Rússia retoma ataques aéreos de longo alcance após trégua de Páscoa

A Rússia retomou hoje os ataques aéreos de longo alcance contra a Ucrânia, após uma breve pausa no domingo devido à trégua declarada pelo Kremlin para a Páscoa, de acordo com fonte militar da Ucrânia.

© Facebook de Volodymyr Zelensky

Na plataforma de mensagens Telegram, a força Aérea ucraniana deu conta do envio de ‘drones’ kamikaze russos Shahed para várias regiões do centro, sul e leste da Ucrânia.

A agência de notícias pública Ukrinform noticiou explosões nas regiões de Mykolayiv e Kherson (sul) e Cherkasy (centro).

De acordo com as autoridades da província de Kherson, três pessoas morreram nesta região nas últimas horas, em consequência de ataques russos. A fonte não especificou se as mortes ocorreram antes ou depois do término da trégua.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, denunciou a violação do cessar-fogo de 30 horas pela Rússia – declarada desde a tarde de sábado à meia-noite de domingo para segunda – em quase 3.000 ocasiões, com ataques de artilharia, de ‘drones’ e dezenas de ataques de infantaria terrestre.

Zelensky também reconheceu e comemorou o fim dos ataques aéreos de longo alcance no domingo, propondo ao Presidente russo, Vladimir Putin, estender por um período de 30 dias a trégua no lançamento de ‘drones’ e mísseis contra infraestruturas civis nas retaguardas ucraniana e russa.

O chefe de Estado ucraniano já tinha levantado a possibilidade de prolongar a trégua total – que Kiev alega não ter sido respeitada pela Rússia – para um mês.

O Kremlin recusou-se a prolongar a trégua e retomou os ataques aéreos.

De acordo com Zelensky, as violações do cessar-fogo ocorreram principalmente na frente de Pokrovsk, localizada na região de Donetsk e uma das prioridades nos esforços da Rússia para continuar a ganhar terreno no leste da Ucrânia.

O dirigente explicou ainda que as forças russas não estabeleceram a trégua na região de Kursk, onde tropas ucranianas permanecem presentes, e a situação não mudou durante o cessar-fogo da Páscoa.

O Presidente ucraniano disse imediatamente após Putin declarar a trégua que agiria “de forma simétrica” às forças russas, depondo as armas onde o inimigo parasse de lutar e respondendo com fogo onde não parasse.

Essas novas tentativas fracassadas de trégua — que pela primeira vez partiram das partes em conflito e não do Presidente dos EUA, Donald Trump — ocorrem depois de a Casa Branca alertar que está preparada para abandonar os esforços de mediação se os dois lados não tomarem medidas em direção à paz nos próximos dias.

Últimas do Mundo

A ação, hoje anunciada pela Europol, decorreu na quinta-feira, no âmbito do Dia da Referenciação, e abrangeu Portugal, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Espanha e Reino Unido.
Os Estados Unidos anunciaram hoje a chegada ao mar das Caraíbas do seu porta-aviões USS Gerald Ford, oficialmente no âmbito de operações de combate ao narcotráfico, mas que ocorre em plena escalada das tensões com a Venezuela.
Milhares de filipinos reuniram-se hoje em Manila para iniciar uma manifestação de três dias anticorrupção, enquanto a Justiça investiga um alegado desvio de milhões de dólares destinados a infraestruturas inexistentes ou defeituosas para responder a desastres.
Várias pessoas morreram hoje no centro da capital sueca, Estocolmo, atropeladas por um autocarro num incidente que provocou também vários feridos, afirmou a polícia sueca em comunicado.
A liberdade na Internet em Angola e no Brasil continuou sob pressão devido a restrições legais, à repressão à liberdade de expressão e a campanhas para manipular narrativas políticas, segundo um estudo publicado hoje.
Os Estados Unidos adiaram hoje, pela segunda vez, o lançamento de dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Após os ataques em Magdeburgo e Berlim, os icónicos mercados de Natal alemães estão sob alerta máximo. O governo impôs medidas antiterrorismo rigorosas e custos milionários, deixando cidades e organizadores em colapso financeiro.
Um relatório do Ministério do Interior alemão revela que suspeitos sírios estão associados a mais de 135 mil crimes em menos de uma década. A AfD aponta o dedo ao governo de Olaf Scholz e exige deportações imediatas.
O aumento da temperatura global vai ultrapassar o objetivo de 1,5 graus centígrados no máximo numa década em todos os cenários contemplados pela Agência Internacional de Energia (AIE), relatório anual de perspetivas energéticas globais, hoje publicado.
A Ryanair deve abster-se de impedir o embarque de passageiros, com reserva confirmada, que não sejam portadores do cartão digital, bem como de impor taxas pela utilização do cartão físico, determinou a ANAC - Autoridade Nacional de Aviação Civil.