Seguro rejeita adiar as eleições mesmo face ao estado de calamidade meteorológico

Apesar do estado de calamidade decretado em dezenas de concelhos após a tempestade Kristin, António José Seguro afasta qualquer adiamento das eleições presidenciais. O candidato sublinha que o processo já está em curso, lembra o voto antecipado em mobilidade e garante que estão asseguradas condições para votar no próximo domingo, numa posição que contrasta com a defendida por André Ventura.

© António José Seguro

António José Seguro afastou esta sexta-feira qualquer hipótese de adiar a segunda volta das eleições presidenciais para 15 de fevereiro, apesar dos estragos provocados pela depressão Kristin e do estado de calamidade em vários concelhos do país. “Os votos são muito importantes”, afirmou aos jornalistas, defendendo a manutenção do calendário eleitoral.

O candidato presidencial fundamentou a sua posição em dois pontos essenciais: o processo eleitoral já se encontra em curso, com milhares de eleitores a terem recorrido ao voto antecipado em mobilidade no passado domingo, e existem garantias de que as populações das zonas mais afetadas poderão exercer o direito de voto no próximo domingo. “Não faz sentido alterar regras a meio do jogo”, sublinhou, invocando a necessidade de estabilidade e previsibilidade democrática.

Seguro reconheceu a dimensão dos danos causados pelo mau tempo, mas insistiu que a resposta à emergência não deve colidir com o funcionamento normal da democracia. “É possível apoiar as populações e, em simultâneo, assegurar a realização das eleições”, afirmou, apontando para a organização no terreno e para a articulação entre a administração eleitoral e as autoridades locais.

Esta posição contrasta com a defendida por André Ventura, que tem insistido no adiamento do ato eleitoral, alegando inexistência de condições em várias zonas atingidas pelas tempestades Kristin e Leonardo. O candidato do CHEGA sustenta que há comunidades privadas de serviços essenciais e que a prioridade deve ser a resposta à catástrofe.

O tema ganhou maior relevo após decisões locais, como o adiamento da votação em Alcácer do Sal, e declarações do Presidente da República admitindo a possibilidade de adiamentos pontuais. Ainda assim, para António José Seguro, a regra deve manter-se: eleições na data prevista.

Últimas de Política Nacional

André Ventura acusou esta terça-feira o presidente da Assembleia da República de estar a atrasar a Comissão Parlamentar de Inquérito aos mandatos de Luís Neves na Polícia Judiciária. O líder do CHEGA diz que o partido já aceitou sucessivas limitações e desafia Aguiar-Branco a explicar por que razão a comissão ainda não avançou.
André Ventura anunciou este sábado, em Coimbra, que vai assumir pessoalmente a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito aos mandatos de Luís Neves na Polícia Judiciária. Líder do CHEGA promete uma investigação “até ao fim”, garante que não haverá bloqueios aos restantes partidos e deixa um aviso: “Não deixarei que Luís Neves, nem outros Luís Neves, sejam bloqueadores da verdade.”
André Ventura criticou a decisão de José Luís Carneiro de propor a abstenção do PS no Orçamento do Estado para 2027 antes de ser conhecido o documento. O Presidente do CHEGA considera que os socialistas passam a ser "parceiros" do Governo e questiona que margem resta para negociar medidas em áreas como Saúde, Administração Interna, combustíveis e alimentação.
A Comissão parlamentar vai analisar a atuação de Luís Neves durante os oito anos em que dirigiu a Polícia Judiciária e apurar eventuais responsabilidades dos membros dos governos que o nomearam e tutelaram. O CHEGA fica com a presidência, enquanto PS e PSD assumem as duas vice-presidências.
Miguel Guimarães, antigo bastonário da Ordem dos Médicos e atual deputado do PSD, é visado por acusações que incluem alegados gastos excessivos, abuso de poder e corrupção passiva.
O CHEGA queria que o Governo português promovesse junto da União Europeia a inclusão do Primeiro Comando da Capital (PCC) na lista de organizações terroristas. Mas PSD, PS, Livre e Bloco de Esquerda votaram contra.
A concelhia social-democrata corta com Luís Jesus e Alexandra Moura e acusa os dois eleitos de desrespeitarem as orientações do partido.
O CHEGA levou ao Parlamento a descida do IVA dos combustíveis de 23% para 13%, IVA Zero num cabaz de bens alimentares essenciais e o fim das portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama. Nenhuma das propostas passou. PSD, PS e CDS-PP juntaram os votos contra nas duas medidas fiscais.
André Ventura defendeu esta quinta-feira, no Parlamento, uma redução da carga fiscal sobre os combustíveis e acusou o Governo de não responder ao aumento do custo de vida.
O CHEGA aceita as duas limitações impostas por Aguiar-Branco e desbloqueia a comissão parlamentar de inquérito. Ventura mantém as críticas à decisão, mas garante que não deixará cair a investigação aos mandatos do antigo diretor da Polícia Judiciária, Luís Neves.