Municípios disponíveis para discutir revisão da lei eleitoral para as autarquias

A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Luísa Salgueiro, garantiu hoje que os municípios estão disponíveis para discutir a revisão da lei eleitoral para as autarquias, aguardando por uma proposta concreta do Governo.

© Facebook da Associação Nacional de Municípios Portugueses - ANMP

“Este é um tema que já foi abordado sucessivas vezes pela Associação Nacional dos Municípios, que está, mais uma vez, na total disponibilidade e total interesse em voltar a discutir o assunto. Aguardamos que seja materializado”, destacou.

No final de uma reunião do conselho diretivo, que decorreu durante a manhã em Cantanhede, no distrito de Coimbra, Luísa Salgueiro indicou que o programa do Governo, entregue na Assembleia da República no sábado, tem “apenas duas linhas” sobre a pretensão da revisão da lei que regula a eleição dos titulares dos órgãos das autarquias locais.

“O programa do Governo tem duas linhas sobre isto, que são muito genéricas. Portanto, é preciso que seja apresentada uma proposta, que só será eficaz no próximo mandato. Já não é para estas eleições, mas para as próximas”, acrescentou.

À agência Lusa, a também presidente da Câmara Municipal de Matosinhos apontou ainda que a ANMP irá ouvir os seus membros a este propósito no próximo congresso, que deverá acontecer no final do ano.

“Ouvirá os seus membros para ter uma opinião mais formada. Portanto, aguardamos que seja apresentada, materializada, e, tal como já fizemos em ocasiões anteriores, em que esse assunto foi trazido para a agenda política, a Associação dará o seu parecer escudado na opinião dos seus membros, que ouvirá oportunamente”, concluiu.

Últimas do País

O filho do primeiro-ministro, Hugo Montenegro, foi vítima de um furto no passado dia 29 de setembro, na área da Foz, no Porto.
A Comissão Técnica Independente (CTI) para a refundação do INEM propõe a criação de uma central única de atendimento juntando CODU e SNS24, e a abertura do transporte não emergente de doentes ao setor privado, revela hoje o jornal Público.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para um "agravamento considerável" da agitação marítima nos Açores a partir da madrugada de domingo e até às 18h00 de segunda, com ondas de 12 metros.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Inverno devido ao aumento da procura dos serviços e à necessidade de reforçar a resposta.
A depressão Davide vai afetar a partir de hoje a costa ocidental de Portugal continental com agitação marítima forte, em particular a norte do Cabo da Roca, tendo já sido emitidos avisos, segundo o IPMA.
A decisão do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, de remover completamente quaisquer elementos natalícios das fotografias escolares deste ano está a gerar forte contestação entre muitos encarregados de educação, que consideram a medida desproporcionada, injustificada e prejudicial para a tradição celebrada pela maioria das famílias.
Os Técnicos de Emergência Pré-hospitalar decidiram hoje que vão aderir à greve geral agendada para 11 de dezembro, disse à Lusa fonte sindical.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve dois homens no concelho da Guarda, por suspeitas do crime de passagem de moeda falsa. Com eles tinham 505 mil euros em notas falsas.
A União Europeia (UE) registou, em 2024, 8.343 incêndios florestais, um valor quatro vezes superior à média de 17 anos e Portugal foi um dos países mais afetados, segundo dados hoje divulgados pela Comissão Europeia.
Quatro serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia vão estar fechados no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas três urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).