Gang colombiano abatido a tiro na Caparica já tinha assaltado casas em oito concelhos

Sete suspeitos intercetados após perseguição policial. PSP recupera 57 artigos furtados. André Ventura elogia atuação das autoridades.

© D.R.

Sete indivíduos de nacionalidade colombiana, com idades entre os 35 e os 55 anos, foram intercetados na Costa da Caparica, concelho de Almada, após uma perseguição policial que envolveu a PSP e a GNR. O condutor da carrinha em que seguiam foi atingido numa perna e encontra-se hospitalizado, sob vigilância policial.

As autoridades atribuem ao grupo uma vaga de assaltos a residências registada entre 10 e 20 de outubro, em oito concelhos distintos: Almada, Aroeira, Belas (Sintra), Caldas da Rainha, Estoril (Cascais), Figueira da Foz, Lisboa, Nazaré e Oeiras.

Segundo a PSP, os suspeitos terão entrado em território nacional a bordo de uma carrinha alugada em Espanha — posteriormente apreendida — utilizada para transportar os bens furtados. No interior do veículo, os agentes encontraram 57 artigos roubados, entre os quais se contam joias, relógios e equipamentos eletrónicos. As fotografias dos objetos estão disponíveis no site oficial da PSP, para que os legítimos proprietários possam reclamar a respetiva posse.

Dos sete detidos, seis permanecem sob custódia e deverão ser presentes esta sexta-feira ao Tribunal de Sintra, para primeiro interrogatório judicial.

A operação, que culminou com disparos por parte das forças policiais, gerou também reações no plano político. O presidente do partido CHEGA, André Ventura, recorreu às redes sociais para elogiar a atuação das autoridades, escrevendo:

“Estes criminosos acham que podem fazer o que quiserem e que nada lhes acontece. Os polícias fizeram o que tinham de fazer para travar esta gente. Se tivessem parado, nada de mal teria acontecido.”

Últimas do País

O presidente do Conselho de Administração da VASP afirmou esta terça-feira que a empresa está na iminência de cortar rotas, referindo que não é viável distribuir jornais no interior do país.
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) aplicou, no ano passado, cerca de 3,5 milhões de euros às companhias aéreas, por violação de faixas horárias ('slots') e de restrições noturnas no aeroporto de Lisboa, adiantou o presidente da entidade.
A PSP detetou um forte aumento de crimes com armas em contexto escolar, com mais de meia centena de ocorrências no último ano letivo. As facas lideram, mas há também armas de fogo apreendidas.
Estava escondido em Portugal, tinha a vida “legalizada” e passou despercebido durante meia década. Um alegado membro de uma rede internacional de tráfico de imigrantes foi apanhado pela PJ quase por acaso, enquanto cortava cabelo.
Entre 2015 e 2025, as mães estrangeiras passaram de exceção a presença dominante nas maternidades, enquanto os partos de portuguesas recuaram para mínimos preocupantes.
O serviço porta-a-porta da gestora de resíduos Electrão recolheu no ano passado 613 toneladas de equipamentos elétricos, mais 34% do que no ano anterior, segundo um balanço divulgado hoje.
A PSP registou em 2025 uma subida do número de atropelamentos e de feridos ligeiros, em relação a 2024, embora com uma diminuição do número de feridos graves e de mortes.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) vai pedir ao Provedor de Justiça que solicite ao Tribunal Constitucional a fiscalização do diploma das urgências regionais, que considera prejudicial ao trabalho dos médicos, anunciou hoje a organização sindical.
Um professor de equitação de Vila do Conde foi condenado pelo Tribunal da Relação do Porto (TRP) a prisão efetiva, por ter abusado sexualmente de alunas, depois de ter sido punido com uma pena suspensa na primeira instância.
As instituições de ensino superior privado já têm mais professores doutorados do que as instituições públicas, segundo dados divulgados hoje no portal do Observatório do Ensino Superior Privado (OESP).