Portugal continental registou 230 ocorrências até às 12:00 devido à depressão Ingrid

Cerca de 230 ocorrências relacionadas com o mau tempo, devido à passagem da depressão Ingrid, foram registadas hoje em Portugal continental entre as 00:00 e as 12:00, sobretudo queda de árvores e limpezas de via, revelou a Proteção Civil.

© D.R.

“Não temos registo de feridos, nem desalojados. No entanto, algumas das ocorrências provocaram danos tanto em veículos como em algumas construções”, afirmou o oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) José Costa, em declarações à agência Lusa.

Entre as 00:00 e as 12:00, a Proteção Civil registou um total de 231 ocorrências em Portugal continental, nomeadamente “82 quedas de árvore, 70 limpezas de via, 44 quedas de estruturas, 26 movimentos de massa e nove inundações”, indicou José Costa.

Na resposta a estas chamadas, foram empenhados 733 operacionais e 330 meios terrestres.

Relativamente às zonas mais afetadas, a Proteção Civil destacou a região Norte, onde se verificaram 115 ocorrências, depois a região Centro, com 51, seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo, com 45, o Algarve, com 12, e o Alentejo, com oito ocorrências.

Na quinta-feira, ao longo das 24 horas do dia, a ANEPC contabilizou 365 ocorrências associadas às condições meteorológicas adversas.

A Proteção Civil colocou quase todo o território nacional continental em estado de prontidão especial de nível 3 entre quinta-feira e sábado, devido ao impacto previsível da neve e da agitação marítima com a passagem da depressão Ingrid.

Este nível vigora desde as 16:00 de quinta-feira e até às 23:59 de sábado.

Na quinta-feira, em conferência de imprensa, o comandante nacional da ANEPC, Mário Silvestre, explicou que, “à exceção do Alentejo Central e do Baixo Alentejo, todo o país” vai estar sob aquele nível de prontidão (a escala vai de 1 a 4, sendo 4 o mais elevado).

Prevê-se chuva, neve, vento e agitação marítima como efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal continental, tendo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitido vários avisos.

Os distritos de Viseu, Porto, Vila Real e Braga estão até às 09:00 de sábado sob aviso vermelho (o mais grave de uma escala de três) devido à queda de neve acima de 600/800 metros.

Bragança, Guarda e Castelo Branco estão sob aviso laranja (o segundo mais grave) até às 00:00 de sábado por causa da queda de neve acima de 600/800 metros e Portalegre a amarelo (o menos grave) até às 06:00 de sábado.

O IPMA emitiu também aviso vermelho para os distritos de Faro, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro e Braga devido à agitação marítima entre as 00:00 de sábado e as 00:00 de domingo, passando depois a laranja.

Estão previstas ondas de noroeste com sete a nove metros de altura significativa, podendo atingir 15 metros de altura máxima.

Também os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja vão estar, entre as 06:00 e as 15:00 de sábado, sob aviso laranja devido ao vento do quadrante oeste com rajadas até 110 quilómetros por hora, sendo de 120 nas serras.

Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo até às 21:00 de hoje devido ao vento do quadrante oeste, com rajadas até 90 quilómetros por hora.

O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Últimas do País

O projeto de saúde mental “Let’s Talk About Children” (LTC), coordenado em Portugal pela Universidade de Coimbra (UC), pretende reduzir nos próximos anos a percentagem de jovens com sintomas depressivos, perturbações de ansiedade e problemas de comportamento.
A Liga dos Bombeiros alertou que os meios de socorro estão a ser acionados com base apenas na distância e avisou que nem sempre quem está mais perto é quem chega primeiro.
O imóvel do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, será vendido e a verba arrecadada servirá para apoiar a construção do novo Hospital Central e Universitário da região, anunciou hoje o presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque.
Cerca de 230 ocorrências relacionadas com o mau tempo, devido à passagem da depressão Ingrid, foram registadas hoje em Portugal continental entre as 00:00 e as 12:00, sobretudo queda de árvores e limpezas de via, revelou a Proteção Civil.
Cerca de 6.500 clientes da E-Redes estavam às 12:00 sem energia elétrica, em vários pontos do norte de Portugal continental, devido aos efeitos do mau tempo, disse à agência Lusa fonte da empresa responsável pela distribuição.
As Câmaras de Tondela, Vouzela, São Pedro do Sul e Tabuaço, no distrito de Viseu, decidiram encerrar as escolas durante a tarde desta sexta-feira, devido ao alerta de mau tempo, motivado pela depressão Ingrid.
Tentou travar uma rixa na rua e acabou esfaqueado com uma navalha escondida na manga. A vítima ficou em risco de vida. O agressor fugiu para o norte do País, mas foi capturado pela Polícia Judiciária.
Um homem de 38 anos foi detido hoje em flagrante delito por suspeita da prática do crime de pornografia de menores, no concelho de Sintra, no distrito de Lisboa, informou a Polícia Judiciária (PJ).
A previsão de queda levou hoje a que no distrito de Vila Real, as escolas estejam hoje fechadas em seis dos seus 14 municípios, como Boticas, Montalegre, Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 81 ocorrências entre as 00:00 e as 08:00 relacionadas com o mau tempo, por causa dos efeitos da depressão Ingrid, a maioria quedas de árvores.