ULS São José lidera robótica no SNS com mais de 2.800 cirurgias realizadas desde 2019

Mais de 2.800 cirurgias robóticas foram realizadas pela ULS São José desde 2019 e o número anual destas intervenções quintuplicou em seis anos, anunciou hoje a instituição, classificando-se como a “maior e mais experiente” do SNS nesta tecnologia.

© Facebook ULS Santa Maria

A ULS São José, em Lisboa, estreou o primeiro robô cirúrgico do Serviço Nacional de Saúde em 8 de novembro de 2019 e, desde então, tem registado um aumento anual no número de intervenções realizadas com recurso a esta tecnologia.

“Desde a inauguração do seu robô cirúrgico, o primeiro do SNS (…), a Unidade Local de Saúde (ULS) São José já realizou 2.805 cirurgias robóticas, afirmando-se como referência nacional e internacional na utilização de robótica em cirurgia”, afirma a instituição numa nota enviada à agência Lusa.

Neste momento, a ULS São José dispõe já de dois robôs cirúrgicos, utilizados nas especialidades de urologia, cirurgia colorretal, bariátrica, hepatobiliar, pancreática, endócrina, esofagogástrica, torácica, ginecológica e pediátrica.

A análise dos dados anuais revela “um crescimento acentuado” no número de cirurgias realizadas com recurso à robótica.

Em 2020 foram efetuadas 158 cirurgias, número que aumentou para 257 em 2021, 392 em 2022, 471 em 2023 e 850 em 2024.

No presente ano, até 30 de setembro, contabilizam-se 618 cirurgias robóticas.

“Estes números colocam a ULS São José na vanguarda da robótica e refletem a nossa aposta na inovação. Somos o maior e o mais experiente centro de robótica do Serviço Nacional de Saúde”, afirma a presidente do Conselho de Administração da ULS são José, Rosa Valente de Matos.

A presidente da ULS destaca ainda “os benefícios desta técnica para a recuperação dos doentes e também para a retenção e motivação dos profissionais”.

Entre as principais vantagens da cirurgia robótica destacam-se uma maior qualidade do ato cirúrgico, associado a menor perda de sangue, menos dor, com recuperação mais rápida e melhor cosmética.

Por outro lado, com este método, o cirurgião realiza as operações sentado, posição ergonomicamente mais adequada, o que reduz significativamente o desconforto físico durante procedimentos prolongados.

“As inovações mais recentes na área da robótica incluem a utilização de uma única incisão – “porta única” – por onde passam os instrumentos, ‘feedback’ da força dos instrumentos na mão dos cirurgiões, ‘machine learning’ para análise da imagem cirúrgica, e realidade aumentada com sobreposição da imagem cirúrgica real com a obtida por imagiologia para uma cirurgia guiada”, refere a instituição.

A ULS São José refere que tem sido pioneira a nível nacional e internacional nesta área e exemplifica que em fevereiro de 2024 realizou, pela primeira vez na Europa, um transplante hepático com tecnologia robótica e, mais recentemente, o primeiro transplante de fígado do país utilizando dois robôs cirúrgicos em simultâneo, um para o recetor e outro para o dador de órgão.

Últimas do País

As provas-ensaio de Monitorização de Aprendizagens (ModA), que deveriam realizar-se este mês, foram adiadas para abril devido às tempestades que atingiram várias zonas do país, destruindo escolas e afetando a vida dos alunos, famílias e profissionais.
Cerca de 2.600 militares estão no terreno para apoio direto às populações afetadas pelas tempestades que têm assolado Portugal continental, em 40 municípios, anunciou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
O hospital de Leiria recebeu quase um milhar de feridos com traumas desde 28 de janeiro, quando a depressão Kristin atingiu a região, de acordo com informação dada hoje na reunião diária da Comissão Municipal de Proteção Civil.
Quase 900 pessoas tiveram de ser realojadas desde domingo devido ao mau tempo em Portugal continental, anunciou hoje o comandante nacional da Proteção Civil.
Os alegados traficantes de droga detidos pela Polícia Judiciária (PJ) em Portimão no âmbito da operação 'Valhalla' recorriam a um carro funerário para transportar a cocaína na região sem levantar suspeitas, revelou hoje a força policial.
Empresários das frutas e legumes portugueses, que marcam presença na feira Fruit Logistica, em Berlim, consideram as medidas anunciadas pelo Governo “paliativos” que podem pôr em risco a atividade de muitos produtores.
Um total de 93 mil clientes da E-Redes continuava sem abastecimento elétrico pelas 12:00 de hoje, na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo pelo continente português, divulgou a empresa.
Moradores de aldeias que estão sem eletricidade há 10 dias, na sequência da depressão Kristin, estão a mobilizar-se para uma manifestação esta noite, em Pombal, para reclamar soluções urgentes para a população que “está desesperada”.
A administração do Hospital de Santa Maria solicitou aos profissionais que participaram na atividade adicional de dermatologia para devolverem os valores recebidos indevidamente, noticia o jornal Expresso.
As pessoas que vivam num dos concelhos afetados pela tempestade Kristin e tenham perdido ou extraviado o cartão de cidadão, vão poder renová-lo sem pagar taxas, determinou hoje o Governo, em portaria publicada em Diário da República.