Presidenciais? “Percebi que ninguém vai conseguir pôr ordem no país se não for o CHEGA”

André Ventura assume candidatura presidencial como missão e critica imigração descontrolada e sobrecarga no SNS, defendendo que só o CHEGA pode "pôr ordem no país".

© Folha Nacional

O Presidente do CHEGA e atual candidato às eleições presidenciais, André Ventura, afirmou esta quinta-feira que a decisão de se candidatar não surgiu por vontade própria, mas por sentir que tem uma responsabilidade a cumprir. Embora admita que preferia ver o antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho avançar na corrida a Belém, Ventura considera que a sua candidatura se tornou necessária.

Em entrevista à CNN Portugal, questionado sobre se tomou a decisão contrariado, tendo em conta declarações anteriores, Ventura respondeu que sempre pautou a sua carreira política pela honestidade: “Nunca escondi que esta não era a candidatura que desejávamos. Acreditava que o ideal seria surgir uma candidatura capaz de unir várias forças, independente de interesses partidários e verdadeiramente comprometida com a luta contra a corrupção.”

Segundo o líder do CHEGA, o facto de ser o político mais votado da oposição, logo a seguir ao Governo, torna menos desejável o seu envolvimento direto na corrida presidencial. No entanto, sublinha que a política não se faz apenas com base nos desejos individuais, mas na confiança do eleitorado: “Nem sempre se trata do que queremos, mas do que é necessário para o país.”

Questionado sobre se encara esta candidatura como um sacrifício pessoal, Ventura respondeu com firmeza que a vê como uma missão: “Não posso ficar de braços cruzados quando o país atravessa tantos problemas. Precisamos de um Presidente que represente algo diferente, alguém que não seja apenas mais um comentador, mas um verdadeiro combatente contra a corrupção, o facilitismo e a imigração desregulada.”

Mais de 1,5 milhões de imigrantes em Portugal

Ventura fez referência a novos dados sobre imigração, que apontam para a presença de mais de 1,5 milhões de imigrantes em Portugal. Reconheceu que a maioria se encontra em situação legal, mas considera os números excessivos: “Para um país com cerca de 10 milhões de habitantes, este volume de imigração é um erro estratégico.”

O candidato destacou ainda que, no debate político, tem apenas defendido a necessidade de impor maior controlo nas fronteiras, criticando a atual Lei dos Estrangeiros. Acrescentou que os seus adversários — Gouveia e Melo, António José Seguro e Marques Mendes — mantêm posições semelhantes às do PS, o que, na sua perspetiva, confirma que só o CHEGA representa uma alternativa real.

“Quando é preciso lutar, eu dou a cara. Não fujo. E é por isso que estou aqui”, reforçou.

Ventura não poupou críticas à situação do Serviço Nacional de Saúde, que considera sobrecarregado pela pressão causada pela imigração. Como exemplo, relatou o caso de um hospital em Lisboa onde, segundo afirmou, “já nem se veem portugueses”. Defendeu que os problemas na saúde e na habitação se agravaram com a entrada descontrolada de imigrantes: “Se deixamos entrar todos — traficantes, criminosos e até pessoas necessitadas de apoio médico — estamos a transformar o país num caos total.”

O líder do CHEGA concluiu afirmando que a candidatura de Gouveia e Melo, embora simbólica, não representa uma rutura com o sistema: “Percebi que ninguém vai conseguir pôr ordem no país se não for o CHEGA. E é com essa convicção que me apresento como candidato à Presidência da República.”

Últimas de Política Nacional

Comissão Parlamentar da Transparência considera grave a conduta de Ventura após a divulgação de um vídeo em que o líder do CHEGA percorreu corredores e espaços de outros grupos parlamentares, questionando a ausência de deputados numa sexta-feira.
André Ventura garantiu que a comissão parlamentar de inquérito à atuação de Luís Neves na Polícia Judiciária vai avançar sem interrupções, mesmo durante a discussão do Orçamento do Estado. À saída da tomada de posse da comissão, o presidente do CHEGA denunciou tentativas de travar os trabalhos e assegurou que a investigação continuará mesmo que Luís Neves abandone o Governo.
PSD e PS aprovaram, na especialidade, alterações ao regime de fiscalização do Tribunal de Contas que incluem o afastamento do visto prévio em determinados procedimentos. André Ventura acusa os dois partidos de enfraquecerem o controlo da despesa pública e classifica a decisão como uma “via verde para a corrupção”.
André Ventura questionou esta terça-feira a permanência de Luís Neves à frente do Ministério da Administração Interna, na sequência das acusações feitas pelo antigo secretário-geral Ricardo Carrilho. O presidente do CHEGA falou em suspeitas de pressões para a prática de ilegalidades, questionou a gestão de 26 milhões de euros destinados ao SIRESP e prometeu impedir que a comissão parlamentar de inquérito seja bloqueada.
O Livre tentou impedir André Ventura de presidir à comissão parlamentar de inquérito à atuação de Luís Neves, alegando um possível conflito de interesses relacionado com o assalto ao gabinete do líder do CHEGA. O pedido foi dirigido ao presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, que rejeitou os argumentos apresentados e não identificou qualquer impedimento legal.
André Ventura anunciou, esta sexta-feira, a recandidatura à liderança do CHEGA, durante o Conselho Nacional do partido, em Lisboa. Perante uma estrutura que afirma ter atingido os 100 mil militantes, garantiu que o CHEGA será o maior partido do país, atacou os interesses instalados e deixou um aviso: “Quem nos vai travar? Bruxelas? A imprensa? Não! Só nós nos podemos travar!”
André Ventura acusou esta sexta-feira Luís Montenegro de transformar a cobrança de impostos numa prioridade do Governo, enquanto as famílias enfrentam despesas cada vez mais difíceis de suportar. No Parlamento, o presidente do CHEGA denunciou uma receita fiscal recorde, criticou a manutenção do IVA dos combustíveis e das portagens e acusou o primeiro-ministro de se "rir da pobreza dos portugueses".
André Ventura acusou esta quinta-feira PS e PSD de bloquearem a investigação parlamentar aos mandatos de Luís Neves à frente da Polícia Judiciária. No debate de urgência na Assembleia da República, o presidente do CHEGA apontou diretamente a Aguiar-Branco e denunciou aquilo que considera ser uma tentativa de proteger o atual ministro da Administração Interna do escrutínio parlamentar.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a Luís Neves toma posse no dia 14, mas o entendimento parlamentar que limita a duas as CPI em funcionamento pode travar o arranque dos trabalhos. Ventura contesta uma regra que não está "nem na lei nem na Constituição".
PS e PSD chegaram a um entendimento para que os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito aos mandatos de Luís Neves sejam suspensos enquanto estiverem em funcionamento outras duas comissões de inquérito. A solução adia, na prática, o arranque pleno da investigação parlamentar pretendida pelo CHEGA à atuação de Luís Neves enquanto diretor nacional da Polícia Judiciária.