A Polícia Judiciária (PJ) levou a cabo esta terça-feira uma operação no concelho de Loures, no âmbito de seis inquéritos coordenados pelo Ministério Público, através do DIAP de Loures. “Em causa estão suspeitas de vários crimes, incluindo corrupção passiva e ativa, peculato, abuso de poder, falsidade informática e falsificação de documentos”, pode-se ler no site oficial da PJ.
Foram executados 15 mandados de busca e apreensão, bem como diligências de investigação digital, centradas em alegados comportamentos ilícitos de elementos da Polícia Municipal de Loures, relacionados com o levantamento e tratamento de autos de contraordenação.
Entre as situações sob investigação, estão também serviços prestados fora do enquadramento legal, alegadamente em benefício de entidades privadas, e o pagamento irregular de horas extraordinárias e trabalho suplementar, em violação da legislação em vigor.
A operação envolveu cerca de 30 inspetores e peritos da Unidade de Perícia Tecnológica e Informática da PJ. Os elementos recolhidos serão agora analisados no âmbito do processo, com o objetivo de esclarecer os factos e concluir rapidamente os inquéritos em curso.