Autoridades colombianas detêm quarto suspeito de tentativa de assassínio de senador

O Ministério Público colombiano anunciou na quinta-feira a detenção de um quarto suspeito, presumivelmente cúmplice da tentativa de assassinato de Miguel Uribe, senador e candidato conservador à presidência da Colômbia, que continua em estado crítico.

© D.R.

Em 07 de junho, o deputado de 39 anos foi atingido por três tiros, dois dos quais na cabeça, quando discursava perante apoiantes num parque de Bogotá, a capital colombiana.

Na passada segunda-feira, foi submetido a uma nova intervenção cirúrgica de urgência devido a uma hemorragia cerebral e o seu estado de saúde é descrito como “extremamente grave”, de acordo com o último comunicado da clínica onde está a ser tratado.

O Ministério Público não precisou o grau de envolvimento deste quarto suspeito detido, que se junta ao atirador de 15 anos, que alvejou o senador, ao condutor da motorizada que transportou o adolescente ao local do crime, e à pessoa que lhe terá fornecido a arma.

Segundo os meios de comunicação social locais, este quarto detido foi visto por câmaras de vigilância a espreitar no local do atentado.

O homem será hoje presente a um juiz, que avaliará as acusações que lhe são imputadas.

Os três primeiros suspeitos foram acusados de tentativa de homicídio e de porte ilegal de armas. Um quinto suspeito continua a monte.

O atirador adolescente é suspeito de fazer parte de uma rede de assassinos contratados. De acordo com edição do passado sábado da revista “Semana”, o adolescente terá confessado que recebeu uma oferta de 20 milhões de pesos (quase 4.300 euros).

Segundo o advogado de Miguel Uribe, Victor Mosquera, os avanços nas investigações revelam que uma “organização estruturada” com um “historial de atentados contra dirigentes (políticos) de direita” esteve na origem do ataque.

Miguel Uribe, membro do partido Centro Democrático do antigo presidente de direita Álvaro Uribe (2002-2010, de quem não é familiar), anunciou em outubro passado a sua intenção de se candidatar às eleições presidenciais de maio de 2026.

Miguel Uribe Turbai é filho de Diana Turbay, jornalista assassinada em janeiro de 1991, depois de ter sido raptada pelo cartel de Medellín, de Pablo Escobar, e neto de Julio Cesar Turbay, presidente da Colômbia entre 1978 e 1982.

Últimas do Mundo

A Comissão Europeia multou hoje as marcas de moda de luxo Gucci, Chloé e Loewe em 157 milhões de euros por terem limitado os preços de revenda de produtos de roupa, calçado e acessórios durante oito anos.
A desflorestação atingiu 8,1 milhões de hectares em todo o mundo em 2024, de acordo com um relatório divulgado hoje, a menos de um mês da Conferência do Clima em Belém, no Brasil.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) Europa e a Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro (IARC) defenderam hoje políticas rigorosas sobre o álcool, como impostos elevados e restrições de venda, para reduzir o consumo e prevenir o cancro.
Pelo menos 14 pessoas morreram no desabamento de uma mina em El Callao, na Venezuela, após chuvas torrenciais terem atingido a região a sudeste de Caracas, informaram hoje as autoridades.
O Governo mexicano anunciou hoje que 64 pessoas morreram e 65 estão desaparecidas na sequência das fortes chuvas que atingiram cinco estados do centro do México entre 06 e 09 de outubro.
A Iberdrola vai queixar-se na justiça da presidente da Red Eléctrica, a operadora do sistema elétrico de Espanha, por declarações em que atribuiu responsabilidades do apagão de 28 de abril às empresas produtoras, noticiam hoje meios de comunicação social espanhóis.
Quase uma centena de pessoas ficaram feridas hoje na colisão entre dois comboios de alta velocidade no sul da Eslováquia, perto da fronteira com a Hungria.
O tráfego de passageiros nos aeroportos europeus cresceu 4,9% em agosto em termos homólogos, ficando 7% acima dos dados pré-pandemia da covid-19, segundo dados preliminares hoje divulgados pelo Airports Council International (ACI Europe).
A entrada em vigor do cessar-fogo entre Israel e o Hamas fez com que o preço do barril de petróleo americano caísse hoje para o seu nível mais baixo em seis meses, baixando a marca dos 60 dólares.
O Prémio Nobel da Paz 2025 foi atribuído à opositora venezuelana María Corina Machado, ex-deputada da Assembleia Nacional da Venezuela entre 2011 e 2014, anunciou hoje o Comité Nobel norueguês.