Tesla vai construir fábrica de armazenamento de eletricidade na China

A Tesla, de Elon Musk, anunciou hoje que assinou um contrato na China para construir a sua primeira fábrica de armazenamento em grande escala para a rede elétrica chinesa.

© D.R.

“A Tesla assinou oficialmente o seu primeiro projeto de uma fábrica de armazenamento de energia para a rede na China continental”, declarou o grupo especializado em veículos elétricos e que também fabrica baterias e painéis solares na sua conta na rede social chinesa Weibo.

A empresa disse que a instalação, que deverá ser “a maior” do seu tipo na China, “permitirá o ajuste dos recursos da rede de energia e abordará eficazmente as pressões do fornecimento de energia urbana”.

De acordo com o jornal financeiro chinês Yicai, o contrato assinado pela Tesla Shanghai, as autoridades da cidade de Shangai China e a China Kangfu International Leasing, prevê um investimento de quatro mil milhões de yuan, ou seja, quase 485 milhões de euros.

A Tesla instalou uma linha de montagem de veículos em Xangai, que também produziu mais de 100 Megapacks no primeiro trimestre de 2025 para exportação, nomeadamente para a Europa.

Um Megapack é uma bateria gigante que pode armazenar mais de 3,9 megawatts-hora de eletricidade, o equivalente ao consumo de 3.600 casas em média durante uma hora, segundo o ‘site’ da Tesla.

O grupo salienta que estes blocos, que se assemelham a contentores brancos, podem ser ligados entre si até ao infinito, cada um com o seu próprio dispositivo de conectividade.

Nesta fase, o grupo americano afirma ter instalado o equivalente a mais de 10 gigawatts-hora (GWh), nomeadamente em vários estados americanos como o Texas (81 unidades) e o Alasca (37 unidades), bem como na Austrália (212 unidades).

A assinatura deste contrato acontece numa altura de relações tensas entre Washington e Pequim, tendo como pano de fundo a guerra comercial iniciada pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O patrão da Tesla, o bilionário Elon Musk, foi um conselheiro próximo e financiador de Donald Trump durante a sua campanha para a Casa Branca e, até ao final de maio, dirigiu o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla inglesa), cuja missão era reduzir drasticamente as despesas federais).

Mais recentemente a relação entre Musk e Trump deteriorou-se de tal maneira que levou a uma guerra aberta entre ambos nas suas respetivas redes sociais.

Últimas do Mundo

A polícia confirmou que não divulgará publicamente o estatuto migratório dos acusados, apesar de já o ter partilhado, em privado, com George Finch, vereador local pelo Reform UK.
Os ministros da Defesa e do Ambiente do Gana morreram hoje na queda de um helicóptero, sem registo de sobreviventes, anunciou a presidência, após o desaparecimento da aeronave, que transportava três tripulantes e cinco passageiros.
A polícia espanhola deteve e identificou hoje mais de 30 pessoas ao desmantelar uma rede criminosa que cometia fraudes 'online' a partir de Algeciras e causou um prejuízo de quase 300.000 euros a vítimas na Finlândia.
O WhatsApp anunciou que irá passar a exibir uma pré-visualização com informações sobre um grupo ou pessoas que não pertençam aos contacto para ajudar a alertar os utilizadores sobre a possibilidade de estarem perante uma fraude.
O primeiro-ministro israelita convocou uma reunião do gabinete de segurança para analisar “uma ocupação total da Faixa de Gaza”, revelou um alto funcionário à imprensa israelita, informação confirmada à EFE por fontes do gabinete de Benjamin Netanyahu.
As defesas aéreas russas abateram 93 drones ucranianos sobre seis regiões do país, sobre a Crimeia anexada e o Mar Negro, informou hoje o Ministério da Defesa russo.
A Arábia Saudita executou oito pessoas no sábado, anunciou hoje a imprensa estatal do país, demonstrando que o uso da pena de morte está a ser aprofundado pela monarquia do Golfo, especialmente para condenações relacionadas com drogas.
Cabo Verde apreendeu 21 apartamentos e dois estabelecimentos comerciais, avaliados em 2,7 milhões de euros, na ilha do Sal, numa investigação europeia sobre fraude e branqueamento de capitais que também passou por Portugal, foi esta sexta-feira anunciado.
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou hoje que deseja uma "paz duradoura" na Ucrânia, reafirmando que as condições propostas por Moscovo, nomeadamente a cedência de território por Kyiv e a renúncia à NATO, permanecem inalteradas.
O Google DeepMind e o Google Earth Engine anunciaram o seu novo modelo de Inteligência Artificial (IA) AlphaEarth Foundations, que ajudará cientistas e investigadores a cartografar e monitorizar a Terra de forma "mais precisa e eficiente".