Crimes informáticos motivaram 250 detenções só este ano

Cerca de 250 suspeitos de crimes informáticos foram detidos este ano em Portugal, anunciou hoje o diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), que criticou a lei dos metadados por considerar que dificulta a investigação na área do cibercrime.

© DR

Em declarações aos jornalistas, Luís Neves disse que muitos dos suspeitos, “quando são detidos, são detidos com dezenas e dezenas de crimes cometidos”.

A propósito da conferência sobre “Cibercrime em Foco – Tendências e Prevenção na Era Digital”, que decorre hoje na sede da Polícia Judiciária, em Lisboa, o diretor da PJ adiantou ainda que os lucros obtidos através do cibercrime são muito elevados, envolvendo centenas de milhares de euros.

Este tipo de crime é investigado pela Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à criminalidade Tecnológica (UNC3T) e, de acordo com os dados avançados por Luís Neves durante a conferência de hoje, existem seis mil inquéritos em investigação.

Neste momento, “as organizações criminosas cada vez têm mais meios, mais tecnologia, têm muito dinheiro”, explicou Luís Neves, acrescentando que as formas de cometer os crimes informáticos são também cada vez mais sofisticadas.

A propósito do combate ao cibercrime, o diretor nacional da PJ voltou a criticar a lei dos metadados, que disse impedir o acesso a dados de suspeitos deste tipo de crimes, uma barreira que dificulta o trabalho dos inspetores.

“A defesa total e intransigível da privacidade não pode pôr em causa a segurança dos nossos países, não pode pôr em causa a ação da justiça”, defendeu Luís Neves, acrescentando que o objetivo não passa por “ter acesso à privacidade e informação do cidadão que é cumpridor”.

“Queremos ter acesso à informação daqueles que são suspeitos, que são suspeitos da prática de crimes graves”, disse.

Últimas do País

Concurso para guardas prisionais preenche apenas 58 das 225 vagas disponíveis, revelando desinteresse crescente pela carreira. Baixos salários e incerteza no recrutamento motiva afastamento de novos profissionais.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) explica que o crime terá ocorrido pelas 22:50, com recurso a um disparo de arma de fogo que atingiu a vítima, um jovem entre os 18 e os 22 anos, na zona superior do peito, relativamente próximo do pescoço.
O movimento de passageiros nos aeroportos portugueses aumentou 5,2% em agosto, face ao mesmo período de 2024, e cresceu 4,9% nos primeiros oito meses do ano, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Uma carruagem de um comboio Intercidades soltou-se durante a viagem entre Lisboa e Faro, esta segunda-feira, devido à rotura do engate. O incidente ocorreu entre Grândola e Canal Caveira, sem provocar feridos, e levou à paragem imediata da composição.
Cerca de 250 suspeitos de crimes informáticos foram detidos este ano em Portugal, anunciou hoje o diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), que criticou a lei dos metadados por considerar que dificulta a investigação na área do cibercrime.
Dois sismos de magnitude 3,0 e 2,9 na escala de Richter foram sentidos hoje na ilha Terceira, no âmbito da crise sismovulcânica em curso, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Duas pessoas morreram hoje na sequência da queda de um andaime numa obra na Rua Professor António Flores, no concelho de Lisboa, disse à agência Lusa fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Nove em cada 10 portugueses consideram que a qualidade dos serviços prestados no Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a deteriorar-se e maioria receia não obter a assistência necessária em caso de doença.
O INEM garantiu hoje estar a "cumprir as orientações", apurando os valores devidos à empresa responsável pelo serviço de helitransporte (GulfMed) enquadrando-os no concurso internacional, depois de o Tribunal de Contas ter considerado nulo o ajuste direto.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) inicia hoje em todo o país a operação 'Bullying' é Para Fracos' dirigida aos alunos do ensino básico e secundário, bem como a professores e encarregados de educação.