Polícia de São Francisco deteve 60 manifestantes contra rusgas a imigrantes

A polícia de São Francisco, nos Estados Unidos, deteve cerca de 60 pessoas durante os protestos de domingo contra as rusgas à imigração promovidas pelo Governo do Presidente, Donald Trump.

© D.R.

“Os polícias recuperaram uma arma de fogo no local. As pessoas são livres de exercer os seus direitos garantidos pela Primeira Emenda, mas a violência, especialmente contra os agentes do Departamento de Polícia de São Francisco, não será tolerada”, disseram as autoridades policiais em comunicado, acrescentando que três agentes ficaram feridos.

O Departamento de Polícia de Los Angeles anunciou a detenção de 10 pessoas durante o terceiro dia de protestos contra as rusgas do Serviço de Imigração e Alfândegas, elevando o número total de detenções nas últimas 48 horas para quase 40.

O responsável da agência, Jim McDonnell, anunciou estes números numa conferência de imprensa onde assegurou que o seu trabalho “não é dividir as comunidades ou politizar a aplicação da lei”, mas sim “garantir a segurança de todos”.

McDonnell disse ainda que a força policial da cidade da Califórnia está “comprometida com a transparência, a responsabilidade e com o tratamento respeitoso de todos os residentes de Los Angeles, independentemente do seu estatuto imigratório”, nos protestos que eclodiram na passada sexta-feira, após 44 detenções efetuadas pelo Serviço de Imigração e Alfândegas em várias rusgas na cidade.

O chamado ‘czar das fronteiras’, Tom Homan, manifestou apoio à atuação da polícia, enquanto o governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, argumentou que “constitui uma grave violação da soberania do estado”.

Cerca de 300 membros da Guarda Nacional foram mobilizados para conter as manifestações de protesto, depois das autoridades policiais terem registado ações de pilhagem em estabelecimentos comerciais em Los Angeles.

Durante o fim de semana, o Departamento de Polícia de Los Angeles pediu às pessoas para abandonarem o centro da cidade, depois de dois agentes terem ficado feridos por motociclistas que tentaram romper a linha de defesa das forças de segurança.

Durante os distúrbios, seis carros foram queimados e foram montadas barricadas com cadeiras, contentores do lixo e sinais de trânsito.

Numa publicação na rede social X, o Departamento de Polícia de Los Angeles avisou que “o uso de dispositivos incendiários contra polícias seria reprimido com a força apropriada”, ameaçando com o uso de munições não letais contra os manifestantes.

Últimas do Mundo

A Comissão Europeia foi alvo de buscas policiais em Bruxelas devido a suspeitas na venda de 23 imóveis ao Estado belga em 2024. A investigação está a cargo do Ministério Público Europeu, que confirmou diligências de recolha de provas.
Dados recentes da agência europeia FRONTEX indicam que, entre 2024 e 2025, mais de 100 mil pessoas entraram ilegalmente em Espanha pelas rotas do Mediterrâneo Ocidental e das Canárias. Cerca de 73% provêm de países sem conflitos armados generalizados.
As perdas seguradas por catástrofes naturais atingiram em 2025 os 127.000 milhões de dólares (cerca de 106.681 milhões de euros), ultrapassando os 100.000 milhões de dólares pagos pelo setor segurador pelo sexto ano consecutivo.
Uma operação policial europeia que incluiu 18 países e foi liderada por Áustria, Portugal e Espanha impediu a entrada em circulação de cerca de 1,2 mil milhões de euros em notas e moedas falsas de várias divisas.
A Comissão Europeia propôs hoje a criação de uma aplicação para reportar casos de cyberbullying e instou os Estados-membros a desenvolverem uma abordagem comum para combater o fenómeno, que atinge uma em seis crianças.
As autoridades francesas lançaram hoje um apelo por testemunhas depois de terem acusado um ex-professor de 79 anos de violação agravada e abuso sexual contra 89 menores em vários países entre 1967 e 2022.
A Comissão Europeia adotou esta segunda-feira, medidas para impedir a destruição de vestuário, roupa, acessórios e calçado não vendidos, visando reduzir os danos ambientais na União Europeia (UE), que rondam 5,6 milhões de toneladas de emissões poluentes por ano.
As autoridades do Brasil e de Espanha desmantelaram uma rede criminosa que traficava cocaína escondida em tampos de mármore de mesas e lavatórios, anunciou hoje a polícia espanhola.
A Comissão Europeia notificou hoje a `gigante` tecnológica Meta de possíveis medidas cautelares para reverter a exclusão de assistentes de inteligência artificial (IA) terceiros do serviço de comunicações WhatsApp, considerando existir um abuso de posição dominante.
Centenas de portugueses estão hoje a convergir para o consulado de Portugal em Paris para votar na segunda volta das presidenciais, com vários a exercerem pela primeira vez o seu direito de voto, prevendo-se uma participação historicamente elevada.