Dois mortos em ataques russos nas regiões de Kherson e Zaporijia

Duas pessoas morreram, esta madrugada, na sequência de ataques russos nas regiões de Kherson e Zaporijia, sul da Ucrânia, de acordo com as autoridades ucranianas.

© Facebook de Volodymyr Zelensky

Na região de Zaporijia, uma menina de nove anos foi morta e um rapaz de 16 anos ficou ferido num ataque com bombas teleguiadas, que destruíram várias estruturas numa localidade próxima da linha da frente, escreveu o chefe da administração regional, Ivan Fedorov, na plataforma de mensagens Telegram.

Na cidade de Kherson, um homem de 66 anos morreu na sequência de um bombardeamento na zona de Dniprovskyi, escreveu o chefe da administração regional, Oleksandr Prokoudine, no Telegram.

Os bombardeamentos russos feriram uma pessoa em Kharkiv (nordeste), ainda de acordo com as autoridades.

Do lado russo, dez pessoas ficaram feridas durante a madrugada, na sequência de ataques com drones ucranianos na região de Kursk, anunciou, por sua vez, o governador interino da região, Alexandre Khinchtein.

Os esforços diplomáticos para pôr fim à invasão russa da Ucrânia, iniciada em 2022, intensificaram-se nas últimas semanas, mas têm esbarrado na desconfiança entre Moscovo e Kiev, que se culpam mutuamente pela falta de progresso.

A Rússia propôs à Ucrânia um encontro para negociações diretas na segunda-feira em Istambul, após uma primeira reunião pouco frutífera a 16 de maio. A Ucrânia ainda não respondeu.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse na sexta-feira à noite ter conversado sobre o assunto com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan.

“É necessário um cessar-fogo para continuar a avançar em direção à paz. É preciso parar de matar pessoas. Discutimos uma possível próxima reunião em Istambul e as condições em que a Ucrânia está disposta a participar”, escreveu Zelensky no Telegram.

“Ambos concordámos que esta reunião não pode e não deve ser uma perda de tempo”, acrescentou.

Últimas do Mundo

O FBI está a investigar o movimento de extrema-esquerda Antifa como grupo terrorista, de forma igual à Al-Qaeda ou Estado Islâmico (EI), disse o diretor da agência norte-americana de investigação criminal, Kash Patel.
O mundo está a caminho de acrescentar dois meses com temperaturas perigosamente elevadas até final do século, com os Estados mais pobres a serem mais afetados do que os maiores emissores de gases com efeito de estufa (GEE).
A Meta anunciou esta sexta-feira que está a adicionar controlos parentais para as interações entre crianças e os chatbots de inteligência artificial (IA), incluindo a capacidade de desativar parcialmente os modelos de IA a partir do início do próximo ano.
A República Checa vive uma mudança política de grande amplitude. O movimento liderado por Andrej Babiš, integrante dos Patriots for Europe, venceu as eleições parlamentares de 4 de outubro com 34,5 % dos votos e 80 deputados, tornando-se a principal força política do país.
Corrida solidária muçulmana realizada em Londres apenas para homens levanta acusações de discriminação e está sob investigação pela Comissão de Igualdade e Direitos Humanos.
A Comissão Europeia multou hoje as marcas de moda de luxo Gucci, Chloé e Loewe em 157 milhões de euros por terem limitado os preços de revenda de produtos de roupa, calçado e acessórios durante oito anos.
A desflorestação atingiu 8,1 milhões de hectares em todo o mundo em 2024, de acordo com um relatório divulgado hoje, a menos de um mês da Conferência do Clima em Belém, no Brasil.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) Europa e a Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro (IARC) defenderam hoje políticas rigorosas sobre o álcool, como impostos elevados e restrições de venda, para reduzir o consumo e prevenir o cancro.
Pelo menos 14 pessoas morreram no desabamento de uma mina em El Callao, na Venezuela, após chuvas torrenciais terem atingido a região a sudeste de Caracas, informaram hoje as autoridades.
O Governo mexicano anunciou hoje que 64 pessoas morreram e 65 estão desaparecidas na sequência das fortes chuvas que atingiram cinco estados do centro do México entre 06 e 09 de outubro.