Rússia retoma ataques aéreos de longo alcance após trégua de Páscoa

A Rússia retomou hoje os ataques aéreos de longo alcance contra a Ucrânia, após uma breve pausa no domingo devido à trégua declarada pelo Kremlin para a Páscoa, de acordo com fonte militar da Ucrânia.

© Facebook de Volodymyr Zelensky

Na plataforma de mensagens Telegram, a força Aérea ucraniana deu conta do envio de ‘drones’ kamikaze russos Shahed para várias regiões do centro, sul e leste da Ucrânia.

A agência de notícias pública Ukrinform noticiou explosões nas regiões de Mykolayiv e Kherson (sul) e Cherkasy (centro).

De acordo com as autoridades da província de Kherson, três pessoas morreram nesta região nas últimas horas, em consequência de ataques russos. A fonte não especificou se as mortes ocorreram antes ou depois do término da trégua.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, denunciou a violação do cessar-fogo de 30 horas pela Rússia – declarada desde a tarde de sábado à meia-noite de domingo para segunda – em quase 3.000 ocasiões, com ataques de artilharia, de ‘drones’ e dezenas de ataques de infantaria terrestre.

Zelensky também reconheceu e comemorou o fim dos ataques aéreos de longo alcance no domingo, propondo ao Presidente russo, Vladimir Putin, estender por um período de 30 dias a trégua no lançamento de ‘drones’ e mísseis contra infraestruturas civis nas retaguardas ucraniana e russa.

O chefe de Estado ucraniano já tinha levantado a possibilidade de prolongar a trégua total – que Kiev alega não ter sido respeitada pela Rússia – para um mês.

O Kremlin recusou-se a prolongar a trégua e retomou os ataques aéreos.

De acordo com Zelensky, as violações do cessar-fogo ocorreram principalmente na frente de Pokrovsk, localizada na região de Donetsk e uma das prioridades nos esforços da Rússia para continuar a ganhar terreno no leste da Ucrânia.

O dirigente explicou ainda que as forças russas não estabeleceram a trégua na região de Kursk, onde tropas ucranianas permanecem presentes, e a situação não mudou durante o cessar-fogo da Páscoa.

O Presidente ucraniano disse imediatamente após Putin declarar a trégua que agiria “de forma simétrica” às forças russas, depondo as armas onde o inimigo parasse de lutar e respondendo com fogo onde não parasse.

Essas novas tentativas fracassadas de trégua — que pela primeira vez partiram das partes em conflito e não do Presidente dos EUA, Donald Trump — ocorrem depois de a Casa Branca alertar que está preparada para abandonar os esforços de mediação se os dois lados não tomarem medidas em direção à paz nos próximos dias.

Últimas do Mundo

O número de pessoas desaparecidas em todo o mundo aumentou 70% em cinco anos, indicou hoje o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), com base nos seus registos.
Alojados pela Cruz Vermelha em hotéis locais, vários imigrantes africanos envolveram-se em confrontos com residentes. A decisão de alojamento, apoiada pelo Partido dos Socialistas da Catalunha (PSC), gerou protestos e expôs a tensão crescente na região catalã.
Os preços mundiais do café situaram-se em outubro 30,3% acima do mesmo mês de 2024, subindo apenas 0,5% face a setembro, num mês de muitas oscilações devido às negociações tarifárias e problemas de produção e logística.
Um sismo de magnitude 6,2 atingiu hoje a mesma zona da costa nordeste do Japão, que tinha sido atingida por um forte tremor no domingo, desencadeando novo alerta de tsunami de menor gravidade.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) levantou o alerta de tsunami devido ao sismo de magnitude 6,9 que abalou hoje o nordeste do Japão, embora mantenha as advertências regulares de novos tremores.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) levantou o alerta de tsunami devido ao sismo de magnitude 6,9 que abalou hoje o nordeste do Japão, embora mantenha as advertências regulares de novos tremores.
As autoridades das Filipinas retiraram mais de 100 mil residentes das suas habitações no leste e norte do país, antes da chegada, prevista para hoje, do supertufão Fung-wong.
Pelo menos cinco pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas por um tornado que devastou parte de um município no sul do Brasil, no estado do Paraná, informaram as autoridades locais.
As operações de socorro foram suspensas em Cebu, a província filipina mais atingida pelo tufão Kalmaegi, devido à aproximação de uma nova e poderosa tempestade, anunciaram hoje as autoridades locais.
Os Estados Unidos preparam-se para lançar no domingo dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.