Mãe que abandonou recém-nascido à porta dos Bombeiros em Leiria é enfermeira

A mulher que deixou o próprio filho recém-nascido à porta do quartel dos Bombeiros Sapadores de Leiria, na madrugada de domingo, foi localizada pelas autoridades e está agora a ser acompanhada pelos serviços sociais. A jovem, de 27 anos, possui formação na área da saúde e exerceu a profissão de enfermeira.

© D.R.

Avança o Correio da Manhã, esta quarta-feira, terá dado à luz sozinha no quarto que ocupava há poucas semanas, num prédio situado numa zona residencial nos arredores da cidade. Natural do Brasil, vive há vários anos em Portugal, com situação legal regularizada, embora tenha residido e trabalhado anteriormente no Algarve.

A identificação ocorreu ainda na segunda-feira e, após prestar declarações na PSP de Leiria, foi formalmente constituída arguida, enfrentando agora uma acusação pelo crime de exposição ou abandono de menor. Após o interrogatório, foi encaminhada para o Hospital de Leiria, onde realizou exames médicos e avaliações legais.

O bebé permanece sob cuidados hospitalares, enquanto se aguarda uma decisão judicial que determinará o seu futuro.

Últimas do País

Cerca de meia centena de bombeiros voluntários estão hoje em protesto nas ruas de Lisboa por melhores condições laborais, numa manifestação iniciada na Praça do Comércio com destino ao parlamento.
A mulher que deixou o próprio filho recém-nascido à porta do quartel dos Bombeiros Sapadores de Leiria, na madrugada de domingo, foi localizada pelas autoridades e está agora a ser acompanhada pelos serviços sociais. A jovem, de 27 anos, possui formação na área da saúde e exerceu a profissão de enfermeira.
A Polícia Judiciária está a investigar a morte de Susana Gravato, vereadora da Câmara Municipal de Vagos pelo PSD, encontrada sem vida na sua residência, na Vagueira, na passada terça-feira. O principal suspeito do crime é o filho da vítima, de 14 anos, já identificado pelas autoridades.
A Provedoria de Justiça pediu hoje à Infraestruturas de Portugal (IP) o reforço da avaliação e controlo do ruído ambiente e a conclusão até final do primeiro semestre de 2026 de todos os mapas estratégicos de ruído em falta.
O Sindicato Independente dos Agentes de Polícia (SIAP) acusou hoje a TAP e a Azores Airlines de violarem normas do Espaço Schengen em voos nacionais, obrigando as autoridades a realizarem controlos a todos os passageiros.
O setor dos centros de dados irá contribuir com 3,7 mil milhões de euros para o produto interno bruto (PIB) de Portugal em 2031, segundo um estudo da Portugal DC com a Pb7 Research.
A proibição de captura de tamboril por esgotamento da quota nacional ficou sem efeito face à perspetiva de concretizar uma troca de quotas com Espanha, anunciou hoje a Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
O Tribunal Judicial de Leiria condenou hoje um jovem na pena única de 10 anos de prisão por crimes sexuais contra a irmã menor.
Oito pessoas ficaram esta terça-feira feridas na sequência de um ataque com arma branca ocorrido nas instalações da Associação Picapau, um centro de tratamento de toxicodependência localizado em Almoster, no concelho de Santarém, informou fonte da Proteção Civil.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) revelou hoje que instaurou um inquérito para investigar o caso do bebé que nasceu na receção da urgência do Hospital Santos Silva, na Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho (ULSGE).