Fogo em Vinhais com grande parte do perímetro dominado

O incêndio em Vinhais, distrito de Bragança, já está com "grande parte do perímetro controlado", disse hoje à Lusa o comandante sub-regional de Trás-os-Montes da Proteção Civil.

© D.R.

Ainda assim, Noel Afonso adiantava, pelas 08:30, que havia três pequenas frentes ativas e que o reforço no combate vai ser reforçado com meios aéreos.

A frente que gera maior preocupação encontra-se no Serro de Penhas Juntas, por estar “num local de muito difícil acesso”. As restantes duas frentes, estão nas localidades de Agrochão e Falgueiras.

O incêndio deflagrou, na quinta-feira, pelas 11:00, em Palas, e devido ao vento e aos acessos, gerou três frentes e propagou-se, passando pelas aldeias de Nuzedo de Baixo, Ervedosa, Agrochão, Felgueiras, estando agora no Serro de Penhas Juntas.

Às 08:00 estavam no terreno mais de 400 operacionais.

A estrada nacional 206, entre Agrochão e Penhas Juntas, e a estrada municipal, entre Nuzedo de Baixo e Ervedosa, já não estão cortadas, segundo a Proteção Civil.

Últimas do País

Dois sismos de magnitude 3,0 e 2,9 na escala de Richter foram sentidos hoje na ilha Terceira, no âmbito da crise sismovulcânica em curso, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Duas pessoas morreram hoje na sequência da queda de um andaime numa obra na Rua Professor António Flores, no concelho de Lisboa, disse à agência Lusa fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Nove em cada 10 portugueses consideram que a qualidade dos serviços prestados no Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a deteriorar-se e maioria receia não obter a assistência necessária em caso de doença.
O INEM garantiu hoje estar a "cumprir as orientações", apurando os valores devidos à empresa responsável pelo serviço de helitransporte (GulfMed) enquadrando-os no concurso internacional, depois de o Tribunal de Contas ter considerado nulo o ajuste direto.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) inicia hoje em todo o país a operação 'Bullying' é Para Fracos' dirigida aos alunos do ensino básico e secundário, bem como a professores e encarregados de educação.
A resistência aos antibióticos aumentou em mais de 40% entre 2018 e 2023, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que avisa que este crescimento representa uma ameaça crescente para a saúde global.
Sociedades médicas e de doentes lançam hoje uma campanha para ajudar quem vive com obesidade a enfrentar os medos do impacto da doença, que está associada a 200 outras doenças e dezenas de tipos de cancro.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a PSP e a GNR lançam na terça-feira a campanha “Viajar sem pressa” para alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade.
O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa tem pendentes mais de 133 mil processos contra a agência das migrações e entre 14 de julho e 31 de agosto entraram naquele tribunal 179 providências cautelares para impedir ordens de expulsão.
A Hoti Hotéis aguarda há vários anos pelo desfecho de processos de investimento em dois projetos hoteleiros, um em Lisboa e outro em Monte Gordo, bloqueados por disputas legais e reviravoltas administrativas.