Onze distritos sob aviso amarelo na terça-feira devido à chuva

Onze distritos de Portugal continental vão estar na terça-feira sob aviso amarelo à previsão de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

© D.R.

Os distritos de Viana do Castelo e Braga estarão já a partir das 21h00 de hoje e até às 09h00 de terça-feira com aviso amarelo por causa da chuva por vezes forte.

O IPMA emitiu também um aviso amarelo para estes dois distritos entre as 21h00 de hoje e as 06h00 de terça-feira por causa do vento, prevendo-se rajadas até 75 quilómetros por hora (km/h) na faixa costeira e até 90 km/h nas serras.

Na terça-feira, entre as 00h00 e as 09h00, também devido à chuva, estarão sob aviso amarelo os distritos de Faro, Porto, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro e Coimbra.

O Instituto também colocou sob aviso amarelo por causa da chuva por vezes forte entre as 18h00 de hoje e as 00h00 de terça-feira na costa sul e nas regiões montanhosas da ilha da Madeira.

As costas norte e sul da ilha da Madeira e o Porto Santo também estarão sob aviso amarelo entre as 09h00 e as 21h00 de terça-feira por causa da interferência marítima, prevenindo-se ondas de noroeste com 04 a 05 metros.

O IPMA emitiu avisos laranja para o grupo Ocidental dos Açores (Flores e Corvo) devido a interferência marítima forte até às 12h00 de hoje, passando depois a amarelo até às 15h00 de hoje.

O grupo ocidental também está sob aviso amarelo até às 12h de hoje devido à previsão de vento forte.

Os grupos Oriental (Santa Maria e São Miguel) e Central (Terceira, Graciosa, Faial, Pico e São Jorge) também estão sob aviso amarelo por causa da interferência marítima (até às 18h00 de hoje) e do vento forte (até às 21h00 de hoje).

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que exista “situação meteorológica de risco moderado a elevado, e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Últimas do País

Dois médicos foram condenados a pagar uma multa de seis mil euros, cada um, pela morte de um recém-nascido cerca de cinco horas após o parto no Centro Materno Infantil do Norte, segundo uma sentença consultada hoje pela Lusa.
Os cinemas portugueses registaram no ano passado 10,9 milhões de espectadores, uma quebra de 8,2% face a 2024, revelou hoje o Instituto do Cinema e Audiovisual, que é o pior número desde 1996, sem contar com a pandemia.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu nos últimos seis anos 19.005 armas, destacando-se as pistolas (8.086), em operações especiais de prevenção criminal, informou hoje aquela força de segurança.
O Estado português pagou nos últimos nove anos cerca de 1,5 milhões de euros em indemnizações a reclusos detidos em celas consideradas desumanas e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) ainda tem mais de 850 queixas pendentes.
Enquanto o socorro médico não chegava, dois militares da GNR assumiram o controlo da situação e impediram uma tragédia. A rápida intervenção foi decisiva para salvar a vida de um homem em paragem cardiorrespiratória.
Onze distritos de Portugal continental vão estar na terça-feira sob aviso amarelo à previsão de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Um incêndio que terá tido origem numa lareira consumiu hoje, totalmente, uma habitação em Vilarinho de Arcos, concelho de Montalegre, deixando desalojado um homem de 98 anos, revelou à Lusa fonte da GNR local.
As urnas na Cidade Universitária de Lisboa registaram uma participação de 17% até às 12h00, segundo o vice-presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Reis.
Mais de 218 mil eleitores estão inscritos para votar este domingo antecipadamente nas eleições presidenciais do próximo domingo, podendo exercer o direito de voto no município escolhido.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) pagou 25,9 milhões de euros em horas extraordinárias, em dezembro, e as horas realizadas no primeiro período do atual ano letivo, abrangendo mais de 30 mil docentes, foi hoje anunciado.