Percevejos expõem más condições nas instalações das forças de segurança portuguesas

Um novo surto de percevejos na camarata da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE), na Ajuda, voltou a expor as más condições de alojamento nas instalações da GNR.

© D.R.

De acordo com o Jornal de Notícias (JN), militares foram novamente afetados pela infestação, apesar das anteriores intervenções de desinfestação e da substituição de colchões.

“É uma infestação de percevejos que já foi, supostamente, tratada várias vezes, mas sempre sem solução. O essencial era trocar os colchões e os estrados”, afirmou ao JN uma fonte militar da GNR, que pediu anonimato por receio de represálias.

Este é apenas o caso mais recente numa longa lista de denúncias sobre a degradação das infraestruturas das forças de segurança em Portugal. Em 2023, a esquadra da PSP de Moscavide foi alvo de críticas devido à presença de humidade, infiltrações e instalações sanitárias

inoperacionais. Já em 2021, a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia denunciou várias esquadras com ratos, bolor e sistemas elétricos obsoletos, pondo em causa a segurança dos próprios agentes.

Muitos destes edifícios continuam sem obras de requalificação, apesar das promessas governamentais. Os sindicatos e associações de militares alertam para o impacto direto destas condições na moral e no desempenho das forças de segurança.

O comando da GNR afirma que os casos atuais estão “contidos” e que estão a ser tomadas medidas adicionais de higienização, mas o problema volta a lançar luz sobre a necessidade urgente de investimento nas infraestruturas da segurança pública.

Últimas do País

Todas as dez freguesias de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, estão sem fornecidas de energia elétrica, com exceção de algumas zonas na sede de concelho, informou o presidente da Câmara Municipal.
Cerca de 198 mil clientes das E-Redes continuaram hoje às 13h00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
Mais de 400 pessoas deram entrada nas urgências do hospital de Leiria com traumas devido a situações relacionadas com acidentes em trabalhos de limpeza e reconstrução, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria.
Carregados de pás, vassouras e sacos do lixo, centenas de voluntários juntaram-se hoje em Leiria, junto ao estádio municipal, para limpar e reerguer este concelho da região Centro, bastante afetado pela depressão Kristin, contando com pessoas de todo o país.
Um homem e uma mulher detidos na sexta-feira na posse de 22,7 quilos de haxixe, estão em prisão preventiva, indicou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).
O furto de cabos e de gasóleo de geradores tem afetado a reposição do abastecimento de água no concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, disse hoje o vereador Eduardo Amaral, que manifestou revolta.
Cerca de 211 mil clientes da E-Redes continuavam hoje às 06:00 sem luz em Portugal continental, a maior parte na zona de Leiria, na sequência da depressão Kristin na madrugada de quarta-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um período prolongado de chuva na próxima semana em todo o território continental, mas sobretudo no norte e centro, regiões atingidas pelo mau tempo nos últimos dias.
O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) reconheceu hoje que tem os próximos dois dias para preparar as albufeiras para a próxima semana, que será "muito complicada" face à previsão de chuva em todo o território continental.
Um serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vai estar encerrado no sábado, e três vão estar encerrados no domingo, sobretudo nas regiões de Lisboa e Setúbal, segundo as escalas publicadas no Portal do SNS.