Mais de uma tonelada de haxixe apreendida no Guadiana pela GNR e Guardia Civil

Cerca de 1.700 quilogramas de haxixe, lançados ao mar por tripulantes de uma embarcação de alta velocidade, que fugiram, foram hoje apreendidos no Rio Guadiana, numa operação das polícias portuguesas e espanholas, informou a GNR.

©GNR

A operação teve início com a deteção pela Guardia Civil de Espanha de uma embarcação suspeita “a entrar pela barra do Rio Guadiana”, tendo solicitado o apoio da GNR para proceder à sua abordagem e interceção, indicou a Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da GNR em comunicado.

Os tripulantes da lancha suspeita de estar ligada ao narcotráfico, equipada com quatro motores de elevada potência, conseguiram fugir em direção a águas espanholas, lançando ao mar dezenas de fardos de haxixe, especificou a força de segurança.

As autoridades portuguesas não conseguiram intercetar a embarcação, mas recolheram 50 fardos de haxixe, com um total de 1.700 quilogramas, bem como um telefone que opera via satélite, lê-se na nota.

De acordo com a GNR, a apreensão da droga ocorreu em águas territoriais espanholas, entre Portugal e o sul de Lepe, na província espanhola da Andaluzia.

O material apreendido foi entregue à Guardia Civil de Espanha, autoridade que coordena a investigação.

Também no dia de hoje, a Autoridade Marítima Nacional anunciou a apreensão de 876 quilogramas de droga no mar, ao largo da costa algarvia, junto a Vila Real de Santo António.

A apreensão resultou de uma ação de patrulha e vigilância marítima a sul da barra do Rio Guadiana, em águas territoriais portuguesas, especificou aquela autoridade em comunicado.

O produto estupefaciente estava acomodado em 21 fardos, totalizando cerca de 876 quilogramas.

Últimas do País

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para um "agravamento considerável" da agitação marítima nos Açores a partir da madrugada de domingo e até às 18h00 de segunda, com ondas de 12 metros.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Inverno devido ao aumento da procura dos serviços e à necessidade de reforçar a resposta.
A depressão Davide vai afetar a partir de hoje a costa ocidental de Portugal continental com agitação marítima forte, em particular a norte do Cabo da Roca, tendo já sido emitidos avisos, segundo o IPMA.
A decisão do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, de remover completamente quaisquer elementos natalícios das fotografias escolares deste ano está a gerar forte contestação entre muitos encarregados de educação, que consideram a medida desproporcionada, injustificada e prejudicial para a tradição celebrada pela maioria das famílias.
Os Técnicos de Emergência Pré-hospitalar decidiram hoje que vão aderir à greve geral agendada para 11 de dezembro, disse à Lusa fonte sindical.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve dois homens no concelho da Guarda, por suspeitas do crime de passagem de moeda falsa. Com eles tinham 505 mil euros em notas falsas.
A União Europeia (UE) registou, em 2024, 8.343 incêndios florestais, um valor quatro vezes superior à média de 17 anos e Portugal foi um dos países mais afetados, segundo dados hoje divulgados pela Comissão Europeia.
Quatro serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia vão estar fechados no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas três urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) anunciou hoje que vai aderir à greve geral marcada para 11 de dezembro, por considerar que o anteprojeto de reforma laboral do Governo fragiliza os profissionais e restantes trabalhadores.
A bebé de quatro meses que regressou na quinta-feira ao final da tarde ao hospital de Gaia, após ser entregue na GNR dos Carvalhos, já se encontra numa instituição, revelou hoje à Lusa fonte hospitalar.