Proteção Civil alvo de buscas por suspeitas de corrupção em contratos públicos

O Ministério Público e a GNR realizaram, esta quinta-feira, buscas nas instalações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, no âmbito de uma investigação por suspeitas de crimes de corrupção e participação económica em negócio, segundo o Correio da Manhã.

©GNR

As diligências integram a Operação Obsequiam, conduzida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), e estendem-se a residências, empresas e entidades públicas.

De acordo com o comunicado do DCIAP, estão a ser cumpridos seis mandados de busca domiciliária e quatro a instalações públicas e empresariais, incluindo empresas do setor têxtil e de equipamentos de proteção individual, bem como casas de dirigentes e técnicos de contas ligados ao processo.

As autoridades investigam eventuais favorecimentos ilegais em concursos públicos realizados entre 2015 e 2023, com prejuízo para o Estado português, lê-se na nota oficial.

No terreno estão destacados 48 militares da GNR e cinco magistrados do Ministério Público do DCIAP.

A Proteção Civil confirmou, em comunicado, a realização das buscas e garantiu estar “a colaborar com as autoridades”, reafirmando “total disponibilidade para prestar o apoio necessário no âmbito das diligências em curso”.

O inquérito decorre sob segredo de justiça e é dirigido pelo Ministério Público, com a coadjuvação da Direção de Investigação Criminal da GNR.

Últimas do País

A presença da bactéria 'legionella' foi detetada em três de oito balneários do Pavilhão Desportivo Municipal de Oliveira do Bairro, no âmbito de análises de rotina para controlo da qualidade da água, confirmou hoje a Câmara Municipal.
O presidente executivo (CEO) da Vodafone Portugal, Luís Lopes, considerou hoje que a longo prazo não há mercado em Portugal para quatro operadores de telecomunicações.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu na quarta-feira na freguesia de Odivelas, em Lisboa, mais de 114 quilos de droga e deteve duas pessoas, informou hoje a força de segurança.
O Ministério Público e a GNR realizaram, esta quinta-feira, buscas nas instalações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, no âmbito de uma investigação por suspeitas de crimes de corrupção e participação económica em negócio, segundo o Correio da Manhã.
O representante legal da empresa contratada pela Carris para a manutenção do elevador da Glória vai ser ouvido na quinta-feira no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, indicou hoje fonte judicial à agência Lusa.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve no Algarve um dos criminosos mais procurados do Reino Unido, suspeito de chefiar uma organização envolvida no tráfico internacional de droga.
As contraordenações por uso do telemóvel ao volante duplicaram no primeiro trimestre face ao mesmo período de 2024, tendo as polícias multado uma média de 84 condutores por dia, num total de 7.587, segundo a Segurança Rodoviária.
O antigo ministro da Justiça Álvaro Laborinho Lúcio morreu hoje aos 83 anos em casa, confirmou à agência Lusa o presidente da Câmara da Nazaré, Manuel Sequeira.
Lisboa, Barcelona e Madrid são as cidades da União Europeia (UE) onde os habitantes destinam uma maior percentagem do salário para pagar a habitação, de acordo com um relatório divulgado hoje pelo Conselho Europeu.
Sete suspeitos intercetados após perseguição policial. PSP recupera 57 artigos furtados. André Ventura elogia atuação das autoridades.