Confirmadas as nacionalidades das16 vítimas mortais

A PJ anunciou hoje que estão confirmadas as nacionalidades das 16 vítimas mortais do acidente com o Elevador da Glória, esclarecendo que o cidadão alemão dado como morto na quinta-feira está afinal internado no Hospital de São José.

© LUSA/MIGUEL A. LOPES

Segundo a informação da Polícia Judiciária (PJ), os cidadãos que morreram no acidente, em Lisboa, são cinco portugueses, dois sul-coreanos, um suíço, três britânicos, dois canadianos, um ucraniano, um norte-americano e um francês.

Em comunicado, a PJ diz que as vítimas foram identificadas cientificamente com a colaboração do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses.

Hoje, numa publicação na rede social X, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês já tinha confirmado a morte de uma cidadã francesa no acidente.

O estado de saúde dos seis feridos do acidente com o elevador da Glória ainda internados nos hospitais de São José e Santa Maria não se alterou durante a noite, segundo as unidades de saúde, contactadas hoje pela Lusa.

No Hospital de São José estão ainda internados quatro feridos do acidente de quarta-feira, que provocou 16 mortos e ferimentos em mais de duas dezenas de pessoas.

Dos quatro internados, um mantém-se nos cuidados intensivos e três estão “em situação controlada”.

No Hospital de Santa Maria estão duas pessoas, uma nos cuidados intensivos e outra no serviço de observação da urgência, depois de na quinta-feira a criança que estava na Pediatria ter tido alta.

A agência Lusa aguarda informação sobre a evolução do estado de saúde dos três feridos, dois deles politraumatizados, internados no hospital São Francisco Xavier.

O acidente causou ferimentos em 23 pessoas.

Últimas do País

A PSP anunciou hoje que desmantelou na Grande Lisboa uma organização criminosa “altamente sofisticada e perigosa" numa operação em que apreendeu a maior quantidade de droga de sempre e em que a investigação cumpriu “todos os protocolos” com a PJ.
Professores entregaram esta semana no parlamento mais de 24 mil assinaturas a exigir a contagem integral de serviço e reposição na carreira de milhares de profissionais, à semelhança do que já aconteceu com outros docentes.
As autoridades detetaram mais de 23.700 infrações rodoviárias na semana da campanha 'Viajar sem Pressa', mais de metade das quais por excesso de velocidade, segundo o balanço divulgado esta terça-feira.
Três dos seis acusados de tráfico internacional de droga voltaram a faltar ao julgamento em Portimão. Estão em liberdade após excederem o prazo da prisão preventiva.
A Carris indicou que o processo de aquisição do cabo do Elevador da Glória, a que uma investigação aponta irregularidades, ocorreu num mandato anterior ao do atual conselho de administração.
A principal suspeita da agressão hoje a José Manuel Anes, antigo presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), "está sob custódia da PJ", anunciou a polícia.
Os sete detidos numa megaoperação da PSP na área metropolitana de Lisboa na qual foram apreendidas seis toneladas de haxixe vão aguardar o desenrolar da investigação em prisão preventiva, disseram hoje à Lusa fontes policiais e da defesa.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, com antecedentes criminais, fortemente indiciado pela prática dos crimes de violação e violência física contra a ex-companheira, na freguesia de Arrifana, concelho de Santa Maria da Feira.
Oito pessoas foram detidas, sete das quais por condução com uma taxa de álcool no sangue superior a 1,2 g/l, considerada crime, numa operação realizada no domingo na Autoestrada 2 (A2) no Seixal, informou, esta segunda-feira, a GNR.
As mortes na estrada na União Europeia (UE) reduziram-se 3% em 2024, para 19.800, face a 2023, com a Suécia a apresentar o menor número (20 por milhão de habitantes) e a Roménia o maior (77 por milhão).