Enfermeiros consideram “incompreensível” fecho das urgências de Obstetrícia em Almada

A Ordem dos Enfermeiros considerou “incompreensível” o encerramento hoje das urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta, Almada, distrito de Setúbal, defendendo que seria “perfeitamente possível” funcionar com uma equipa de enfermagem completa e dois médicos.

© D.R.

“Num momento em que os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se, sobretudo, à falta de profissionais para completar as escalas, manter uma equipa qualificada disponível numa unidade fechada é um desperdício inaceitável de recursos”, afirmou o bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE), Luís Filipe Barreira, citado num comunicado.

De acordo com a ordem, as urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta encontram-se hoje encerradas, “apesar de estarem escalados sete enfermeiros especialistas em Saúde Materna e Obstétrica e dois médicos”.

“Os enfermeiros especialistas asseguram, de forma autónoma, a maioria dos partos de baixo risco, uma realidade que torna ainda mais incompreensível o encerramento da unidade. Com sete enfermeiros ao serviço, seria perfeitamente possível garantir a prestação de cuidados de saúde às grávidas”, expôs a OE.

Em comunicado, este organismo avisou que o impacto da falta de resposta adequada resulta no nascimento de bebés em ambulâncias, sem o acompanhamento hospitalar necessário, indicando que, a cada parto fora do hospital, se agrava o risco para mães e recém-nascidos, defendendo que este é um cenário que poderia ser evitado, com uma melhor gestão dos recursos humanos disponíveis.

Na perspetiva da OE, é “urgente reorganizar a distribuição de profissionais, reconhecendo o papel essencial dos enfermeiros especialistas na saúde materna, para garantir a segurança e o direito das grávidas a um parto seguro”.

Cinco serviços de urgência hospitalares de ginecologia/obstétricia e dois de pediatria estão hoje encerrados, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De acordo com as Escalas de Urgência do SNS, estão encerradas hoje as urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, no distrito de Setúbal, do Hospital Vila Franca de Xira (Lisboa), do Hospital Distrital das Caldas da Rainha (Leiria) e do Hospital Santo André, em Leiria.

Está também encerrada a urgência de Obstetrícia do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro (Setúbal).

Segundo a informação do Portal do SNS, atualizada pelos hospitais, também estão fechadas as urgências de Pediatria do Hospital Vila Franca de Xira e do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, ambos no distrito de Lisboa.

Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se, sobretudo, à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas, uma situação que é mais frequente em períodos de férias, como o verão e final de ano, e fins de semana prolongados.

Últimas do País

A endocrinologista detida na quarta-feira, no Porto, por alegado envolvimento num esquema fraudulento de prescrição de medicação para diabetes a utentes que queriam perder peso, tem de prestar uma caução de 500 mil euros, adiantou à Lusa fonte judicial.
Três sismos de magnitudes 1,9, 2,0 e 2,6 na escala de Richter foram sentidos esta quinta-feira, 20 de novembro, na ilha Terceira, nos Açores, revelou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
O Tribunal Judicial de Elvas decretou hoje a prisão preventiva de um dos três detidos pela PSP, na segunda-feira, naquela cidade, suspeitos do crime de tráfico de droga, revelou fonte daquela força de segurança.
O Estado português está a gastar mais de 40 milhões de euros anuais só com reclusos estrangeiros, uma despesa que dispara num sistema prisional já sobrelotado e em tensão crescente. Os números oficiais mostram que Portugal paga cada vez mais, mas recupera cada vez menos.
A proporção de jovens internados em centros educativos abrangidos pelo Sistema de Promoção e Proteção atingiu em 2023 o valor mais alto de sempre, chegando aos 90%, contra 63% registados em 2016, foi hoje anunciado.
A Ordem dos Psicólogos Portugueses apelou hoje ao Governo mais investimento na promoção de competências parentais e prevenção de maus-tratos infantis nos primeiros 1.000 dias de vida, defendendo que seria gerador de um retorno positivo para a sociedade.
O Tribunal da Relação do Porto (TRP) condenou a cinco anos e 10 meses de prisão efetiva um homem que tinha sido absolvido de abusar sexualmente de uma filha com quatro anos, em Aveiro.
Quase metade da população portuguesa já foi vítima de algum tipo de violência ao longo da vida, com particular incidência nas mulheres, as principais vítimas de violência sexual, na intimidade ou de assédio, segundo uma análise divulgada esta quinta-feira.
Os trabalhadores da administração pública cumprem na sexta-feira uma greve contra o pacote laboral apresentado pelo Governo, sendo a educação e a saúde os setores que deverão ser mais afetados, disse fonte da Federação de sindicatos independentes.
Um homem de 48 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de burla qualificada em negócios de imóveis no distrito de Setúbal, com lucro ilícito de mais de três milhões de euros, segundo comunicado oficial de hoje.