Flores e Corvo com aviso laranja devido a precipitação forte

© D.R.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje para laranja o aviso emitido para o grupo Ocidental dos Açores, devido à previsão, a partir do final do dia, de intensificação da precipitação.

“A passagem de uma depressão com um sistema frontal associado irá provocar um agravamento do estado do tempo, em especial nas ilhas do grupo Ocidental”, adianta um comunicado da delegação do IPMA nos Açores, assinado pela meteorologista Carolina Medeiros.

Segundo o IPMA, a chuva poderá ser forte nas ilhas das Flores e Corvo “a partir do final do dia de hoje”, pelo que eleva para laranja o nível de alerta naquele grupo do arquipélago açoriano.

O IPMA tinha emitido aviso amarelo para as ilhas das Flores e Corvo, que compõem o grupo Ocidental dos Açores, elevando agora para laranja, o segundo mais grave da escala, emitido em “situação meteorológica de risco moderado a elevado”.

Assim, as ilhas das Flores e Corvo vão estar sob aviso laranja entre as 18:00 de hoje e as 00:00 de quarta-feira, período em que poderá ocorrer precipitação, por vezes forte, acompanhada de trovoada.

O IPMA emitiu ainda avisos amarelos para as ilhas dos grupos Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) e Oriental (São Miguel e Santa Maria) por causa da precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

Para o grupo Central o aviso amarelo vai vigorar entre as 18:00 de hoje e as 12:00 de quarta-feira.

Em São Miguel e Santa Maria o aviso amarelo vai estar ativo entre as 18:00 de hoje e as 09:00 de quarta-feira, acrescenta o comunicado do IPMA.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção.

A Proteção Civil dos Açores aconselha, entre outras medidas, a consolidação de telhados, portas e janelas, assim como a limpeza dos sistemas de drenagem adjacentes às residências.

Guardar os objetos soltos do jardim, fechar bem portas, janelas e persianas, são outras das medidas recomendadas pela Proteção Civil no seu ‘site’ oficial na internet.

A Proteção Civil açoriana desaconselha ainda a circulação sem necessidade, tendo em conta a possibilidade de formação de lençóis de água.

Últimas do País

A IGAS instaurou um processo de inspeção à Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho "para verificar o cumprimento das normas" do Sistema Integrado de Gestão do Acesso (SIGA SNS) "relativamente à assistência prestada" ao diretor executivo do SNS.
Dois homens, de 43 e 30 anos, foram detidos em flagrante pela Polícia de Segurança Pública (PSP) na freguesia de Santa Maria Maior, enquanto se preparavam para realizar uma transação de estupefacientes.
Três pessoas foram hoje detidas na operação da Polícia Judiciária (PJ) em Loures, distrito de Lisboa, relacionada com o incêndio num autocarro em Santo António dos Cavaleiros que em outubro feriu gravemente o motorista, adiantou à Lusa fonte policial.
O Conselho Superior da Magistratura (CSM) criou um grupo de trabalho para acompanhar e acelerar a tramitação da 'Operação Marquês'" em resposta "ao intenso acompanhamento público" e ao "impacto que a demora processual pode ter na confiança dos cidadãos".
O bastonário dos psicólogos lamenta, numa carta ao Presidente da República, a "atmosfera de injustiça" a que estão sujeitos centenas de profissionais que trabalham no SNS por estarem com a carreira estagnada há mais de 20 anos.
Os hospitais públicos podem, a partir de quinta-feira, começar a definir a lista de doentes que ultrapassaram o Tempo Máximo de Resposta Garantido (TMRG) nas cirurgias não urgentes e que conseguem operar até agosto, segundo uma portaria hoje publicada.
A Polícia Judiciária (PJ) deu hoje cumprimento a vários mandados de busca no concelho de Loures, distrito de Lisboa, envolvendo “vários suspeitos” do incêndio num autocarro em Santo António dos Cavaleiros que em outubro feriu gravemente o motorista.
Os administradores hospitalares alertaram hoje que a procura dos serviços de saúde no inverno pode obrigar os hospitais a desviar meios para acudir a doentes urgentes, impedindo-os de assumir de forma estanque uma redução das cirurgias não urgentes.
A Pinker, nova plataforma TVDE que irá ficar operacional nos próximos dias, pretende dar segurança às mulheres quando pedem um veículo, que será conduzido exclusivamente por mulheres, disse à Lusa a fundadora do projeto Mónica Faneco.
A família informou o Consulado-Geral do Brasil em Lisboa para considerar o cidadão “em situação de perigo para si e para terceiros.”