Mediador de Seguros detido por burla milionária a dezenas de clientes

Um homem de 52 anos foi detido pela Polícia Judiciária da Guarda por liderar um esquema fraudulento que lesou pelo menos 20 pessoas em quase um milhão de euros em mais de uma década.

©Facebook PJ

A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda deteve um homem de 52 anos, suspeito de ter lesado dezenas de pessoas através de um esquema de burla que terá decorrido ao longo de mais de uma década.

De acordo com o comunicado divulgado esta quinta-feira, a que o Jornal de Notícias teve acesso, o detido, que exercia a atividade de mediador de seguros, terá convencido vários clientes a investir em produtos financeiros alegadamente associados a instituições com as quais mantinha ligações profissionais.

Contudo, segundo a PJ, os investimentos nunca chegaram a ser concretizados. O suspeito apropriava-se dos montantes entregues, fazendo-os circular por diversas contas bancárias pertencentes a familiares, numa tentativa de ocultar a origem do dinheiro e dificultar o rastreamento das verbas.

A investigação teve início após a queixa de uma vítima, que afirmou ter sido prejudicada em cerca de 300 mil euros. As autoridades já identificaram, até ao momento, pelo menos 20 vítimas, estimando-se que o prejuízo total ultrapasse os 800 mil euros.

O arguido é suspeito da prática de vários crimes de burla qualificada e de branqueamento de capitais. Foi presente a primeiro interrogatório judicial, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público da Guarda, para eventual aplicação de medidas de coação. As diligências prosseguem com o objetivo de identificar todas as vítimas e esclarecer integralmente os factos.

Últimas do País

Um homem de 52 anos foi detido pela Polícia Judiciária da Guarda por liderar um esquema fraudulento que lesou pelo menos 20 pessoas em quase um milhão de euros em mais de uma década.
Portugal utilizou 95% da quota de pesca do tamboril, ficando esta captura proibida a partir das 00h00 da próxima terça-feira, avisou hoje a Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
Um homem de 54 anos foi hoje detido por ter agredido uma magistrada do Ministério Público (MP) antes de uma diligência no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra, confirmou à agência Lusa a PSP de Coimbra.
A delinquência juvenil aumentou 12,5% em 2024, com mais de dois mil crimes registados, segundo o RASI. Os crimes grupais também cresceram, sobretudo na Grande Lisboa, envolvendo jovens entre os 15 e os 25 anos.
Apesar do reforço orçamental de 200 milhões em julho, as dívidas voltaram a aumentar em agosto, o que expõe o subfinanciamento crónico dos hospitais, alerta o , presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.
A população portuguesa tem disponível para consumo uma média diária de 4.079 calorias (Kcal), o dobro do recomendado, revelou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE) na divulgação de dados da Balança Alimentar Portuguesa (BAP).
Mais de nove mil estrangeiros foram notificados, durante o primeiro semestre de 2025, para abandonar Portugal, segundo dados divulgados hoje pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).
Um processo-crime por falsificação de géneros alimentícios e 17 processos de contraordenação foram instaurados pela ASAE numa fiscalização nacional à venda de suplementos alimentares, nas últimas semanas, no comércio físico e em 'sites' e páginas de redes sociais.
O número de cidadãos estrangeiros a residir em Portugal quadruplicou em sete anos, com cerca de 1,5 milhões registados no final de 2024, segundo dados da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).
Um homem, natural de Cabo Verde, ameaçou passageiros com uma faca de 41,5 cm na estação da Trindade, no Porto, sendo desarmado por um skate lançado por um dos presentes. Foi detido pela PSP e ficou sujeito a Termo de Identidade e Residência.