Donos sabem que hoje “há uma responsabilização” se abandonarem animais

A Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (LPDA) considera que, ao contrário do que acontecia há alguns anos, hoje as pessoas sabem que "não podem e não devem" abandonar os animais, porque "há uma responsabilização".

© D.R.

“Há uma evolução de as pessoas saberem que, independentemente de não quererem, não podem e não devem abandonar um animal […], porque sabem que há uma responsabilização”, afirmou, em declarações à Lusa a propósito do Dia Internacional do Animal Abandonado, a vice-presidente da LPDA.

Entre estas, exemplifica Florbela Chaves, estão pessoas que acolhem animais de familiares que morreram ou foram institucionalizados e com os quais não querem ficar.

“O que acontece muitas vezes, tanto a nós quanto a outras associações, é ficarem animais à nossa porta”, acrescentou, precisando que legalmente tal não é considerado abandono.

Outras ameaçam que irão deixar os cães ou gatos na rua caso a Liga não arranje uma solução para os animais, o que esta nem sempre consegue.

“Gostaríamos de chegar a todos, ficar com todos, termos capacidade para isso, mas é impossível”, frisou.

Sediada em Barcarena (Oeiras), a LPDA tem notado que na Grande Lisboa atualmente é incomum existirem cães abandonados na rua, ao contrário do que tem acontecido recentemente com gatos.

“Em colónias que nós já tínhamos dado como acabadas [com os animais todos esterilizados] há vários anos, estão a aparecer uma quantidade de animais meigos, dóceis, o que quer dizer que tiveram dono, porque normalmente o gato de rua não é um animal propriamente dócil”, adianta Florbela Chaves.

O cenário é diferente a “40, 50 quilómetros” para além da Grande Lisboa”, onde “continua a haver cães na rua”.

Na primeira década da criminalização do abandono de animais de companhia (2015-2024), as autoridades policiais identificaram em todo o país um total de 3.014 suspeitos e contabilizaram 6.711 crimes.

No sábado assinala-se o Dia Internacional do Animal Abandonado.

Últimas do País

As mais de sete toneladas de cocaína apreendidas em duas embarcações de pesca, a cerca de 1.000 milhas náuticas de Lisboa, tinham como destino a Península Ibérica, após o que seriam transportadas para outros países europeus, revelou hoje a PJ.
A Estação Salva-vidas de Ponta Delgada conta com uma nova embarcação salva-vidas, que vai permitir reforçar as capacidades de resposta da Autoridade Marítima Nacional no arquipélago dos Açores, foi hoje anunciado.
Uma operação conjunta da Polícia Judiciária (PJ), da Força Aérea e da Marinha, resultou na interceção em alto mar duas embarcações de pesca com 10 cidadãos estrangeiros e mais de sete toneladas de cocaína a bordo.
A base de dados que contém a identificação criminal dos condenados por crimes sexuais contra crianças foi criada há dez anos e os pedidos de consulta atingiram no ano passado o número mais elevado.
Muitos dos idosos que denunciam os filhos por violência doméstica querem que estes sejam tratados e não punidos, sustentou à Lusa a coordenadora do Gabinete de Informação e Atendimento à Vítima (GIAV) do Campus de Justiça de Lisboa.
Quatro casas foram hoje assaltadas em várias aldeias do concelho de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, aumentando para sete o número de residências afetadas em pouco mais de uma semana, confirmou à Lusa a GNR.
O Ministério Público arquivou o inquérito à morte de um homem, em novembro de 2024, em Pombal, por não ter sido possivel reunir indícios de um nexo de causalidade entre a demora do INEM e a morte daquele.
Portugal regista um aumento crescente de casos de gripe, sendo expectável que a epidemia comece mais cedo como noutros países europeus, afirmou esta sexta-feira a Diretora-Geral da Saúde, salientando que as próximas duas semanas são cruciais para a vacinação.
O Tribunal da Comarca da Madeira condenou hoje a 20 anos de prisão um homem acusado de ter assassinado a ex-mulher em outubro do ano passado, no concelho de Machico.
O serviço de urgência de obstetrícia e ginecologia das Caldas da Rainha vai estar fechado no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas três urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).