Homem de 27 anos detido em Algés por suspeita de violência doméstica

Um homem de 27 anos foi detido no domingo, em Algés, por ser suspeito de violência doméstica sobre os avós, "ambos com idade avançada e em situação de fragilidade física e psicológica", avançou hoje a PSP.

©D.R.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP refere que a detenção aconteceu cerca das 12:30 na freguesia de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo, no concelho de Oeiras, distrito de Lisboa, em cumprimento de mandado de detenção emitido pela Autoridade Judiciária.

Na nota, a PSP dá conta que os factos em investigação “reportam-se a um período prolongado de tempo”, estando a avó do suspeito diagnosticada com demência e a ser medicada para uma depressão e o avô com locomoção reduzida e fraca audição.

O suspeito já foi presente a 1º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de proibição de contacto com as vítimas de qualquer forma, inclusive através do telefone, proibição de permanência na residência e apresentações semanais às autoridades.

O homem, dependente economicamente das vítimas, encontra-se a viver com os avós desde os 18 anos e é “consumidor assíduo de estupefacientes e bebidas alcoólicas”, segundo a PSP.

De acordo com a polícia, o homem exigia, “de forma reiterada”, dinheiro à avó “para sustentar os seus vícios, recorrendo a intimidações, injúrias e ameaças explícitas”.

“Perante a recusa da ofendida em ceder às exigências, o suspeito aumentava a agressividade, tendo já arremessado objetos contra os avós, causando dor e sofrimento físico”, explica na nota a PSP.

Além disso, em situações de ausência dos avós, o suspeito chegou a vender diversos eletrodomésticos e artigos domésticos para adquirir estupefacientes, provocando prejuízos económicos significativos.

O comportamento reiterado do neto obrigou a avó a adotar estratégias de proteção, como dormir com a mala junto de si para impedir que o neto lhe retirasse dinheiro, acrescenta o comunicado.

“A situação gerou exaustão psicológica nas vítimas, que manifestaram temor constante pela sua segurança e solicitaram medidas urgentes de afastamento e proteção por teleassistência”, sublinha também a nota da PSP.

Perante os elementos de prova recolhidos, que incluem declarações presenciais das vítimas, registos fotográficos dos danos causados na residência e antecedentes criminais do arguido, as autoridades consideraram a detenção como “medida imprescindível para salvaguardar a integridade física e psicológica dos ofendidos e prevenir a continuação da atividade criminosa”.

Últimas do País

A costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira vão estar sob aviso laranja na quinta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte, que poderá ser benéfica sob a forma de granizo, segundo o IPMA.
Seis pessoas morreram nas estradas e 170 condutores foram detidos por excesso de álcool entre sábado e segunda-feira, no âmbito das operações que a GNR e a PSP estão a desenvolver no período de ano novo.
O tempo de espera para doentes urgentes no serviço de urgência geral do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) rondava às 09h45 de hoje como 16 horas e 30 minutos, segundos dados do Portal do SNS.
O presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) afirmou hoje que a descida de casos de cancro em 2022 reflete uma normalização estatística, após os atrasos nos diagnósticos provocados pela pandemia, alertando que a tendência é de aumento.
associação que representa os médicos tarefeiros disse hoje que as urgências hospitalares só funcionam graças ao trabalho dos referidos de serviço e determinadas que o atual modelo assenta num modelo de “exploração silenciosa”.
A atividade gripal continua a manter elevada a pressão sobre os serviços de saúde do Médio Tejo, com destaque para a urgência do Hospital de Abrantes, havendo oito doentes em cuidados intensivos, cinco dos quais devido a infeção respiratória e três com gripe A, e nenhum deles vacinado.
A bilhética integrada com Cartão de Cidadão, que visa simplificar e unificar o acesso aos transportes públicos, permitindo utilizar diversos modos de transporte com uma só identificação, estará concluída na segunda metade de 2027.
As seguradoras contabilizaram um montante total de 31 milhões de euros em danos provocados pela Depressão Cláudia, que atingiu Portugal em novembro, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS).
Cerca de 1,7 milhões de pessoas continuam a viver em Portugal abaixo do limiar da pobreza, das quais cerca de 300 mil são crianças, apesar de o risco de pobreza ter descido, em 2024, para o valor mais baixo dos últimos 20 anos.
Nova presidente, novo vice-presidente e ordenados reforçados. O Governo reclassificou o Metro de Lisboa para a categoria A e alinhou os salários da administração com os da CP e com o do primeiro-ministro.