Hamas estuda nova proposta dos EUA para cessar-fogo em Gaza

O grupo extremista palestiniano Hamas anunciou hoje que está a avaliar uma nova proposta apresentada pelo mediador norte-americano Steve Witkoff para um acordo de tréguas e a libertação dos reféns em Gaza.

@ Facebook de Steve Witkoff

“Os líderes do Hamas receberam a nova proposta de Witkoff dos mediadores e estão a estudá-la de forma responsável”, disse o movimento islamita num comunicado citado pela agência de notícias espanhola EFE.

O Hamas acrescentou que a proposta “deve servir os interesses do povo de Gaza, proporcionar alívio e permitir alcançar um cessar-fogo permanente” no território de 2,4 milhões de habitantes.

Witkoff disse na quarta-feira em Washington que iria apresentar uma nova proposta e mostrou-se confiante de que seria aceite pelas partes.

O mediador norte-americano não especificou os termos da proposta.

Alguns meios de comunicação social israelitas e árabes noticiaram que se trata de uma trégua de 60 dias que implicaria a libertação de 10 reféns vivos e a negociação de um cessar-fogo permanente.

Israel intensificou a ofensiva em Gaza em 17 de maio, com o objetivo declarado de libertar os últimos reféns, aniquilar o Hamas e assumir o controlo do território palestiniano.

A guerra em curso foi desencadeada pelos ataques liderados pelo Hamas em 07 de outubro de 2023 no sul de Israel, que causaram cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns.

A retaliação de Israel já provocou mais de 54.200 mortos, a destruição de quase todas as infraestruturas de Gaza e a deslocação forçada de centenas de milhares de pessoas.

Últimas do Mundo

O mundo está a caminho de acrescentar dois meses com temperaturas perigosamente elevadas até final do século, com os Estados mais pobres a serem mais afetados do que os maiores emissores de gases com efeito de estufa (GEE).
A Meta anunciou esta sexta-feira que está a adicionar controlos parentais para as interações entre crianças e os chatbots de inteligência artificial (IA), incluindo a capacidade de desativar parcialmente os modelos de IA a partir do início do próximo ano.
A República Checa vive uma mudança política de grande amplitude. O movimento liderado por Andrej Babiš, integrante dos Patriots for Europe, venceu as eleições parlamentares de 4 de outubro com 34,5 % dos votos e 80 deputados, tornando-se a principal força política do país.
Corrida solidária muçulmana realizada em Londres apenas para homens levanta acusações de discriminação e está sob investigação pela Comissão de Igualdade e Direitos Humanos.
A Comissão Europeia multou hoje as marcas de moda de luxo Gucci, Chloé e Loewe em 157 milhões de euros por terem limitado os preços de revenda de produtos de roupa, calçado e acessórios durante oito anos.
A desflorestação atingiu 8,1 milhões de hectares em todo o mundo em 2024, de acordo com um relatório divulgado hoje, a menos de um mês da Conferência do Clima em Belém, no Brasil.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) Europa e a Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro (IARC) defenderam hoje políticas rigorosas sobre o álcool, como impostos elevados e restrições de venda, para reduzir o consumo e prevenir o cancro.
Pelo menos 14 pessoas morreram no desabamento de uma mina em El Callao, na Venezuela, após chuvas torrenciais terem atingido a região a sudeste de Caracas, informaram hoje as autoridades.
O Governo mexicano anunciou hoje que 64 pessoas morreram e 65 estão desaparecidas na sequência das fortes chuvas que atingiram cinco estados do centro do México entre 06 e 09 de outubro.
A Iberdrola vai queixar-se na justiça da presidente da Red Eléctrica, a operadora do sistema elétrico de Espanha, por declarações em que atribuiu responsabilidades do apagão de 28 de abril às empresas produtoras, noticiam hoje meios de comunicação social espanhóis.