Hamas estuda nova proposta dos EUA para cessar-fogo em Gaza

O grupo extremista palestiniano Hamas anunciou hoje que está a avaliar uma nova proposta apresentada pelo mediador norte-americano Steve Witkoff para um acordo de tréguas e a libertação dos reféns em Gaza.

@ Facebook de Steve Witkoff

“Os líderes do Hamas receberam a nova proposta de Witkoff dos mediadores e estão a estudá-la de forma responsável”, disse o movimento islamita num comunicado citado pela agência de notícias espanhola EFE.

O Hamas acrescentou que a proposta “deve servir os interesses do povo de Gaza, proporcionar alívio e permitir alcançar um cessar-fogo permanente” no território de 2,4 milhões de habitantes.

Witkoff disse na quarta-feira em Washington que iria apresentar uma nova proposta e mostrou-se confiante de que seria aceite pelas partes.

O mediador norte-americano não especificou os termos da proposta.

Alguns meios de comunicação social israelitas e árabes noticiaram que se trata de uma trégua de 60 dias que implicaria a libertação de 10 reféns vivos e a negociação de um cessar-fogo permanente.

Israel intensificou a ofensiva em Gaza em 17 de maio, com o objetivo declarado de libertar os últimos reféns, aniquilar o Hamas e assumir o controlo do território palestiniano.

A guerra em curso foi desencadeada pelos ataques liderados pelo Hamas em 07 de outubro de 2023 no sul de Israel, que causaram cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns.

A retaliação de Israel já provocou mais de 54.200 mortos, a destruição de quase todas as infraestruturas de Gaza e a deslocação forçada de centenas de milhares de pessoas.

Últimas do Mundo

As defesas aéreas russas abateram 93 drones ucranianos sobre seis regiões do país, sobre a Crimeia anexada e o Mar Negro, informou hoje o Ministério da Defesa russo.
A Arábia Saudita executou oito pessoas no sábado, anunciou hoje a imprensa estatal do país, demonstrando que o uso da pena de morte está a ser aprofundado pela monarquia do Golfo, especialmente para condenações relacionadas com drogas.
Cabo Verde apreendeu 21 apartamentos e dois estabelecimentos comerciais, avaliados em 2,7 milhões de euros, na ilha do Sal, numa investigação europeia sobre fraude e branqueamento de capitais que também passou por Portugal, foi esta sexta-feira anunciado.
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou hoje que deseja uma "paz duradoura" na Ucrânia, reafirmando que as condições propostas por Moscovo, nomeadamente a cedência de território por Kyiv e a renúncia à NATO, permanecem inalteradas.
O Google DeepMind e o Google Earth Engine anunciaram o seu novo modelo de Inteligência Artificial (IA) AlphaEarth Foundations, que ajudará cientistas e investigadores a cartografar e monitorizar a Terra de forma "mais precisa e eficiente".
A instituição de ensino informou hoje que a investigação começou em maio, após a denúncia de várias das vítimas, que informaram as autoridades espanholas de fotografias em que apareciam nuas que tinham sido divulgadas no seu círculo de amigos.
Uma greve de taxistas contra o aumento do preço do gasóleo coincidiu com as manifestações contra o aumento do custo de vida em Angola, provocando graves distúrbios em Luanda. Os confrontos com a polícia resultaram em pelo menos quatro mortos, incluindo um agente, e mais de 500 detenções.
O balanço provisório das autoridades angolanas aponta para 22 mortos, 197 feridos e 1.214 detenções, nos dois dias de tumultos registados na província de Luanda, durante uma paralisação de taxistas, avançou o Governo esta quarta-feira.
Dois ex-altos funcionários do futebol chinês foram condenados hoje por crimes de corrupção, elevando para 18 o número de pessoas condenadas desde o início, em 2022, da maior campanha anticorrupção da história recente do futebol do país.
A Comissão Europeia revelou hoje que a plataforma de comércio digital Temu violou a legislação dos serviços 'online' da União Europeia (UE), ao permitir a venda de produtos ilegais.