Imóvel do atual hospital do Funchal será vendido

O imóvel do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, será vendido e a verba arrecadada servirá para apoiar a construção do novo Hospital Central e Universitário da região, anunciou hoje o presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque.

© D.R.

“Autilidade [do imóvel] é o que está já consignado, que é nós alienarmos todo aquele espaço e a receita dessa alienação amortizar parte dos custos do Hospital Central e Universitário”, disse o chefe do executivo madeirense aos jornalistas, à margem do I Fórum Living Care, que decorre no Museu de Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos.

Miguel Albuquerque assegurou que a medida “já está decidida”.

O Hospital Dr. Nélio Mendonça foi inaugurado em 1973, ocupando uma área na ordem dos 54 mil metros quadrados.

O novo Hospital Central e Universitário da Madeira, que está em construção na zona de Santa Rita, deverá entrar em funcionamento em 2030, com seis pisos acima da cota de soleira e um piso abaixo da cota de soleira, ocupando uma área bruta de construção de 172.100 metros quadrados.

O líder madeirense admitiu, por outro lado, existirem atrasos, devido a questões burocráticas, em projetos de lares financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A ampliação do Lar do Carmo, em Câmara de Lobos, referiu, terá a sua capacidade aumentada de 120 para 160 camas, através de um contrato-programa com o Governo Regional, enquanto no caso do de São Jorge, no concelho de Santana, será lançado um novo projeto apenas para a valência de lar.

O social-democrata sublinhou que “hoje não se pode instalar um lar num edifício que não foi concebido para esse fim, porque isso implica custos excessivos e disfuncionalidades que não são sustentáveis do ponto de vista financeiro e funcional”.

Questionado sobre a demora na criação do grupo de trabalho entre o Governo da República e os executivos da Madeira e Açores visando a revisão da Lei de Finanças Regionais das Regiões Autónomas, o responsável madeirense considerou que se deve à realização das eleições presidenciais.

“Esta semana já fizemos diligências para que esse grupo de trabalho seja fixado e ontem [quinta-feira] falei com o secretário-geral e com o líder parlamentar [do PSD]. Há consciência política da necessidade de avançar”, mencionou.

Miguel Albuquerque acrescentou que está prevista uma reunião do Conselho de Ministros com a participação dos presidentes dos Governos Regionais para formalizar esse processo de revisão.

Últimas do País

O projeto de saúde mental “Let’s Talk About Children” (LTC), coordenado em Portugal pela Universidade de Coimbra (UC), pretende reduzir nos próximos anos a percentagem de jovens com sintomas depressivos, perturbações de ansiedade e problemas de comportamento.
A Liga dos Bombeiros alertou que os meios de socorro estão a ser acionados com base apenas na distância e avisou que nem sempre quem está mais perto é quem chega primeiro.
O imóvel do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, será vendido e a verba arrecadada servirá para apoiar a construção do novo Hospital Central e Universitário da região, anunciou hoje o presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque.
Cerca de 230 ocorrências relacionadas com o mau tempo, devido à passagem da depressão Ingrid, foram registadas hoje em Portugal continental entre as 00:00 e as 12:00, sobretudo queda de árvores e limpezas de via, revelou a Proteção Civil.
Cerca de 6.500 clientes da E-Redes estavam às 12:00 sem energia elétrica, em vários pontos do norte de Portugal continental, devido aos efeitos do mau tempo, disse à agência Lusa fonte da empresa responsável pela distribuição.
As Câmaras de Tondela, Vouzela, São Pedro do Sul e Tabuaço, no distrito de Viseu, decidiram encerrar as escolas durante a tarde desta sexta-feira, devido ao alerta de mau tempo, motivado pela depressão Ingrid.
Tentou travar uma rixa na rua e acabou esfaqueado com uma navalha escondida na manga. A vítima ficou em risco de vida. O agressor fugiu para o norte do País, mas foi capturado pela Polícia Judiciária.
Um homem de 38 anos foi detido hoje em flagrante delito por suspeita da prática do crime de pornografia de menores, no concelho de Sintra, no distrito de Lisboa, informou a Polícia Judiciária (PJ).
A previsão de queda levou hoje a que no distrito de Vila Real, as escolas estejam hoje fechadas em seis dos seus 14 municípios, como Boticas, Montalegre, Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 81 ocorrências entre as 00:00 e as 08:00 relacionadas com o mau tempo, por causa dos efeitos da depressão Ingrid, a maioria quedas de árvores.