infarmed, segundo a resolução hoje publicada.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) alertou hoje para o “alto risco de disseminação” da gripe aviária e determinou o confinamento das aves domésticas em todo o território do continente.
O Tribunal da Relação de Évora (TRE) mandou hoje repetir o julgamento dos seis arguidos absolvidos no processo da derrocada da Estrada Municipal 255 (EM255), entre Borba e Vila Viçosa, que provocou, em 2018, cinco mortos.
Cerca de 25 507 pedidos de nacionalidade portuguesa solicitados nos vários postos consulares de Portugal encontram-se pendentes, devido à falta de recursos humanos, que o Governo espera resolver com a admissão de novos profissionais, segundo o Ministério da Justiça.
Os trabalhadores sobrequalificados com ensino superior recebiam em 2023, em média, menos 36,8% do que aqueles cujas funções correspondem ao seu nível de formação, segundo um estudo, que indica ainda que a precariedade se mantém "muito elevada" no privado.
A PSP deteve até outubro 4.384 condutores por excesso de álcool e registou 3.602 contraordenações pelo mesmo motivo, num total de 7.986 infrações, um “aumento considerável” face ao mesmo período de 2024.
A população de lince ibérico teve um "crescimento espetacular" na última década, mas a espécie continua ameaçada, alertou hoje o coordenador do programa de conservação do felino LIFE Lynx Connect, Javier Salcedo.
Apenas um terço das unidades locais de saúde e dos institutos de oncologia dispõe de uma estratégia definida para a inteligência artificial (IA) e foram detetadas “lacunas significativas” em áreas críticas como a cibersegurança.
A PSP de Loures deteve um homem de 44 anos por importunação sexual junto a um parque infantil, onde estava a "praticar atos sexuais de relevo" e "a exibir-se", entre outros, revelou hoje a força de segurança.