Funcionária descreve ataque em centro de apoio em Santarém: “Terror”

Uma técnica da Associação Picapau descreveu como "de autêntico terror" os momentos vividos na terça-feira durante o ataque com arma branca que feriu oito pessoas no centro de tratamento de toxicodependência em Almoster, no concelho de Santarém.

© D.R.

“Foram de autêntico terror para todos nós, quer para os utentes, quer para nós, enquanto técnicos, que vivemos horas de pânico”, afirmou Vera Batista à Lusa, referindo que as autoridades, “depois do alerta, demoraram 40 minutos a chegar, apesar de a instituição se situar a 10 quilómetros da cidade de Santarém”.

Segundo a funcionária, durante esse período, os funcionários e os utentes da associação “tentaram barricar-se em determinados sítios”, enquanto o agressor “andou pela quinta, a partir vidros, portas, extintores, com tudo o que apanhava”.

O ataque ocorreu na terça-feira, quando um utente de 25 anos, que frequentava o centro, “entrou em conflito por recusar ser expulso e iniciou o ataque, usando uma faca de cozinha”, disse à Lusa o oficial de relações públicas da GNR de Santarém.

O incidente provocou oito feridos, dois dos quais graves – um transportado para o Hospital de Santarém e outro de helicóptero para Vila Franca de Xira -, quatro ligeiros por ferimentos com arma branca, um por agressão física e outro vítima de doença súbita.

Os dois feridos considerados graves estão “fora de perigo e estáveis”, confirmou Vera Batista, acrescentando que “dois utentes já tiveram alta e três continuam internados”.

A técnica garantiu que, apesar do episódio, “voltou tudo à normalidade”, com os utentes a retomarem as atividades diárias e a equipa a trabalhar para restabelecer as condições normais nas instalações.

“Estamos todos muito abalados com a situação, mas a tentar continuar a fazer o nosso trabalho, que é para isso que cá estamos todos”, afirmou, acrescentado que a área mais afetada foi “a zona da secretaria”, sem impacto direto nas áreas onde decorrem as atividades diárias dos utentes.

Segundo a técnica, estão “a arrumar tudo, limpar tudo, para que as instalações voltem ao que eram antes”. Todos os utentes e vítimas estão a ser acompanhados por psicólogos.

“Temos psicólogos a trabalhar connosco, o nosso enfermeiro, o nosso médico de clínica geral, estamos todos a trabalhar em equipa para restabelecer a normalidade”, revelou, afirmando ainda que “foi um ato isolado, de que ninguém estava à espera”.

O alerta foi dado às 14:35 e mobilizou 12 veículos, 32 operacionais, o helicóptero do INEM (HeliSul) e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Vila Franca de Xira.

O oficial de relações públicas da GNR de Santarém revelou ainda à Lusa que o agressor, que foi detido pouco depois do ataque, vai ser presente no tribunal de Santarém na quinta-feira.

A associação Picapau é uma instituição particular de solidariedade social fundada em 1993 com o objetivo de combater a toxicodependência, a pobreza e a exclusão social, com sede na freguesia de Almoster, no concelho de Santarém.

Últimas do País

O presidente do Conselho de Administração da VASP afirmou esta terça-feira que a empresa está na iminência de cortar rotas, referindo que não é viável distribuir jornais no interior do país.
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) aplicou, no ano passado, cerca de 3,5 milhões de euros às companhias aéreas, por violação de faixas horárias ('slots') e de restrições noturnas no aeroporto de Lisboa, adiantou o presidente da entidade.
A PSP detetou um forte aumento de crimes com armas em contexto escolar, com mais de meia centena de ocorrências no último ano letivo. As facas lideram, mas há também armas de fogo apreendidas.
Estava escondido em Portugal, tinha a vida “legalizada” e passou despercebido durante meia década. Um alegado membro de uma rede internacional de tráfico de imigrantes foi apanhado pela PJ quase por acaso, enquanto cortava cabelo.
Entre 2015 e 2025, as mães estrangeiras passaram de exceção a presença dominante nas maternidades, enquanto os partos de portuguesas recuaram para mínimos preocupantes.
O serviço porta-a-porta da gestora de resíduos Electrão recolheu no ano passado 613 toneladas de equipamentos elétricos, mais 34% do que no ano anterior, segundo um balanço divulgado hoje.
A PSP registou em 2025 uma subida do número de atropelamentos e de feridos ligeiros, em relação a 2024, embora com uma diminuição do número de feridos graves e de mortes.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) vai pedir ao Provedor de Justiça que solicite ao Tribunal Constitucional a fiscalização do diploma das urgências regionais, que considera prejudicial ao trabalho dos médicos, anunciou hoje a organização sindical.
Um professor de equitação de Vila do Conde foi condenado pelo Tribunal da Relação do Porto (TRP) a prisão efetiva, por ter abusado sexualmente de alunas, depois de ter sido punido com uma pena suspensa na primeira instância.
As instituições de ensino superior privado já têm mais professores doutorados do que as instituições públicas, segundo dados divulgados hoje no portal do Observatório do Ensino Superior Privado (OESP).