PJ detém em Lisboa pessoa condenada no Brasil por “sextortion”

A Polícia Judiciária deteve em Lisboa uma pessoa procurada pelas autoridades brasileiras por ter sido condenada a 10 anos de prisão por extorsão de natureza sexual.

© D.R

Segundo a PJ, os crimes ocorreram numa cidade do Estado de São Paulo em 2023, altura em que várias vítimas foram ameaçadas e chantageadas com a divulgação de imagens de conteúdos íntimos.

As imagens eram obtidas “de forma dissimulada” e as vítimas ameaçadas com a sua divulgação caso não pagassem “quantias elevadas, para evitar o conhecimento público de situações de cariz sexual, tidas como comprometedoras”.

A Unidade de Informação Criminal da PJ localizou e deteve o estrangeiro de 24 anos procurado pelas autoridades judiciárias brasileiras na sequência da condenação por ‘sextortion’.

O suspeito vai agora ser presente ao Tribunal da Relação de Lisboa, para aplicação de medida de coação.

Últimas do País

Quase 80% dos utentes inquiridos num estudo da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) revelaram um conhecimento inadequado ou problemático dos seus direitos no acesso aos cuidados de saúde.
Cerca de um terço das estações meteorológicas de Portugal continental ultrapassaram ou igualaram, no fim de semana, os seus anteriores máximos históricos de temperatura máxima para o mês de junho, segundo o IPMA.
O IRN e o Ministério da Justiça acrescentam que para "tornar mais eficiente a tramitação dos processos, o balcão do Arquivo Central do Porto encerrará, temporariamente, o atendimento presencial, para poder dedicar os seus recursos aos pedidos recebidos por correio e canal 'online'".
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade começam hoje e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
O envolvimento da Força Aérea no transporte de emergência médica mantém-se a partir de terça-feira, apesar de já ter sido concedido o visto ao contrato entre o INEM e a empresa Gulf Med, a quem foi adjudicado o serviço.
O fenómeno é particularmente visível no Algarve e na Grande Lisboa, onde há concelhos em que os partos de mães estrangeiras já ultrapassam, e de forma clara, os de mães portuguesas.
Cento e dois operacionais combatem hoje um incêndio em Alvarenga, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional da Área Metropolitana do Porto.
O Tribunal de Évora marcou hoje para 14 de julho a leitura da sentença do ex-motorista do antigo ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita, no caso do atropelamento mortal de um trabalhador na Autoestrada 6 (A6).
Cerca de 17% dos jovens dos 15 aos 34 anos (16,8%) abandonaram pelo menos um nível de escolaridade não concluído e metade destes abandonou um curso de ensino superior, segundo dados, esta segunda-feira, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado alertou hoje para a possibilidade de encerramento de conservatórias por falta de trabalhadores e para o aumento de pedidos de nacionalidade provocados por eventuais alterações à lei.