PJ pede ajuda à população para encontrar pais de bebé encontrado morto no lixo em Cascais

A Polícia Judiciária pediu hoje ajuda à população da Grande Lisboa com informações que permitam encontrar os pais de um bebé encontrado morto em agosto de 2024 numa empresa de tratamento de resíduos sólidos em Cascais.

© D.R.

O alerta da Polícia Judiciária (PJ), que diz estar a investigar o “homicídio e profanação de um cadáver bebé não identificado”, surge mais de um ano depois da descoberta do corpo do bebé, em 01 de agosto de 2024, pelas 13:07.

O cadáver, de um bebé do sexo masculino e com ascendência africana, foi encontrado na estação de tratamento de papelão da Tratolixo, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos em Trajouce, Cascais.

“O cadáver do bebé de termo [parto feito no momento ideal] apresentava lesões traumáticas cranioencefálicas graves, as quais resultaram na sua morte”, indicou a PJ, acrescentando que junto ao corpo foi encontrada “uma peruca de cabelo postiço de cor preta”.

Dada a “gravidade dos factos praticados”, a PJ pede à população da Área Metropolitana de Lisboa que entre em contacto com o piquete daquela autoridade judiciária através do telefone 211 967 222 ou do ‘email’ chefepiquetelx@pj.pt, “caso tenha conhecimento de algum facto que possa auxiliar a investigação a localizar os pais deste bebé”.

Últimas do País

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça elogiou hoje a iniciativa de juntar no parlamento os principais agentes da justiça, para fazer "a ação acontecer", e considerou que os sistemas digitais nesta área estão obsoletos.
Portugal está preparado para responder a eventuais emergências causadas por doenças transmitidas por mosquitos e carraças, afirmou hoje o presidente do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, instituição que passou a coordenar oficialmente a Rede de Vigilância de Vetores.
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez revelou hoje que a Polícia Judiciária (PJ) realizou na terça-feira buscas no quartel, em particular nos equipamentos informáticos da corporação, e que não há arguidos constituídos.
A Polícia Judiciária pediu hoje ajuda à população da Grande Lisboa com informações que permitam encontrar os pais de um bebé encontrado morto em agosto de 2024 numa empresa de tratamento de resíduos sólidos em Cascais.
Um homem de 39 anos e uma mulher de 31 foram detidos no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, por suspeita de tráfico de droga, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Um rastreio nacional à diabetes tipo 1 na população pediátrica revelou que uma em cada 300 crianças já estava a desenvolver a doença silenciosamente e que três em cada quatro menores com sinais precoces da doença não têm histórico familiar.
Um grupo de 49 países, entre eles Portugal, comprometeu-se a combater os incêndios florestais através da prevenção e de uma maior cooperação internacional.
Os distritos de Viseu, Leiria, Coimbra, Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O combate à abstenção, que é particularmente elevada nas comunidades portuguesas, é um dos objetivos da campanha de esclarecimento sobre as próximas presidenciais que a Comissão Nacional de Eleições vai promover e pela qual pagará até 450 mil euros.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou desde janeiro e até 15 de outubro 6.616 acidentes envolvendo motos, dos quais resultaram 98 mortos, 547 feridos graves e 4.822 feridos ligeiros, informou hoje a Guarda.