Linha Cidadão Idoso da Provedoria de Justiça recebeu este ano 1.200 chamadas

A Linha Cidadão Idoso da Provedoria de Justiça recebeu desde o início do ano 1.200 chamadas relacionados com pedidos de informação sobre apoios e respostas sociais, acesso a cuidados de saúde e auxílio em situação de abuso.

© D.R.

 

Numa nota publicada na sua página da internet para celebrar o Dia Internacional do Idoso, que se assinalou na segunda-feira, a Provedoria de Justiça adianta que ao longo de 2023 e “até ao momento” foram recebidas 1.200 chamadas, sem grandes variações face a anos anteriores.

De acordo com a Provedoria, a escassez de vagas em estruturas residenciais para idosos ou o seu afastamento geográfico surgem com frequência na Linha Cidadão Idoso, bem como o acesso a cuidados de saúde primários, a referenciação para consulta hospitalar e obtenção de vaga na rede nacional de cuidados continuados integrados.

“Constitui tema igualmente frequente a alegação de abusos, desde a negligência de cuidados, abuso material e financeiro até maus-tratos e abandono, geralmente no próprio quadro familiar”, é referido na nota.

A Linha do Cidadão Idoso (800 203 531) é gratuita e é vocacionada para os problemas da população com uma idade avançada, prestando informações sobre os direitos e apoios que assistem os mais velhos na área da saúde, segurança social, habitação, equipamentos e serviços.

Em casos mais graves, é feita a sinalização à Segurança Social, autarquias, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) ou unidades de cuidados de saúde primários.

Últimas do País

O antigo primeiro-ministro José Sócrates considerou hoje que um “lapso de escrita” que em 2024 reavivou o processo Operação Marquês, que “estava morto”, foi a “gota de água” que levou à apresentação de uma queixa contra o Estado português.
A Unicef Portugal e outras quatro instituições, unidas numa "Aliança pela Prevenção", apelam hoje ao Governo para que crie um "novo paradigma de tolerância zero para com a violência na infância" e tome medidas para combater o problema.
Quase 80% dos utentes inquiridos num estudo da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) revelaram um conhecimento inadequado ou problemático dos seus direitos no acesso aos cuidados de saúde.
Cerca de um terço das estações meteorológicas de Portugal continental ultrapassaram ou igualaram, no fim de semana, os seus anteriores máximos históricos de temperatura máxima para o mês de junho, segundo o IPMA.
O IRN e o Ministério da Justiça acrescentam que para "tornar mais eficiente a tramitação dos processos, o balcão do Arquivo Central do Porto encerrará, temporariamente, o atendimento presencial, para poder dedicar os seus recursos aos pedidos recebidos por correio e canal 'online'".
As matrículas dos alunos que em setembro vão para o 5.º ano de escolaridade começam hoje e os encarregados de educação devem fazê-lo até ao dia 11 de julho.
O envolvimento da Força Aérea no transporte de emergência médica mantém-se a partir de terça-feira, apesar de já ter sido concedido o visto ao contrato entre o INEM e a empresa Gulf Med, a quem foi adjudicado o serviço.
O fenómeno é particularmente visível no Algarve e na Grande Lisboa, onde há concelhos em que os partos de mães estrangeiras já ultrapassam, e de forma clara, os de mães portuguesas.
Cento e dois operacionais combatem hoje um incêndio em Alvarenga, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional da Área Metropolitana do Porto.
O Tribunal de Évora marcou hoje para 14 de julho a leitura da sentença do ex-motorista do antigo ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita, no caso do atropelamento mortal de um trabalhador na Autoestrada 6 (A6).