Trump anuncia envio de sistemas de defesa antiaérea Patriot para a Ucrânia

O Presidente norte-americano anunciou que os EUA vão enviar sistemas de defesa antiaérea Patriot para a Ucrânia, num momento em que as relações entre Donald Trump e o homólogo russo mostram sinais de deterioração.

© Facebook de Donal Trump

“Vamos enviar-lhes Patriots, que eles precisam desesperadamente”, disse Donald Trump no domingo, duas semanas depois de Washington ter anunciado a suspensão de algumas entregas de armas a Kiev.

“Ainda não decidi a quantidade, mas eles vão recebê-las porque precisam de proteção”, acrescentou.

O fornecimento de armas faz parte de um acordo com a NATO, que vai pagar aos Estados Unidos pelo material que vai enviar para a Ucrânia, de acordo com Trump.

“Na verdade, vamos enviar vários equipamentos militares muito sofisticados e eles vão pagar-nos 100%”, disse Donald Trump à comunicação social.

Os Patriots são considerados um dos principais sistemas de defesa antibalísticos do exército norte-americano, uma vez que são utilizados para intercetar ataques lançados por adversários por terra e ar.

Trump disse também que hoje será feito um anúncio sobre a Rússia – depois de semanas a expressar frustração com o Presidente russo, Vladimir Putin, pela recusa deste em aceitar uma trégua e parar com os bombardeamentos em território ucraniano -, embora não tenha detalhado possíveis sanções.

“Putin surpreendeu muita gente. Fala bem e depois bombardeia toda a gente à tarde. Portanto, há um pequeno problema e eu não gosto disso”, afirmou.

O senador republicano Lindsay Graham, um dos mais próximos de Donald Trump, disse no domingo que isso poderia envolver um pacote de sanções contra Moscovo.

Últimas do Mundo

A compra do sistema 'Iron Dome' faz parte da estratégia da Roménia para reforçar a segurança nacional e o contrato, avaliado em 1,6 mil milhões de euros, deverá estar concluído este outono.
A Rússia manifestou hoje o seu apoio a uma terceira ronda de negociações com a Ucrânia, embora tenha acusado Kyiv de "não ter pressa", após os últimos contactos entre as partes no início de junho, em Istambul.
O exército israelita matou dois jornalistas na Faixa de Gaza, incluindo os três filhos e a mulher de um deles, informaram hoje fontes locais, elevando para mais de 230 os trabalhadores dos 'media' assassinados desde outubro de 2023.
O Presidente norte-americano anunciou que os EUA vão enviar sistemas de defesa antiaérea Patriot para a Ucrânia, num momento em que as relações entre Donald Trump e o homólogo russo mostram sinais de deterioração.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou hoje a pretensão de reforçar até 2027 o orçamento da Defesa com 6,5 mil milhões de euros, para totalizar 64 mil milhões de euros.
O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, inicia na segunda-feira uma visita de dois dias aos Estados Unidos para debater com a administração Trump as contribuições dos países membros da organização e a crise na Ucrânia, anunciou hoje a organização.
O Presidente da Ucrânia pediu hoje a todos os seus aliados que ajudem Kiev a neutralizar os drones russos, depois de contabilizar mais de 1.800 daquelas aeronaves não tripuladas lançadas por Moscovo na última semana.
A organização de primeiros socorros Defesa Civil na Faixa de Gaza anunciou que pelo menos 27 palestinianos foram mortos em ataques israelitas em vários pontos do território durante a madrugada e manhã de hoje.
O Papa Leão XIV recebeu hoje oito comunidades religiosas e de missionários em Castel Gandolfo, onde passa uns dias de descanso, e encorajou-os “a pensar em grande”.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou hoje que Bruxelas continua disposta a negociar com os EUA para chegar a um acordo antes de 01 de agosto, após Donald Trump anunciar tarifas de 30%.