PSP desmantelou rede de tráfico de droga que operava no Alentejo Central

A PSP de Évora desmantelou uma rede de tráfico de droga que operava sobretudo na região do Alentejo Central, tendo sido detidas 13 pessoas, durante uma operação realizada entre segunda e quarta-feira, informou hoje aquela força de segurança.

© Folha Nacional

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública (PSP) adianta que na operação, desencadeada após uma investigação que durava há cerca de um ano e meio, foram detidos nove homens e quatro mulheres, com idades entre os 19 e os 45 anos, e apreendidas mais de 135 mil doses de haxixe.

No âmbito das buscas, a PSP precisa que foram apreendidas 135.695,94 doses individuais de haxixe, 697 de cocaína, 85,20 de ecstasy, 59.857,20 euros em dinheiro, cinco automóveis de alta cilindrada, um motociclo, duas botijas de óxido nitroso, uma arma de fogo, calibre 6.35 milímetros e uma arma de fogo e calibre 12.

Foram também apreendidas duas reproduções de armas de fogo, uma arma branca, uma soqueira, diversas armas brancas e 130 munições de diversos calibres e material que se suspeita ser proveniente do lucro da venda de droga.

A intervenção da PSP foi desencadeada após uma detenção em flagrante delito na cidade de Évora, seguida do cumprimento de 29 mandados de buscas nas localidades de Évora, Montemor-o-Novo, Lisboa e Samora Correia (Santarém).

Dos detidos, 12 foram presentes à autoridade judiciária competente, cinco ficaram em prisão preventiva.

O último detido será presente, hoje, à autoridade judiciária competente para eventual aplicação de medida de coação.

Últimas do País

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) vai pedir ao Provedor de Justiça que solicite ao Tribunal Constitucional a fiscalização do diploma das urgências regionais, que considera prejudicial ao trabalho dos médicos, anunciou hoje a organização sindical.
Um professor de equitação de Vila do Conde foi condenado pelo Tribunal da Relação do Porto (TRP) a prisão efetiva, por ter abusado sexualmente de alunas, depois de ter sido punido com uma pena suspensa na primeira instância.
As instituições de ensino superior privado já têm mais professores doutorados do que as instituições públicas, segundo dados divulgados hoje no portal do Observatório do Ensino Superior Privado (OESP).
A PSP confirmou hoje a detenção de 37 pessoas por delitos antes do jogo de domingo entre Vitória de Guimarães e FC Porto, que os ‘dragões’ venceram (1-0), para a 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
Um praticante de parapente, com cerca de 60 anos, morreu hoje após ter caído numa zona rochosa na praia da Cordoama, no concelho de Vila do Bispo, no Algarve, disse à Lusa fonte da Autoridade Marítima.
Um bombeiro ficou hoje ferido no combate a um incêndio numa empresa em Porto de Mós, que já está em resolução e que não atingiu a parte produtiva, revelou a Proteção Civil.
A primeira de 11 campanhas de fiscalização das estradas previstas para este ano por PSP, GNR e Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) arranca na terça-feira, no distrito do Porto, anunciaram hoje as autoridades.
Dezenas de professores de instituições de ensino superior de todo do país assinaram um manifesto contra o uso da inteligência artificial generativa (IA), alertando para a transformação dos estudantes em "cretinos digitais".
Uma mulher de 30 anos foi alvo de uma tentativa de violação em plena viagem de TVDE, em Lisboa. O agressor só não consumou o crime graças à resistência da vítima e à passagem de outro veículo.
O incêndio que deflagrou hoje num apartamento de um edifício habitacional de oito pisos no Carregado, Alenquer, distrito de Lisboa, provocou um morto e quatro feridos, de acordo com fonte da proteção civil.