Portugal procura primeira vitória frente a Geórgia no Mundial

A seleção portuguesa de râguebi procura no sábado a primeira vitória num Campeonato do Mundo, frente à Geórgia, adversário teoricamente mais acessível no Grupo C do França2023, mas que os portugueses não vencem há 18 anos.

© D.R

último triunfo de Portugal sobre a seleção da antiga república soviética data de fevereiro de 2005, em Lisboa, ainda durante o apuramento para o Mundial de 2007, mas, desde então, o melhor que os ‘lobos’ conseguiram foram três empates.

O último dos quais aconteceu no ano passado (25-25), em Tbilissi, a contar para a qualificação para 2023, mas depois disso Portugal voltou a perder os dois encontros disputados, o último, em março, por 38-11, na final do Europe Championship 2023, em Badajoz.

De todos os adversários que Portugal enfrenta na competição, os ‘lelos’ são, de longe, aquele com o qual tem maior histórico de confrontos, mas só conseguiu bater por quatro vezes em 25 encontros.

No entanto, a proximidade das duas seleções no ‘ranking’ da World Rugby, no qual a Geórgia é, atualmente, 13.ª classificada, e Portugal ocupa o 16.º posto, faz dos ‘lelos’ o ‘alvo a abater’ pela seleção portuguesa na competição, após a estreia com uma derrota (28-8) frente ao País de Gales.

Portugal tem no seu histórico um título do Europe Championship, em 2004, o principal escalão europeu a seguir ao ‘exclusivo’ torneio das Seis Nações, mas a Geórgia venceu 15 das 21 edições disputadas desde o ano 2000, incluindo 11 das últimas 12.

A seleção portuguesa, que antes de 2023 contabilizava apenas uma participação num Campeonato do Mundo, em 2007, foi a última das 20 equipas presentes no Mundial de França2023 a conseguir a qualificação.

Fê-lo num torneio de repescagem, em novembro de 2022, no Dubai, após empatar 16-16 com os Estados Unidos, beneficiando da melhor diferença de pontos marcados e sofridos em relação aos norte-americanos, graças a triunfos sobre Hong Kong (42-14) e Quénia (85-0).

Já a Geórgia, que vai na sua sexta participação, todas de forma consecutiva, desde 2003, qualificou-se diretamente em primeiro lugar do apuramento europeu, composto pelo agregado dos Europe Championship de 2021 e 2022, no qual só não venceu no tal empate com Portugal, em 2022.

Portugal e Geórgia disputam o Grupo C do Mundial de râguebi França2023, juntamente com País de Gales, Austrália e Fiji.

As duas seleções ainda só jogaram um encontro nas duas jornadas já disputadas, em que os georgianos perderam com a Austrália, por 35-15, na primeira ronda, e os portugueses cederam perante o País de Gales, por 28-8.

Desta forma, Portugal e Geórgia são as únicas duas seleções que ainda só disputaram um jogo e também que ainda não pontuaram no grupo, que é liderado pelo País de Gales, com 10 pontos, seguido das Fiji e da Austrália, ambas com seis pontos.

Portugal disputa o Grupo C com País de Gales (derrota por 28-8), Geórgia (23 de setembro), Austrália (01 de outubro) e Fiji (08 de outubro).

O Mundial de França2023 decorre desde 08 de setembro até 28 de outubro.

Últimas de Desporto

O envolvimento de Portugal na organização do Mundial2030 de futebol, juntamente com Espanha e Marrocos, vai gerar uma receita fiscal próxima de 400 milhões de euros (ME), segundo um estudo da consultora PwC.
Pedro Proença vai concorrer à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nas eleições de fevereiro de 2025, anunciou hoje o líder da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Associação de Ligas Europeias.
A portuguesa Patrícia Sampaio, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris2024, terminou hoje a competição de -78 kg na terceira posição, ao vencer no combate pela medalha a japonesa Shori Hamada, por ippon.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O ex-atleta Domingos Castro foi hoje eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).