Autodeclarações de doença ultrapassam meio milhão em 2024

Mais de mil pedidos por dia, utilização recorde e quase 120 mil utentes no limite anual. O sistema de autodeclarações atinge máximos históricos e levanta alertas sobre o seu uso intensivo.

© D.R.

O recurso às chamadas “autobaixas” atingiu em 2024 o valor mais elevado desde a criação da medida. Segundo dados divulgados pelo Jornal de Notícias (JN), foram emitidas quase 540 mil autodeclarações de doença, um aumento de 16,7% face ao ano anterior, o que corresponde a mais de mil pedidos por dia.

Desde a entrada em vigor do mecanismo, em maio de 2023, o Serviço Nacional de Saúde já recebeu cerca de 1,3 milhões de autodeclarações, que permitem até três dias de ausência por doença sem necessidade de consulta médica, refere o JN. A procura concentra-se sobretudo às segundas-feiras e quartas-feiras, e os dados revelam um uso intensivo: no último ano, quase 120 mil utentes atingiram o limite anual de duas autodeclarações. Já em 2025, a média diária situa-se nos 1478 pedidos.

Em paralelo, o regime de baixas médicas foi alargado, passando a permitir que os certificados de incapacidade temporária (CIT) sejam emitidos não apenas pelos médicos de família, mas também no setor privado, social e nas urgências hospitalares. A alteração visa reduzir a pressão sobre os cuidados de saúde primários e aliviar um SNS marcado por dificuldades de acesso e excesso de burocracia.

Últimas do País

Mais de mil pedidos por dia, utilização recorde e quase 120 mil utentes no limite anual. O sistema de autodeclarações atinge máximos históricos e levanta alertas sobre o seu uso intensivo.
Os efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal Continental vão começar a fazer-se sentir a partir da tarde de hoje, tendo sido emitidos vários avisos de chuva, vento, neve e agitação marítima, segundo o IPMA.
Suspeito de 43 anos era alvo de mandado internacional por crimes de violência sexual e agressões à companheira. Enfrenta pena até 15 anos de prisão.
As bodycams para a PSP e a GNR vão custar seis milhões de euros e deverão começar a chegar ainda este ano, após um processo arrastado desde 2023.
A venda de livros em Portugal cresceu 6,9% em 2025, em relação ao ano anterior, o que se traduziu num total de quase 15 milhões de livros vendidos, um aumento muito impulsionado pelos livros de colorir e infantis.
Um homem de 57 anos foi constituído arguido por maus-tratos a animais de companhia após uma operação de buscas a uma loja em Penafiel, tendo sido resgatados 124 animais, 104 dos quais exóticos, apurou hoje a GNR.
Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar sob aviso vermelho por causa da neve a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Tribunal de São João Novo, no Porto, condenou hoje o homem acusado de matar à pancada uma mulher e a ter deixado seminua numa valeta a 16 anos de prisão e ao pagamento de 150 mil euros de indemnização.
Momentos de terror viveram-se esta quarta-feira na Escola Básica da Trafaria, em Almada, depois de vários homens alegadamente armados com caçadeiras e facas terem entrado no recinto escolar e efetuado disparos para o ar. Alunos foram fechados nas salas e houve cenas de choro, vómitos e pânico generalizado.
A PSP deteve nos últimos dias no Aeroporto de Lisboa 14 pessoas através do controlo fronteiriço por posse de documentos falsos, auxílio à imigração ilegal e um mandado de detenção europeu por tráfico de droga, foi hoje divulgado.