Meia centena de bombeiros voluntários em protesto nas ruas de Lisboa

Cerca de meia centena de bombeiros voluntários estão hoje em protesto nas ruas de Lisboa por melhores condições laborais, numa manifestação iniciada na Praça do Comércio com destino ao parlamento.

© Folha Nacional

“Estamos completamente esquecidos e abandonados pelo Governo”, disse à Lusa Fernando Bento, do grupo “Bombeiros de Portugal – juntos somos mais fortes”, que organizou o protesto que hoje mobilizou bombeiros voluntários de todo o país.

Depois do protesto de três dias em setembro em frente ao parlamento, os voluntários voltaram hoje à rua para “exigir uma carreira digna”, explicou Fernando Bento, um dos 23 bombeiros voluntários responsáveis pelo movimento, que às 10:30 iniciou uma marcha apeada até à Assembleia da República.

“Estamos aqui a defender cinco pontos”, resumiu o bombeiro, enumerando as principais reivindicações: a criação de uma carreira, melhores salários, subsídio de risco e desgaste rápido, reforma aos 60 anos e o financiamento e incentivos ao voluntariado.

Há cerca de 30 mil voluntários no país – muito deles não estão no ativo – e cerca de metade são também profissionais, segundo números avançados à Lusa por Fernando Bento.

As horas que dão à corporação enquanto voluntários não são pagas. Só na época de incêndios, quando se inicia o dispositivo especial de combate aos incêndios rurais, é que recebem “3,12 euros à hora”, contou Fernando Bento, que todas as semanas dá 12 horas do seu tempo à sua corporação.

Além da meia centena de voluntários que saiu da Praça do Comércio às 10:30, Fernando Bento disse à Lusa que há muitos outros bombeiros que já estão junto à escadaria do Parlamento.

Últimas do País

O Sistema de Segurança Interna (SSI) admite que o sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários poderá ser suspenso durante o Natal para evitar filas nos aeroportos, uma medida que já foi autorizada pela Comissão Europeia.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 432 botijas de óxido nitroso, também conhecido como “droga do riso”, nas portagens de Paderne da Autoestrada n.º 2 (A2), em Albufeira, no Algarve, e que estavam a ser transportadas para Espanha.
O filho do primeiro-ministro, Hugo Montenegro, foi vítima de um furto no passado dia 29 de setembro, na área da Foz, no Porto.
A Comissão Técnica Independente (CTI) para a refundação do INEM propõe a criação de uma central única de atendimento juntando CODU e SNS24, e a abertura do transporte não emergente de doentes ao setor privado, revela hoje o jornal Público.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para um "agravamento considerável" da agitação marítima nos Açores a partir da madrugada de domingo e até às 18h00 de segunda, com ondas de 12 metros.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Inverno devido ao aumento da procura dos serviços e à necessidade de reforçar a resposta.
A depressão Davide vai afetar a partir de hoje a costa ocidental de Portugal continental com agitação marítima forte, em particular a norte do Cabo da Roca, tendo já sido emitidos avisos, segundo o IPMA.
A decisão do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, de remover completamente quaisquer elementos natalícios das fotografias escolares deste ano está a gerar forte contestação entre muitos encarregados de educação, que consideram a medida desproporcionada, injustificada e prejudicial para a tradição celebrada pela maioria das famílias.
Os Técnicos de Emergência Pré-hospitalar decidiram hoje que vão aderir à greve geral agendada para 11 de dezembro, disse à Lusa fonte sindical.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve dois homens no concelho da Guarda, por suspeitas do crime de passagem de moeda falsa. Com eles tinham 505 mil euros em notas falsas.