Terror no metro do Porto: estrangeiro ameaça matar passageiros à facada

Um homem, natural de Cabo Verde, ameaçou passageiros com uma faca de 41,5 cm na estação da Trindade, no Porto, sendo desarmado por um skate lançado por um dos presentes. Foi detido pela PSP e ficou sujeito a Termo de Identidade e Residência.

© D.R.

O pânico instalou-se na noite de sábado na estação da Trindade, no Porto, quando um homem de 27 anos, armado com uma faca de 41,5 centímetros, ameaçou vários passageiros dentro do metro e na plataforma. O suspeito, natural de Cabo Verde, só cessou as ameaças após ser atingido por um skate lançado por um dos presentes.

O incidente ocorreu por volta das 20h30, no interior do Metro do Porto. Em declarações ao Correio da Manhã, fontes policiais revelaram que o homem iniciou uma discussão com outro passageiro, que seguia acompanhado pela namorada. Em poucos instantes, a tensão aumentou e o agressor exibiu a faca, proferindo ameaças de morte.

Assustado, o casal saiu a correr na estação seguinte (Trindade) e pediu ajuda aos seguranças. No entanto, o homem continuou a agir de forma violenta, apontando a arma ao peito de outro passageiro.

Foi então que um dos presentes reagiu, atirando um skate que atingiu a mão do agressor, fazendo com que a faca caísse ao chão. Nesse momento, os vigilantes de segurança privada intervieram e conseguiram imobilizá-lo até à chegada da PSP, embora o homem ainda tenha tentado fugir.

Já detido, o suspeito afirmou às autoridades que transportava a faca para sua “defesa”. Acabou presente a tribunal, onde ficou sujeito à medida de Termo de Identidade e Residência.

A PSP confirma que o detido foi autuado pela posse de arma proibida e pelas ameaças proferidas dentro das instalações do metro. O episódio causou momentos de verdadeiro terror entre os passageiros, mas terminou sem feridos.

Últimas do País

A população portuguesa tem disponível para consumo uma média diária de 4.079 calorias (Kcal), o dobro do recomendado, revelou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE) na divulgação de dados da Balança Alimentar Portuguesa (BAP).
Mais de nove mil estrangeiros foram notificados, durante o primeiro semestre de 2025, para abandonar Portugal, segundo dados divulgados hoje pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).
Um processo-crime por falsificação de géneros alimentícios e 17 processos de contraordenação foram instaurados pela ASAE numa fiscalização nacional à venda de suplementos alimentares, nas últimas semanas, no comércio físico e em 'sites' e páginas de redes sociais.
O número de cidadãos estrangeiros a residir em Portugal quadruplicou em sete anos, com cerca de 1,5 milhões registados no final de 2024, segundo dados da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).
Um homem, natural de Cabo Verde, ameaçou passageiros com uma faca de 41,5 cm na estação da Trindade, no Porto, sendo desarmado por um skate lançado por um dos presentes. Foi detido pela PSP e ficou sujeito a Termo de Identidade e Residência.
A maioria dos investigadores do Departamento de Genética Humana do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge tem mais de 50 anos, colocando em risco a continuidade da investigação sobre doenças genéticas e cancros hereditários, alertou a responsável do departamento.
Com 94 homicídios desde janeiro — mais do que os 89 de 2024 —, Portugal enfrenta uma escalada de crimes violentos. Dois estrangeiros foram mortos na Grande Lisboa na última quarta-feira, e a PJ já deteve um dos suspeitos.
A GNR deteve, no concelho de Vila Viçosa, um homem, de 51 anos, que estava foragido à justiça desde 2020, após ter sido condenado por violência doméstica e abuso sexual de menor, em Braga, foi hoje revelado.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve o suspeito do homicídio do turista americano em Cascais e de tentativa de homicídio de outro, com recurso a uma faca, na sequência de uma altercação na rua, adiantou esta polícia.
A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda deteve uma mulher suspeita de dezenas de burlas através de investimentos em carteiras de cripto ativos, num valor de cerca de 1,8 milhões de euros.